A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista realizou nesta quinta-feira, dia 10 de dezembro, na Região dos Campos, envolvendo diversos povoados. O evento foi realizado na escola do Coroatá e reuniu dezenas de pessoas, que teve a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social.
A ação contou com a presença da secretária de saúde, Sandra Lacerda, e de agentes de saúde daquela área, além da vereadora Cristina Figueiredo, liderança da região. Serviços e profissionais como consultas médicas, dentistas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros estiveram durante toda a manhã fazendo consultas e palestras para a população. Confiram as fotos…
Aconteceu durante o mês de novembro a campanha nacional do Novembro Azul. E São João Batista não poderia deixar de participar dessa tão importante campanha, onde se aborda um tema de uma grande luta:a luta contra o câncer de próstata.
A tentativa de atingir o público masculino foi incansável, já que existem várias questões que dificultam esse alcance, uma delas é o preconceito quanto ao exame do toque retal, um exame de tamanha importância na questão do diagnostico precoce da doença. Trabalhamos com medicina preventiva, onde detectando precocemente fica mais facil tratar.
O Brasil inteiro se mobilizou durante o mês de novembro para conscientização entre o público masculino, aqui em São João Batista conseguimos atingir mais de 500 homens. Realizamos o exame de PSA, exame que diagnostica os níveis no sangue das alterações na próstata.
E contamos com médico urologista que realizou as consultas e os exames de Toque Retal. Foram envolvidos na ação toda equipe da Estratégia de Saúde da Família, entre eles: Coordenadores, médicos, enfermeiros, Técnicos e Agentes Comunitários de Saúde. A ação foi realizada com apoio da Secretaria de Saúde e da Prefeitura Municipal.
No último dia 28 de novembro, o analista judiciário do Tribunal de Justiça, Carlos Figueiredo, fez uma grande ação social em São João Batista, no povoado Santana e adjacentes. O evento teve início às 8 horas da manhã e reuniu diversas pessoas da região de Santana.
Uma equipe multidisciplinar composta de médicos, dentistas, enfermeiros, massoterapeuta, advogados e outros. Passaram por lá aproximadamente 500 pacientes, dentre os profissionais, o mais requisitado foram os dentistas, que atenderam cerca de 180 pacientes, com procedimentos diversos, como: restauração, extração e limpeza.
“Neste momento quero agradecer a Deus por me conceder a oportunidade de levar a várias famílias o Mutirão da Saúde distribuindo cidadania e saúde de qualidade para nossos munícipes, sem ter entraves para atrapalhar. Agradeço a família Gomes, na pessoa do Vabinho, que cedeu a sua residência no povoado, também agradeço a equipe de profissionais, a comissão organizadora, e a imprensa local e a nível de Estado”, disse Carlos Figueiredo.
Em conversa com o Blog Folha de SJB, Carlos disse que em breve estará divulgando onde será o próximo povoado a ser contemplado com o Mutirão da Saúde.
Uma caminhada deu início a Campanha Novembro Azul na cidade de São João Batista. O evento foi realizado no ultimo dia 10 e reuniu profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, que organizou a ação, e representantes da comunidade. A caminhada saiu da Praça do Viva e só terminou na Praça de Eventos com uma peça teatral encenada pelos próprios profissionais para chamar a atenção do público alvo e apresentação teatral.
O mês de outubro é sempre especial. Graças ao “Outubro Rosa”, campanha deprevenção e conscientização contra o câncer de mama, milhares de mulheres em todo o Brasil são estimuladas a fazer o autoexame e darem início ao tratamento – quando necessário – para tratar da doença o mais cedo possível. Agora o mês de novembro já chegou e o foco é outro: é tempo do Novembro Azul. A campanha muda de direção e mira nos homens para falar de um assunto que ainda é tratado como tabu por muitos: a prevenção do câncer de próstata. O dia 17 de novembro é o dia mundial de combate contra a doença.
“O câncer é um dos males deste século e a Secretaria Municipal de Saúde tem se preocupado muito em todas as esferas no combate a essa terrível doença que tem assolado a humanidade. Já fizemos a campanha Outubro Rosa aqui em São João Batista e agora estamos com a campanha Novembro Azul. Essa é uma campanha de conscientização contra o câncer de próstata, pensando neste público e na necessidade de atendimento, a secretaria de saúde lança visando atender a população masculina”, disse a secretária de saúde, Sandra Lacerda.
A campanha Novembro Azul ganhou força nos últimos anos, quando o Instituto Lado a Lado pela Vida lançou ideias de projetos e ações para fomentar os homens a buscarem mais informações sobre a doença e fazerem os exames de rotina, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. O instituto é “uma instituição brasileira sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), idealizada em 2008. Desenvolve conceitos e projetos, além de apoiar e implantar ações voltadas ao campo da humanização em saúde e da atenção integral ao cidadão em diferentes fases da vida”, como seu próprio site o descreve.
O município de São João Batista aderiu na semana passada a Campanha Outubro Rosa, que visa chamar a atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce no Brasil. Aqui esta campanha está sendo coordenada pela secretária interina de saúde, Sandra Lacerda.
Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.
Para dá inicio, no começa da semana foi realizada uma caminhada com mulheres da Praça do Viva a Praça de Eventos e terminou com alongamentos com profissionais de saúde. De acordo com ela, no próximo dia 18 haverá um outro movimento para chamar a atenção das mulheres para o tema.
Em nota enviada à este blogueiro, o prefeito Amarildo Pinheiro lamentou a decisão do então secretário de saúde Carlos Figueiredo, de pedir demissão da Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista. A decisão do analista judiciário do Tribunal de Justiça do Maranhão foi comunicada ontem a noite ao prefeito e já era esperada por todos os analistas políticos da nossa cidade.
Prefeito Amarildo Pinheiro e Carlos Figueiredo durante reuniões logo após assumirem, em 2013
Em conversa com o blog, o gestor desejou boa sorte ao ex-secretário. “Lamento a decisão precoce do Carlos Figueiredo, haja vista os bons serviços prestados pelo mesmo à frente desta importante e estratégica secretaria municipal e só nos resta agora desejar ao agora ex-secretário sucesso em suas novas empreitadas no âmbito pessoal”, disse o prefeito ao titular desta página.
Segundo ele, assume interinamente a pasta a coordenadora da Atenção Básica, Sandra Lacerda, até ser confirmado um novo nome para dá prosseguimento com zelo e competência os rumos estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde deste município. Amarildo disse ainda que isso deverá ser anunciado posteriormente, devidamente acordado com seu grupo político a escolha do nome, aliando evidentemente capacidade e conhecimento de quem vier se titularizar no cargo.
Em nota, Amarildo aproveitou para anunciar que Samuel Virtebos, médico cirurgião, irá compor a nova equipe de profissional da secretaria e ficará a frente da Coordenação Municipal de Saúde Pública.
O já ex-secretário municipal de saúde de São João Batista, Carlos Figueiredo, acaba de renunciar ao cargo que ocupou desde 2013, quando foi nomeado pelo atual prefeito da cidade, Amarildo Pinheiro. O ex-secretário já comunicou ao prefeito sobre sua decisão e agora não está mais no comando da pasta.
Em sua carta de renúncia datada de ontem, o secretário diz que comunica a sua saída do cargo de secretário de saúde e diz que ‘tem convicção de que assumiu o compromisso perante a Secretaria Municipal de Saúde com total responsabilidade, transparência, honestidade, moralidade e foco”.
Figueiredo disse ainda que estas são qualidade imprescindíveis ao bom gestor. “Agradeço a convivência de toda equipe durante minha permanência no cargo e afasto-me em harmonia sem quaisquer desentendimento, apenas com a consciência de ter feito minha parte perante a administração e com a cabeça erguida para assumir outras missões pessoais”, disse Carlos Figueiredo.
Por ultimo, em sua carta que o Blog Folha de SJB obteve com exclusividade, que deseja que o próximo gestor da saúde obtenha sucesso e conduza esse fundamental setor do município com total dedicação e prestígio.
O secretário de saúde de São João Batista, Carlos Figueiredo, foi homenageado no XII Congresso Brasileiro de Saúde Pública, promovido pelo grupo Premium Brasil, realizado no Estado da Bahia. O evento homenageia os secretários municipais que mais se destacaram nos últimos anos em todo o Brasil e no Maranhão, o daqui foi um dos escolhidos para receber a comenda.
Além de receber o prêmio, Carlos Figueiredo foi escolhida pela organização do evento para falar em nome de todos os secretários municipais durante a cerimônia. “Sinto-me honrado em receber a premiação a mim dedicada, como reconhecimento do bom trabalho que tenho realizado para melhorar a saúde pública do município que represento: a minha querida São João Batista. A equipe da SEMUS é testemunha das batalhas que temos de travar todos os dias, das dificuldades que enfrentamos diante da escassez de recursos que nos deixa engessado, ainda mais se tratando de um Município pobre do Estado do Maranhão”, disse o secretário durante seu pronunciamento.
“Receber uma premiação dessa grandeza me envaidece no bom sentido e me estimula a continuar dispensando esforços sem medidas, visando apoiar a qualificação e ampliação da atenção básica e assistência na Saúde de São João Batista, de modo geral. Mas queridos e queridas, é público e notório, sabido de todos inclusive dos colegas congressistas que um membro do corpo trabalhando só não consegui resultado positivo, por isso precisa do trabalho conjunto com os demais membros de forma harmoniosa e equilibrada, para que a soma de força, pensamento venham culminar com o sucesso. E é isso que procuramos fazer. É tudo se torna simples quando cada um faz a sua parte e assim se chega ao objetivo, que é: prestar um serviço de qualidade ao nosso povo”, continuou.
“Por derradeiro não poderia deixar de prestar meus agradecimentos: à Deus, a minha família, em especial a minha guerreira, Aldeide Figueiredo, minha mãe. Ao prefeito Amarildo Pinheiro, aos Secretários presentes, que me delegaram este grande momento em minha vida de representa-los. Agradeço a comissão organizadora do evento, na pessoa da Barbara que incansavelmente organizou junto a equipe esse momento de congraçamento, aos ilustres palestrantes pela troca de conhecimento que com certeza será colocado em pratica no dia a dia aos nossos munícipes. Vamos continuar dando a nossa parcela de contribuição por um futuro melhor é um atendimento do SUS digno a todos”, terminou.
Momento em que um dos jovens foi encaminhado para São Luis
Um grave acidente no começo da noite feito registrado ainda pouco na cidade de São João Batista. Segundo as primeiras informações que chegaram ao Blog Folha de SJB, dois jovens estavam numa moto e bateram num carro próximo à Fazenda Noele, no povoado São José.
Os dois jovens foram identificados como Marlon Soares Costa, morador do povoado Campinas, e Lucas Martins Carvalho, morador do povoado Romana, ambos de 16 anos de idade e segundo a equipe médico que os atendeu, um está com suspeita de traumatismo craniano e outro está gravemente ferido.
Segundo disseram ao blog, o motorista não prestou socorro aos jovens, mas há uma informações extraoficiais de que ele teria sido preso numa blitz na cidade de São Vicente Ferrer. Neste momento os jovens serão encaminhados para São Luis nas ambulâncias da cidade de Olinda Nova e de Cajapió, pois a daqui uma está no concerto e a outra está impossibilitada.
A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quinta-feira, 10 de setembro, sua VII Conferência Municipal de Saúde na cidade de São João Batista. O evento foi realizada na Colônia de Pescadores e contou com a presença do prefeito municipal, vereadores, prestadores e usuários de serviços e da sociedade em geral. A conferência serviu para discutir as políticas públicas de saúde e eleger delegados para a etapa estadual.
Na mesa de abertura estavam o prefeito municipal, Amarildo Pinheiro; o secretário de saúde e presidente do conselho, Carlos Figueiredo; o presidente da Câmara de Vereadores, Louro; o secretário de educação, Aguiar Santos; o gestor da regional de saúde de Viana, Marcelo Fonseca; o presidente do CMDCA, Joseilson Costa; a representante dos Agentes de Saúde, Valdimara, e coordenador-geral do Fórum da Juventude, Jailson Mendes. Em suas palavras, as autoridades destacaram o papel da sociedade na proposição de políticas que possam melhorar a saúde pública da nossa cidade.
Além destes, estiveram presentes durante a conferência os vereadores Luiz Everton, Uira Dominici, Chico de Nhozinho, Cristina Figueiredo e Renato Machado; os secretários Zé de Beija, Marçal Everton e Teorano, e representantes de organizações da sociedade civil como Fernando Junior, da pastoral da criança; Dunga, da IPI de São João Batista; Denis Abreu, da Casa da Cultura, Fernando Santos, do Fórum da Juventude e diversos outros representantes. A conferência foi coordenada pela especialista em gestão pública de saúde e advogada, Maria Nadir.
Os representantes da sociedade civil, Jailson Mendes, Valdimara Santos e Joseilson Costa, cobraram maior participação da sociedade nas conferências e colocaram a importância de pensar juntos a saúde que a sociedade merece. Também em seu discurso, o vereador Louro cobrou publicamente o prefeito e o secretário de saúde alguns equipamentos que faltam no hospital e o secretário de educação aproveitou para falar sobre alguns programas da pasta que são realizados em parceria com a Secretaria de Saúde. O representante da SES, Marcelo Fonseca, também usou da palavra e destacou o olhar atento do Governo do Estado aos municípios e parabenizou a secretaria pela organização da conferência.
Por ultimo falou o secretário de saúde, Carlos Figueiredo, que agradeceu a presença de todos e frisou os avanços e desafios na Secretaria Municipal de Saúde. Figueiredo disse que são poucos os recursos alocados para a pasta, mas aos poucos vem fazendo uma administração pautada na responsabilidade e comunicou que deverá receber um prêmio no estado da Bahia por conta das ações da pasta aqui na cidade de São João Batista. Já finalizando, foi a vez do prefeito Amarildo Pinheiro usar da palavra. O gestor começou agradecendo a presença de todos os participantes da oitava conferência de saúde e disse que este é um momento ímpar, onde a sociedade diz para os governos onde está certa e onde está errada a política de saúde nas cidades.
Continuando, Amarildo Pinheiro fez uma retrospectiva de como estava a saúde e como está neste momento, destacando os desafios e os avanços na área. Também anunciou investimentos como a aquisição de novos equipamentos e afirmou que logo logo deverá funcionar o raio-x do hospital, que é uma das maiores cobranças dos joaninos. O prefeito também disse que neste momento de crise mundial é preciso ‘cortar da própria carne’ e anunciou que deverá assinar um decreto para baixar os salários do primeiro e do segundo escalão do governo para equilibrar as contas do município, incluindo seu próprio salário. Ao final, ele declarou aberta a conferência e desejou que do evento saíssem boas propostas. A conferência continuou com a leitura do regimento interno e logo após as exposição dos trabalhos que a secretaria vem fazendo nestes quase 3 anos de governo.
Após essa parte, que foi feita pelo secretário, a especialista em gestão pública, Maria Nadir, proferiu a conferência magna, que teve como tema central “saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo joanino”. Após o almoço os presentes foram para os trabalhos em grupos, onde elegeram três propostas prioritárias para a conferência estadual. Em seguida, foram eleitas as novas organizações que farão parte do novo mandato do Conselho Municipal de Saúde e eleitos os delegados para a etapa estadual. Para terminar o evento, todos receberam certificados de participação e prestigiaram a apresentação da Cia SJB.
Aconteceu no dia primeiro deste mês, a primeira capacitação para os agentes de saúde sobre as atividades para o Centro de Atenção Psicossocial (Caps). O evento aconteceu no Centro de Convenções e Informática da Juventude e reuniu diversos trabalhadores das mais variadas áreas da Secretaria Municipal de Saúde.
A capacitação reuniu também profissionais do Creas, que é ligado a Secretaria de Assistência Social e Nasf e PSF, da SMS. A capacitação para os profissionais foi coordenada pela secretaria, através da Coordenação de Atenção Básica, que tem chefe do departamento, Sandra Lacerda.
“Diante da demanda que é muito grande no Caps por usuários de álcool e outras drogas, entendemos que o papel do agente comunitário de saúde é de extrema importância para que os profissionais do Caps, que possam ter conhecimento dos transtornos mentais nas comunidades e somente com a ajuda dos agentes de saúde o centro consegue chegar nessas comunidades”, disse.
O Grupo Tático Aéreo baixou ainda pouco na cidade de São João Batista para socorrer mais uma vítima de Acidente Vascular Cerebral. Se trata do senhor identificado como Antonio Costa, do povoado Jabutituba e tio do secretário de Finanças do município, Maçal Everton.
De acordo com as informações da Secretaria Municipal de Saúde, ele foi internado ontem a tarde e após isso entrou em coma e hoje pela manhã a equipe médica resolveu pedir a sua transferência para São Luis e a secretaria pediu o auxílio do GTA para realizar a operação de transferência.
O senhor de 71 anos de idade mora no povoada Jabutituba. O GTA chegou por volta das 8 horas da manhã de hoje e o levou depois meia hora, após procedimentos no Hospital Municipal.
GTA EM SÃO JOÃO BATISTA
Importante frisar que este governo administrado pelo prefeito Amarildo Pinheiro, através da Secretaria Municipal de Saúde, na pessoa do secretário Carlos Figueiredo, tem sido providencial nestes encaminhamentos, levando em consideração o estado de saúde grave dos pacientes nestes casos, e dentro do possível nosso município tem sido atendido em tempo real independente de cor partidária ou parentesco destes.
O Dia Internacional da Enfermagem (ou Dia Internacional dos Enfermeiros) é comemorado mundialmente desde 1965. A data oficial (12 de maio) foi decidida pelo Conselho Internacional de Enfermeiros em 1974, para assinalar os contributos dos enfermeiros e enfermeiras na sociedade. O dia 12 de maio foi escolhido para Dia Internacional da Enfermagem por ser a data do nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna.
Para comemorar a data, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde organizou um evento ontem na sede da secretaria. O evento foi comandado pela coordenadora da Atenção Básica, Sandra Lacerda, e começou com um vídeo sobre o trabalho dos enfermeiros e logo após a coordenadora chamou a atenção dos presentes para a importância do profissional na área da saúde. Sandra agradeceu o apoio que recebeu do prefeito para fazer a homenagem e disse que tanto o gestor como o secretário não puderam participar devido a estarem em São Luis.
Após isso, enfermeiros e profissionais da secretaria também falaram e juntos oraram. Logo depois foi oferecido um reforçado lanche e sorteios de brindes terminou a homenagem. Em nota enviada ao blog, o prefeito Amarildo Pinheiro parabenizou os profissionais e disse que eles tem fundamental importância no trabalho que a Secretaria de Saúde desenvolve. O gestor disse ainda que tem se desdobrado diariamente para garantir boas condições de trabalho para todos os enfermeiros e que os parabeniza pelo seu dia.
O município de São João Batista contará agora com um dermatologista e cardiologista duas vezes ao mês. O anúncio foi feito pelo prefeito da cidade, Amarildo Pinheiro, e pelo secretário de saúde, Carlos Figueiredo, durante uma ação da Secretaria Municipal de Saúde, realizada ontem no Posto Fideles, no bairro Paulo VI. A ação teve a participação direta da comunidade, que aprovou o anúncio.
Apresentação do Dr Jefesson à população
A ação foi realizada durante toda a manhã desta quinta e contou com serviços na área de hipertensão arterial e diabetes. Foram oferecidos exames e consultas com cardiologista, equipes do Programa Saúde da Família, entrega de medicação, realização de exames e atividades esportivas. Em conversa com os presentes, o prefeito anunciou que o Dr Jefesson, cardiologista e dermatologista, ficará duas vezes por mês a disposição da população.
Ele ficará duas vezes, na segunda quinta e na ultima quinta de cada mês, num calendário a ser divulgado pela secretaria. O prefeito, em seu discurso, também falou sobre as mudanças ocorridas no corpo administrativa da pasta, destacando a nomeação de Sandra Lacerda no comando do PSF e Isa Barros, que voltou para a direção do Hospital Municipal. Amarildo disse que os investimentos estão sendo altos e que vem dando todo apoio ao gestor da pasta, Carlos Figueiredo.
Mas ele afirmou que foi preciso fazer algumas mudanças. Já o secretário Caros Figueiredo agradeceu a presença de todos e falou sobre a ação, que teve a coordenação de Sandra Lacerda. Ele também falou sobre a importância de um dermatologista e cardiologista duas vezes ao mês. Dezenas de pessoas foram atendidas durante a ação.
Depois de uma denúncia na tribuna da Câmara de Vereadores de São João Batista, seis parlamentares decidiram ir até no Hospital Municipal da nossa cidade. A visita foi na ultima quarta-feira, e aconteceu logo após o vereador Ivan Fonseca denunciar na tribuna da casa que no hospital não tinha quase nada. Por isso, o presidente da casa, vereador Louro, convidou todos os presentes para visitar o Hospital Municipal logo após a sessão.
Vereadores nas dependências do Hospital Municipal de São João Batista
Além do presidente, na comitiva estavam os vereadores Dezinho, Renato Machado, Rui Serra, Chico de Nhozinho e Ivan. Os parlamentares começaram entrando nas dependências do hospital e conversaram com alguns pacientes internados. Entraram também nos quartos e nos banheiros, motivo também das denúncias. Logo após isso, eles conversaram com a nova diretora da unidade, Isa Barros, onde ela expôs algumas dificuldades como a estrutura do prédio.
Depois, os parlamentares conversaram com o médico de plantão, Dr. Geovane. O plantonista disse aos vereadores que em todo o estado do Maranhão tem dificuldade, mais que vê boa vontade do secretário, Carlos Figueiredo, e do prefeito, Amarildo Pinheiro, em melhorar a situação. Porém ele disse que precisa melhorar algumas coisas e se colocou a disposição para ajudar.
Durante a conversa o secretário chegou e também participou da conversa. Os vereadores disseram que a intenção era olhar de perto a veracidade da denúncia e procurar ajudar a administração pública. Eles disseram ainda que vão produzir um relatório e conversar, já na próxima semana, com o secretário e com o prefeito.
O prefeito de São João Batista, Amarildo Pinheiro, acompanhado do secretário de saúde, Carlos Figueiredo, reuniu parte dos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e apresentou à eles os novos diretores e coordenadores das estratégias da saúde a partir de agora. O encontro foi realizado nesta quarta-feira, 22 de abril, na Colônia de Pescadores e teve a participação de vários funcionários da pasta.
Sandra Lacerda, Carlos Figueiredo, Amarildo Pinheiro e Isa Barros
Na fala inicial, ambos fizeram uma retrospecto e balanço geral da situação do setor e por isso exigiram total compromisso de todos em fazer melhor pelos índices que no momento são, segundo o prefeito, desfavoráveis mesmo com os investimentos feitos pela administração nesta secretária, bem como nas outras que não apresentam bons resultados, com exceção da Secretaria Municipal de Assistência Social, que tem se destacado neste governo. Por isso, o gestor fez questão de deixar claro que sua tolerância será zero para aqueles que não estiverem compromissados com este momento e por isso anunciou medidas.
Amarildo Pinheiro anunciou que a partir de agora, a nova coordenadora do Programa Saúde da Família, principal programa gerido pela saúde, que será Sandra Lacerda, sobrinha da primeira-dama, Irê Pinheiro, e formada em enfermagem com larga experiência no setor, e Isa Barros, que comandará a direção do Hospital Municipal. Amarildo fez questão de dizer que elas terão autonomia total e poder para cobrar naquilo que se fizer necessário no empenho de todos. Ao se dirigir aos funcionários, ele reafirmou o compromisso de acompanhar mais de perto este setor. O prefeito disse que é um profissional do meio e sabe os rumos que precisa tomar e dar ao povo a satisfação ideal pelos quais esperam e precisam e pra isso tomou esta decisão porque não esta satisfeito e povo também.
O secretário, Carlos Figueiredo, em sua fala disse que estará a disposição da nova direção da coordenação do hospital e do PSF para garantir ao povo um serviço de qualidade contando pra isso com mais apoio da administração e comprometimento dos funcionários. Voltando a falar, o prefeito teceu alguns comentários sobre sua gestão, garantido alguns investimentos no hospital e possivelmente inaugurar um amplo serviço de especialidades médicas, ainda em fase de montagem, onde o povo terá médicos cardiológicos duas vezes no mês, e contará também com dermatologista, ginecologista, obstetra, pediatria e outros profissionais.
A nova diretora, Isa Barros, já era do quadro e pediu quatro meses de licença para cuidar da saúde de um ente familiar e retorna agora, de novo, pela excelente profissional que é, além de morar aqui e esta sempre atenta e comprometida com sua função e conta com apoio total da população e do prefeito. Ao fim a nova coordenadora do PSF teceu seus comentários recebendo boas vindas e pedindo apoio de todos, pois, segundo ela, a secretaria deve ser encarada como um trabalho coletivo para. Ao final o secretario e o prefeito agradeceram a presença de todos.
O município de São João Batista já ajuizou uma ação contra o médico Samuel Iheanyichukwu Okoro no Conselho Regional de Medicina do Maranhão. A denúncia é em face do profissional ter deixado o plantão em janeiro deste ano antes do tempo. No dia uma mulher, identificada como Dona Rosa, deu entrada durante o período que era pro médico está no hospital e morreu minutos depois.
Ação foi movida pela Assessoria Jurídica da Prefeitura Municipal, a pedido do prefeito Amarildo Pinheiro e do secretário de saúde Carlos Figueiredo, que afirmou em programas de rádio que iria fazer o procedimento. A ação, segundo os autos que o blog teve acesso diz que é ’em desfavor de SAMUEL IHEANYICHUKWU OKORO, brasileiro, médico do Município de Sào João Batista, CRM no 2851-MA’. E continua dizendo que a ‘Assessoria Jurídica foi provocada para análise acerca de fato ocorrido na manhà de 19 de Janeiro de 2015 na Unidade Mista de Saúde José Maria Santos Jacinto’.
Segundo a ação, ‘na data, a senhora Rosário Santos Pinheiro, 67 anos, aposentada, deu entrada na emergência da Unidade supracitada as 061145 com os seguinte quadro: P.A. 60×30, sidorésia, dispinéia e suor frio, em estado gravíssimo, vindo a óbito às 061150, conforme atesta relatório da Secretaria Municipal de Saúde através do Dr. Antonio Carlos Pinto Dias (doc. 05). No ato, a paciente foi atendida pelas Técnicas de Enfermagem ali presentes, senhoras Vera Lúcia Lindoso Galvão e Ana Lúcia Bastos, procedendo a medicação da pressão arterial, bem como utilizando o oxigênio na paciente’.
‘O médico plantonista daquele dia e hora, Dr. Samuel Okoro, ora representado, nào se encontrava na Unidade Mista, e supostamente deixou o plantão antes do horário previsto, sem qualquer aviso prévio. O Secretário Municipal de Saúde, ao tomar providências após a fatalidade ocorrida, obteve do representado apenas a informação de que se ausentou do Plantão porque “deveria organizar um translado de outro médico. O ocorrido ensejou inclusive notícia publicada, gerando a comoção da comunidade local (doc. 06)’.
Ainda segundo o advogado Daniel Leite, que presta assessoria para a prefeitura, o município de São João Batista prima pela qualidade da saúde de sua comunidade e considera inegável a necessidade de oferecimento de serviços médicos àquela população, não só fornecendo medicina preventiva, por mais importante seja esta, mas principalmente possibilitando atendimento emergencial eficaz e que, claramente, existe a obrigatoriedade da presença de médico na unidade designada durante o plantão, tanto que a municipalidade tratou de oferecê-lo de maneira adequada.
A ação continua dizendo que ‘contudo, o representado responsável por aquela Unidade atuou com desídia para com os princípios éticos da medicina e os cidadãos que dele dependiam e que, com efeito, o ora representado não só ignorou o princípio consubstanciado no inciso II do Capítulo I do Código de Etica Médica que exprime “o alvo de toda a atenção do médico é a saúde do ser humano, em benefício da qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade profissional” como incorreu nas condutas vedadas previstas nos artigos 70, 80 e 90, caputs, Capítulo III do mesmo diploma’.
O município de São João Batista, diante do exposto, o acusa de deixar de atender em setores de urgência e emergência, quando for de sua obrigação fazê-lo, expondo a risco a vida de pacientes, mesmo respaldado por decisão majoritária da categoria; afastar-se de suas atividades profissionais, mesmo temporariamente, sem deixar outro médico encarregado do atendimento de seus pacientes internados ou em estado grave e deixar de comparecer a plantão em horário preestabelecido ou abandoná-lo sem a presença de substituto, salvo por justo impedimento, segundo o que diz a ação.
Por ultimo, a assessoria diz que ‘é dizer, o médico plantonista não poderia se afastar do setor de emergência, e por ser sabedor do dever de permanecer no local, o representado admitiu o risco ao abandonar a Unidade Municipal, dando causa por omissão consciente, à morte da senhora Rosário Santos Pinheiro. Diante do exposto, espera-se que esse douto Conselho deflagre o competente procedimento visando à apuração das irregularidades e à definição de possível responsabilidade do representado’.
O analista judiciário e secretário de saúde do município de São João Batista, Carlos Figueiredo, recebeu diversas autoridades da cidade e do estado em sua residência durante as apresentações de seus dois blocos alternativos, o ‘Los Piratas’ e ‘É com esse que eu vou’, que se apresentam no sábado e domingo de carnaval.
Abrindo o carnaval da nossa cidade, além de amigos e correligionários, Carlos recebeu o prefeito Amarildo Pinheiro, e sua esposa e secretária de administração, Irê Pinheiro; e também o desembargador do Tribunal Regional Eleitoral, José Joaquim Figueiredo, que passou o carnaval em São João Batista.
Em conversa com o blog, Carlos Figueiredo disse que todos os anos organiza os dois blocos e que sempre a população participa das festividades, como mostram as fotos, e que agradece a presença de todos os joaninos que estiveram durante os dois dias de festa. Confiram as fotos…
O Grupo Tático Aéreo baixou ainda pouco na cidade de São João Batista para socorrer o jovem Damásio Santos, de 24 anos, que está com tétano em estado avançado. O jovem morador do povoado Laranjal I estava internado no Hospital Municipal desde ontem pela manhã e ontem a noite seu estado de saúde agravou.
O médico Samuel diagnosticou que Damásio está com tétano em estado avançado e que deveria ser, urgentemente, transferido para a capital do estado. Daí então o secretário de saúde, Carlos Figueiredo, acionou o GTA, que já levou o paciente para São Luis, onde deverá ser internado.
Damásio é filho de uma grande conhecido pelos joaninos, Cirilho, e se envolveu em um acidente de moto na semana passada. Por causa das feridas, o jovem foi diagnosticado com tétano. Novas informações de qualquer instantes nesta página.
Novidade confirmada. A Banda Free Lance, sucesso absoluto nas paradas de embalos em São Luis e no interior do estado, está confirmada para animar os foliões no Carnaval 2015, aqui em São João Batista. A informação é do prefeito da cidade, Amarildo Pinheiro, que disse que sua apresentação será no último dia do carnaval.
Sua presença, como no ano passado, será um vesperal, entrando pela noite da terça-feira de carnaval. O início previsto é para as 16 horas e vai até às 20 horas da noite, animando o palco da folia na Praça de Eventos. “Com esta informação, calamos a boca dos pessimistas de plantão e confirmamos que faremos um dos maiores carnavais da Baixada Maranhense”, disse Amarildo.
Já são seis bandas renomadas do estado e do Ceará e além das regionais, que atrairá um grande número de foliões joaninos e visitantes para a nossa cidade. “Podemos afirmar com toda a certeza que hoje o nosso circuito local já é uma referência no contexto deste período momesco do estado”, disse o prefeito. Além disso, segundo Amarildo, não se pode esquecer da mobilização do carnaval de rua na sede e na zona rural, que vem crescendo a cada ano em sua gestão.
Dois destes blocos é o Aranhacesa, de organização do secretário e suplente de vereador Assis Araújo, que este ano está fazendo 10 anos de existência e sai sempre no povoado Olinda dos Aranhas, e o Bloco Siri na Lata, organizado por Rico Pinheiro e amigos, no povoado Raposa. Ambos com apoio total da Prefeitura Municipal de São João Batista.
Com o tema ‘Paz e amor, guerra não senhor’, o Carnaval em nossa cidade promete repetir o mesmo sucesso do ano passado e proporcionar bons momentos para os simpatizantes e amantes da folia.
O secretário de saúde de São João Batista, Carlos Figueiredo, ligou hoje para a Rádio Mirante e disse que já exonerou o médico Samuel Okoro, que deixou ontem o Hospital Municipal sem terminar seu plantão. Durante a saída dele e a entrada do outro médico plantonista, uma aposentada morreu.
De acordo com o secretário, o mesmo já pediu que o diretor da unidade lhe entregasse um relatório sobre a situação e deve abrir um processo administrativo e encaminhar o caso ao Ministério Público. Carlos Figueiredo disse ainda que deve recorrer ao Conselho Estadual de Medicina, para que sejam tomadas todas as providências sobre o caso.
Durante a entrevista, o secretário aproveitou para dizer que todos os médicos estão com salários rigorosamente em dia e classificou com irresponsável a atitude do médico Samuel Okoro. “Há um mercantilismo da profissão e tem médicos que quer ter vários empregos. Entre a saída do médico de plantão e a entrada do novo profissional morreu a senhora Rosário Santos Pinheiro, de 65 anos, por infarto fulminante”, disse.
Ao lamentar a morte da aposentada, que foi enterrada hoje em São João Batista, Carlos Figueiredo disse que já conversou com o prefeito da cidade, Amarildo Pinheiro, e já exonerou o médico. “Eu imediatamente liguei pro Doutor Samuel e ele me disse que saiu mais cedo por que deveria organizar um translado de outro médico, o Dr. Patrick, e que por isso saiu mais cedo. O que não justifica a saída dele antes do término do plantão, e por isso já tomamos nossas providências”, declarou.
CASO
A aposentada que morreu foi a mãe do vice-coordenador do Fórum da Juventude, Dunga, que ao chegar ontem, por volta das 6 horas da manhã no Hospital Municipal, não foi acompanhada por um médico e teve infarto. Meia hora depois que o médico chegou e a senhora já havia morrido. Ela foi enterrada hoje pela manhã.
Já se encontram em solos joaninos mais dois ônibus escolares, comprados pelo municipal, numa parceria com o Governo Federal, via Programa ‘Caminhos da Escola’. Trata-se de dois micro-ônibus que incrementarão a frota de transportes escolares da administração pública comandada pelo prefeito Amarildo Pinheiro e pelo secretário municipal de Educação, Raimundo Nonato Aguiar.
Segundo o prefeito, até o fim deste ano serão entregues mais dois ônibus, num total de 04 veículos conseguidos via Governo Federal só este ano e que satisfarão de uma forma geral as necessidades deste segmento aos alunos da sede e povoados deste município. Com estes, já somam sete veículos novos do programa do Governo Federal, que foram adquiridos e que ao final totalizam 11 micro-ônibus e ônibus.
De acordo com Amarildo, estes veículos serão disponibilizados aos nossos alunos, o que tornará o município, acredita o prefeito, auto-suficiente e amenizará o sofrimento dos alunos, sobretudo da zona rural que eram os mais prejudicados até então. Isso mostra a competência da equipe técnica na busca incessante de usufruir todos os programas disponíveis à Rede Pública da Educação.
Essa medida faz com que a Prefeitura Municipal diminua consideravelmente o comprometimento dos recursos do setor com alugueis de carros, que muita das vezes não atendem as exigências de conforto e segurança, tais quais estes veículos do programa ‘Caminhos da Escola’ proporciona. Nesse quesito, o governo tem se saído bem e os alunos agradecem.
Por outro lado, a gestão pública, na pessoa do prefeito e do secretário de educação, se sente entristecida pelo grau de destruição destes veículos novos em tão pouco tempo de uso praticados pelos alunos que transformaram os ônibus em verdadeiros palcos de destruição maldosa do patrimônio público. Desse modo, se faz necessária uma maior atenção dos fiscais e motoristas, que podem inibir esse tipo de destruição.
O PROGRAMA
O programa “Caminho da Escola” foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.
Governo Municipal recebeu os dois ônibus esta semana
O governo federal, por meio do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e em parceria com o Inmetro, oferece um veículo com especificações exclusivas — próprias para o transporte de estudantes — e adequado às condições de trafegabilidade das vias das zonas rural e urbana.
Em contra-partida, alunos depredam patrimônio público
Uma ação conjunta da Vigilância Sanitária, Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), e a Polícia Militar fechou um matadouro clandestino em São João Batista. A operação foi realizada nesta manhã, 13 de janeiro, na Fazenda São José, de propriedade do senhor Lenilson de Jesus Cutrim.
O fazendeiro tinha em funcionamento um matadouro clandestino no povoado São José, na zona rural da cidade. Coordenada pelo chefe da Vigilância Sanitária da cidade, Sergio Vale, e pela representante de inspeção da Aged, Ana Claudia, a ação interditou o matadouro por apresentar irregularidades e condições impróprias para a produção de carne bovino no município.
De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária o matadouro foi fechado devido a falta do RT (Responsável Técnico), falta de inspeção e sem logística, e não estava, portanto, em conformidade com a legislação vigente. Por ser reincidente, o matadouro foi lacrado e não poderá ser aberto até que o dono se regularize.
Ainda segundo a Vigilância Sanitária, se o proprietário, Lenilson Cutrim, continuar matando e comercializando carne no matadouro clandestino o caso deve pará no Ministério Público com pedido de medida cautelar. Além do órgão fiscalizador e da Aged, dois policiais da Policia Militar de São João Batista participaram da ação.
A Secretaria Municipal de Saúde iniciou o período de confraternização nas pastas municipais. O evento foi realizado nesta quarta-feira, no Chicus Bar, no bairro Paulo VI. Além de funcionários e convidados, se fizeram presentes o secretário de saúde, Carlos Figueiredo, e sua mãe, dona Aldeide Figueiredo. Na programação teve banda e bebidas, além de sorteio de uma televisão, comprada pelo próprio secretário, para os funcionários da pasta.
Prefeito Amarildo e o secretário Carlos Figueiredo
Vinte e três municípios maranhenses tiveram suas adesões aprovadas para gestão dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) de média e alta complexidade, nesta terça-feira (2°), durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite, ocorrida em São Luis. Agora, são 77 municípios responsáveis pelas ações de média e alta complexidade, recebendo os recursos financeiros diretamente do Fundo Nacional de Saúde. De acordo com as informações repassadas ao Portal Folha de SJB, na Baixada Maranhense, São João Batista e outros municípios tiveram suas solicitações aprovadas.
Os municípios que tiveram suas solicitações aprovadas foram Alto Alegre do Pindaré, Anajatuba, Bacurituba, Barão de Grajaú, Bernardo do Mearim, Buriti Bravo, Cajari, Cantanhêde, Igarapé Grande, Lagoa do Mato, Lima Campos, Mata Roma, Matinha, Mirador, Olinda Nova do Maranhão, Pindaré Mirim, Pirapemas, São Domingos do Maranhão, São João Batista, São Raimundo do Doca Bezerra, São Domingos do Maranhão, Satubinha e Sucupira do Riachão.
A reunião da CIB foi presidida pelo subsecretário de Estado de Saúde, José Márcio Leite, e contou com a presença da presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Iolete Arruda, da secretária de Saúde de São Luís, Helena Duailibe e gestores de saúde de outros municípios maranhenses. José Márcio cobrou dos gestores maior empenho no combate a mortalidade infantil. “O Maranhão tem despontado com um grande índice e precisamos, efetivamente, que o Programa Saúde da Família funcione e que seja dispensado maior atenção na alimentação dos sistemas de informação de mortalidade infantil, para que realmente retratem a nossa realidade”, solicitou.
Também receberam parecer favorável da CIB a instalação do Programa Saúde da Família em Olinda Nova do Maranhão e Palmeirândia; para implantação do Centro de Especialidades – CEO tipo 1 do município de Pastos Bons e do Programa de Agentes Comunitários de Saúde em Graça Aranha. A Maternidade Marly Sarney também recebeu aprovação para habilitação nos procedimentos de Nutrição Enteral e Parenteral e o Hospital da Mulher recebeu parecer favorável para realizar procedimentos de alta complexidade em neurocirurgia. Ainda durante o encontro foram aprovados créditos retroativos referentes aos Programas da Atenção Básica dos municípios de Colinas e Igarapé Grande.
De acordo com o secretário de saúde de São João Batista, Carlos Figueiredo, essa conquista foi solicitada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio de sua assessoria técnica, comandada por Zileide Silva. “Essa aprovação permite o repasse de recursos para o município diretamente para o Fundo Municipal de Saúde sem interferência do Governo do Estado”, disse Carlos Figueiredo.
Uma ação conjunta da Vigilância Sanitária, Ministério Público e do Conselho Regional de Farmácias caba de fechar e interditar duas farmácias na cidade de São João Batista. A informação foi confirmada pelo veterinário responsável pela Vigilância Sanitária de São João Batista, Sergio Hamilton Lobato, que comandou a ação em conjunto com a polícia civil, que foi chamada por que teve começo de tumulto na Farmácia Diniz, ambas localizadas na parte central da cidade.
De acordo com as informações passadas ao Portal Folha de SJB, a Farmácia do Trabalhador e a Farmácia Diniz, foram fechadas por não cumprirem uma lei federal, que obriga os estabelecimentos que vendem remédios a possuírem um farmacêutico de plantão e também pela falta de registro no Conselho Estadual de Farmácias. A primeira ação foi realizada na Farmácia do Trabalhador, de responsabilidade de Ivonaldo, e a outra de responsabilidade do ex-vereador Adó Diniz.
O fechamento das farmácias se dá em consideração à um Termo de Ajustamento de Conduta assinado no passado entre todos os estabelecimentos que vendem remédios em São João Batista. Segundo o TAC, as farmácias e drogarias teriam oito meses para se regularizar quanto à inexistência de licenças sanitárias e à não observação da obrigatoriedade de manter profissionais farmacêuticos nos estabelecimentos. O prazo estava previsto no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado, em 2 de outubro do ano passado, pela Promotoria de Justiça da Comarca de São João Batista (a 299 km de São Luís) com quatro proprietários de estabelecimentos farmacêuticos do município.
Além da titular da Promotoria de Justiça da Comarca, Maria do Nascimento Carvalho Serra, assinaram o TAC o secretário municipal de Saúde, Carlos Figueiredo dos Anjos; o coordenador da Vigilância Sanitária do município, José Maria Pinheiro Dominici; o advogado do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão (CRF-MA), Paulo Sérgio Tavares e Vasconcelos, e os proprietários das farmácias Viégas, Meireles, Diniz e da Drogaria do Trabalho.
TAC foi assinado no ano passado em São João Batista
O TAC proposto pela representante do Ministério Público do Maranhão (MPMA) é baseado na lei nº 5991/73, que “dispõe sobre o controle sanitário do comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos e dá outras providências”. Também é fundamentado pela Súmula nº 413, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que trata da responsabilidade técnica de farmacêuticos por farmácias e drogarias. A fiscalização quanto à regularização dos estabelecimentos ficou a cargo do CRF-MA.
O secretário de Saúde de São João Batista, Carlos Figueiredo, informou que criará a Vigilância em Saúde Ambiental do município. De acordo com as informações, a portaria número 2.914 de dezembro de 2011, dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para o consumo humano e seu padrão de potabilidade.
“O município criará a Coordenação de Vigilância em Saúde e dentro dessa estrutura está sendo implantada a Coordenação de Vigilância Ambiental, que vai trabalhar diretamente as ações ligadas à prevenção, às doenças ocasionadas através da água, do ar e do solo. Atualmente a cidade já possui a Vigilância Epidemiológica e Sanitária e com isso estamos avançando na criação do Departamento de Vigilância Ambiental, que será de grande valia para os munícipes”, disse o secretário.
Em decorrência da criação do órgão, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde já iniciou algumas amostras em vários pontos como em todos os poços da Caema e nas residências de várias pessoas, bem como em comércios, na sede da cidade de São João Batista. Toda estas amostras foram encaminhadas para o Lacen (Laboratório Central do Maranhão), onde serão feitas as análises físicas, químicas e bacteriológicas. “Ainda como ação do departamento, todos os meses será encaminhado um relatório da zona urbana e rural, de forma que vamos acompanhar a água e o seu tratamento para que ao consumi-la, nossos munícipes possam ter mais segurança”, finalizou.
A Vigilância em Saúde Ambiental compreende o conjunto de ações e serviços prestados por órgãos e entidades públicas e privadas, relativos à vigilância em saúde ambiental, visando o conhecimento e a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de recomendar e adotar medidas de promoção da saúde ambiental, prevenção e controle dos fatores de riscos relacionados às doenças e outros agravos à saúde Instrução Normativa SVS/MS nº 1/2005.
Prefeito Amarildo e o secretário Carlos Figueiredo
Em reconhecimento às ideias e ações aplicadas no Município de São João Batista, o secretário municipal de Saúde, Carlos Figueiredo, foi homenageado no “The Best Saúde Maranhão”, um dos mais concorridos eventos voltados para a área médica já realizado no Estado. A cerimônia de entrega da premiação foi realizada nesta sexta-feira, no Hotel Luzeiros, na capital do Estado.
Idealizado pela equipe da Revista Saúde News, especializada em divulgar assuntos da área de saúde há 08 anos e com circulação em todo Norte/Nordeste, o prêmio reconhece os 25 melhores secretários municipais de saúde do Maranhão, pelos serviços prestados à sociedade maranhense, levando em consideração as ideias e ações que buscam soluções imediatas e eficazes para os problemas e deficiências na saúde pública.
Acompanhado de seus familiares, Carlos Figueiredo relatou que se sente muito lisonjeado em receber o prêmio, pois gerenciar as questões da saúde pública de São João Batista, que atende milhares de pessoas, para ela, é uma tarefa muito árdua; mas que ele está imbuído num processo de mudança que visa a melhoria do acesso e a qualidade da saúde dos joaninos. “É muito gratificante ser homenageado com um troféu tão importante e que ratifica a qualidade dos nossos serviços oferecidos na rede pública de saúde”, acrescenta.
“Oferecer bons e dignos serviços de saúde, manter unidades, em suas diversas modalidades, funcionando com atendimento de qualidade, com profissionais motivados, valorizados e com instalações adequadas, é um dos maiores desafios para quem está na administração pública. Falar em qualidade na Saúde significa investimentos constantes na capacitação de profissionais, na disponibilidade permanente de medicamentos e serviços e em equipamentos dos mais simples aos de mais alta tecnologia. Esse comprometimento deve ser apresentado à sociedade através das ações praticadas por nossa equipe na saúde da família, saúde bucal, saúde na escola, saúde mental, farmácia básica, metas vacinais e compartilhamento dos agentes de saúde”, disse. Em seu discurso, Carlos Figueiredo destacou algumas ações da Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista.
AÇÕES
Saúde da Família- O município possui 08 equipes, que levam atendimento a povoados e comunidades carentes e de difícil acesso. 07 encontramos e uma recuperamos. Durante o período de 2 anos, fizemos várias ações nos povoados, levando todos profissionais das Estratégias, preventivos, consulta de enfermagem, palestras de prevenção, consulta médica, vacinação, teste de HIV e hepatite, atividades recreativas com apoio do Nasf, e Fórum da Juventude. Atendimento odontológico- procedimentos e prevenção. Distribuição de Roupas e Calçados. O programa recebe o apoio integral do NASF – Núcleo de Apoio de Saúde da Família, disponibilizando toda semana os profissionais dentro das estratégias para atendimento e acompanhamento dos pacientes.
Saúde Bucal- Possuímos 04 equipes de PSB, fazendo os procedimentos oferecidos pela Atenção Básica: Limpeza, extração, restauração, além dos trabalhos de prevenção e educacionais. Saúde na Escola – Mobilizamos todos os profissionais para atendimento dentro das Unidades Escolares, realizando trabalho de prevenção e procedimentos básicos, além das atividades de recreação com todos os alunos. Saúde Mental- Contamos com uma equipe multidisciplinar, com tratamentos terapêuticos. O mesmo tem o Centro de Referencia, onde atendem todas as demandas do Município. E quando necessário fazem visitas domiciliares dos pacientes mais debilitados, as vezes chegando até a internação compulsória. O mesmo possui um grupo de reabilitação, para aqueles que são usuários de entorpecentes ou álcool. Em funcionamento, o setor de oficinas, onde vários artesanatos são confeccionas pelos próprios pacientes com a ajuda da Artesã.
Farmácia Básica- Com 8 Estratégias de Saúde da Família, contamos com um valor, considerado ineficiente para atender a demanda de mais ou menos 21 mil habitantes. Nesse sentido para que possamos atender esse numero de pessoas, as vezes temos que triplicar o recurso com contra partida do Municipio, que de fato tem muita carência. E nós sabemos que é de conhecimento do Ministério da Saúde, pois é informado através do Sistema, a quantidade dos casos de pacientes com HIPERDIA, e o mesmo não da o devido valor.
Metas Vacinais- Na maioria das campanhas de vacinação, se não em todas, fomos uns dos primeiros Municípios a atingir as metas. Com total apoio dos profissionais nas Estratégias de Saúde, e na Unidade Mista, além dos incansáveis Agentes Comunitários de Saúde, que melhor que todos, conhecem a verdadeira realidade da População. Inclusive, na ultima campanha de INFLUENZA, foi noticiado pela imprensa que o nosso Municipio foi o 4º a atingir a meta preconizada pelo Ministério. Pensando nisso, fazemos anualmente o planejamento com mapeamento das campanhas de vacinação do nosso Municipio, para que nenhum munícipe deixe de ser imunizado, principalmente dos lugares mais distantes e de dicifil acesso.
Compartilhamento dos Agentes de Saúde- Nesta gestão os ACS, tem sido parceiros em todos as Ações desenvolvidas desde o inicio. Inclusive todos os repasses realizados pelo Ministério da Saúde imediatamente ta sendo repassados ao Agentes. Hoje, a classe possui um local todo mobiliado e informatizado para que eles possam desempenhar seu mister com presteza e rapidez.
Mudanças e adequações- Na Unidade Mista José Maria Santos Jacinto – HOSPITAL, possui atendimento de 24h, com uma equipe de médicos cirurgiões, enfermeiro e técnicos de enfermagem, técnicos laboratoriais, técnicos de raio-x, ultrassonografia, fisioterapia. O mesmo, para um melhor funcionamento, no inicio da gestão, melhoramos a parte estrutural e sanitária: retalhamos todo o Teto da Unidade, parte hidráulica, climatizamos todos os ambientes, da recepção às enfermarias, substituímos bancos de madeira por cadeiras conjugadas, melhoramos a área externa onde fica o jardim, reforma da cozinha, inauguramos mais um consultório médico, informatização da Diretoria, pavimentação de rede e esgoto, reforma da lavanderia, aquisição de uma ambulância dando uma melhor qualidade de atendimentos aos nossos pacientes. Colocamos em funcionamento alguns setores que estavam desativados, como: raio-x, odontológico, melhoramos o laboratório com novos equipamentos, onde passamos de 3.000 para 10.000 exames mensais. Inclusive expandimos os atendimentos laboratoriais para os Posto de Saúde de Olinda, dando uma maior comodidade para os nossos pacientes.
DISCURSO
Por conta dessa compreensão, que o nosso Exmo. Prefeito tem se preocupado em encontrar mecanismos que financiem o custeio desta rede promotora de bem estar físico e psíquico da população de São João Batista, que viabilizem os recursos para os novos investimentos que precisamos fazer. Porém, os recursos só se tornam realidade quando temos projetos montados de maneira competente, projetos que sejam claramente viáveis e confiáveis, embasados na real necessidade de nossa comunidade.
Portanto, para finalizar queremos agradecer a todos os atores que integram a Saúde Municipal de São João Batista, a partir do Senhor Prefeito que tem conseguindo enfrentar os desafios da administração publica, usando da coerência no agir e possibilitando ações desenvolvimentistas para os seus munícipes. Aos técnicos da saúde pelo empenho sem medirem esforços no sentido de fazerem o melhor. Aos diretores, responsáveis, coordenadores, médicos, enfermeiros, bioquímicos, funcionários administrativos e de apoio, pois, conforme nos expressamos no inicio, somos uma equipe cuja produção é coletiva e cuja colheita é de todos nós e, principalmente, o cidadão de São João Batista.
Por fim, mais de uma forma proposital, agradecer ao grande construtor e arquiteto do Universo Deus! É com ele que contamos de forma incondicionada em qualquer momento e diante de toda e qualquer tarefa a ser executada que, aqui, não é pequena. Com perseverança, coragem e dignidade mudaremos a face da nossa saúde pública, oferecendo serviços de qualidade ao nosso povo. Os planos são factíveis e lutaremos para realizá-los materializando as ideias e concretizando os compromissos assumidos.
Espero agora, que juntos, como uma grande equipe de trabalho, possamos continuar fazendo uma saúde pública cada dia melhor para a nossa São João Batista, não nos esquecendo jamais, que esta pode ser a única alternativa para muitos, porque Deus, certamente, continuará nos ajudando.
A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo começa amanhã (8) em todo o país. A imunização segue até o dia 28 deste mês em todos os postos de saúde. No caso da poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, devem ser vacinadas crianças de 6 meses a 5 anos incompletos. Na vacinação contra o sarampo, a faixa etária indicada é de 1 ano a 5 anos incompletos.
O Brasil é considerado livre da pólio desde 1990. Em 1994, recebeu da Organização Pan-americana da Saúde a certificação de área livre de circulação do vírus. A continuidade das campanhas de vacinação é considerada fundamental pelo Ministério da Saúde para evitar a reintrodução da doença no país. A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.
O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação. Aqui em São João Batista, o público alvo deve procurar as unidades básicas de saúde mais perto.
O Dia ‘D’ será realizado hoje, sábado, nos postos de vacinação selecionados. O secretário de saúde, Carlos Figueiredo, informou ao Portal Folha de SJB, o Posto da Sede funcionará pela manhã e pela tarde, bem como o Posto do Paulo e no Hospital Municipal, na sala de vacinação, que também funcionarão pela manhã e tarde.
Na sexta-feira(07), o Hotel Luzeiros, na Ponta d’ Areia servirá de palco para a primeira edição do troféu “The Best Saúde Maranhão”, um dos mais concorridos eventos voltados para a área médica já realizado no Estado. Idealizado pela equipe da Revista Saúde News, especializada em divulgar assuntos da área de saúde há 08(oito) anos e com circulação em todo Norte/Nordeste, o evento tem o objetivo de evidenciar o reconhecimento do serviço prestado pelos homenageados à sociedade maranhense.
Secretário Carlos Figueiredo em uma das ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde de SJB
Além dos médicos de diversas especialidades que atuam na capital maranhense, também estarão sendo homenageados os Secretários Municipais de Saúde que conseguiram alcançar, em várias áreas, as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Vale ressaltar que o critério usado para relacionar os municípios homenageados, teve como base os indicadores repassados pelo Conselho Municipal de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão – COSEMS e Coordenadores de CIR – nas áreas de Saúde da Família, Saúde Bucal, Saúde na Escola, Saúde Mental, Farmácia Básica, Metas Vacinais e Compartilhamento dos Agentes Comunitários de Saúde.
Estaremos dando ênfase ao trabalho de todos os secretários homenageados, assim como a relação dos médicos contemplados. Neste primeiro momento, evidenciaremos o porquê da Secretaria Municipal de São Luís, sob o comando da médica Helena Duailibe, ter sido uma das agraciadas. “Avançamos muito. Na realidade foi um ano de grandes conquistas, porque pudemos realizar aquilo que muitas pessoas diziam ser impossível, ou seja, retirar dos corredores os pacientes que internam no Socorrão II, deixando-os internados efetivamente, em enfermaria, o que nos deixou muito feliz. Melhoramos o atendimento pré hospitalar com a rede Samu. Fortalecemos as unidades mistas e estamos com o foco muito grande na ação primaria de saúde, portanto, são ações efetivas nos três níveis de atenção, ou seja, primaria, secundária e terciária, mas as dificuldades ainda são muito grandes, porque o sistema ainda não esta trabalhando de forma hierarquizada, ainda temos muita dificuldade por sermos uma estrutura de capital que recebe atendimento de todos os municípios, então, essa desorganização ainda faz com que a Prefeitura precise de muitos colaboradores, precise avançar ainda mais, e esse é o nosso desafio para o próximo ano”, falou Helena sobre seu trabalho.
SÃO JOÃO BATISTA
A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista receberá o prêmio também. O secretário de saúde, Carlos Figueiredo, será homenageado pela revista e está entre os 13 secretários municipais de saúde que receberão a comenda. Abaixo, alguns secretários que serão homenageados ao longo da semana.
01 – O secretário do município de Tuntum – Antônio Marcos Carvalho Dias
02 – Secretaria do município de São João dos Patos – Ana Lígia Miranda Almeida
03 – Secretaria do Município de Paraibano – Lucimar Sá da Silva
04 – Secretaria do Município de Alto Alegre do Maranhão – Iolete Soares Arruda
05 – Secretário do Município de Dom Pedro – Sandro Monteiro
06 – Secretaria do Município de Lago do Mato – Sancleide Lima Brito
07 – Secretário Municipal de Codó – Ricardo Torres
08 – Secretário Municipal de Pinheiro – Fábio Silva Nascimento
09 – Secretária Municipal de São João do Sóter – Maria do Carmo Cavalcante Lacerda
10 – Secretário Municipal de Matões – Raimundo Nonato Medeiros de Carvalho
11 – Secretária Municipal de Estreito – Sirlen Campos
12 – Secretário Municipal de São João Batista – Carlos Figueiredo
13 – Secretario Municipal de Primeira Cruz – Aristeu Marques de Almeida
Folha de SJB
Please Enable JavaScript in your Browser to Visit this Site.