SÃO JOÃO BATISTA REALIZA VIII CONFERÊNCIA DE SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quinta-feira, 10 de setembro, sua VII Conferência Municipal de Saúde na cidade de São João Batista. O evento foi realizada na Colônia de Pescadores e contou com a presença do prefeito municipal, vereadores, prestadores e usuários de serviços e da sociedade em geral. A conferência serviu para discutir as políticas públicas de saúde e eleger delegados para a etapa estadual.

Na mesa de abertura estavam o prefeito municipal, Amarildo Pinheiro; o secretário de saúde e presidente do conselho, Carlos Figueiredo; o presidente da Câmara de Vereadores, Louro; o secretário de educação, Aguiar Santos; o gestor da regional de saúde de Viana, Marcelo Fonseca; o presidente do CMDCA, Joseilson Costa; a representante dos Agentes de Saúde, Valdimara, e coordenador-geral do Fórum da Juventude, Jailson Mendes. Em suas palavras, as autoridades destacaram o papel da sociedade na proposição de políticas que possam melhorar a saúde pública da nossa cidade.

Além destes, estiveram presentes durante a conferência os vereadores Luiz Everton, Uira Dominici, Chico de Nhozinho, Cristina Figueiredo e Renato Machado; os secretários Zé de Beija, Marçal Everton e Teorano, e representantes de organizações da sociedade civil como Fernando Junior, da pastoral da criança; Dunga, da IPI de São João Batista; Denis Abreu, da Casa da Cultura, Fernando Santos, do Fórum da Juventude e diversos outros representantes. A conferência foi coordenada pela especialista em gestão pública de saúde e advogada, Maria Nadir.

Os representantes da sociedade civil, Jailson Mendes, Valdimara Santos e Joseilson Costa, cobraram maior participação da sociedade nas conferências e colocaram a importância de pensar juntos a saúde que a sociedade merece. Também em seu discurso, o vereador Louro cobrou publicamente o prefeito e o secretário de saúde alguns equipamentos que faltam no hospital e o secretário de educação aproveitou para falar sobre alguns programas da pasta que são realizados em parceria com a Secretaria de Saúde. O representante da SES, Marcelo Fonseca, também usou da palavra e destacou o olhar atento do Governo do Estado aos municípios e parabenizou a secretaria pela organização da conferência.

Por ultimo falou o secretário de saúde, Carlos Figueiredo, que agradeceu a presença de todos e frisou os avanços e desafios na Secretaria Municipal de Saúde. Figueiredo disse que são poucos os recursos alocados para a pasta, mas aos poucos vem fazendo uma administração pautada na responsabilidade e comunicou que deverá receber um prêmio no estado da Bahia por conta das ações da pasta aqui na cidade de São João Batista. Já finalizando, foi a vez do prefeito Amarildo Pinheiro usar da palavra. O gestor começou agradecendo a presença de todos os participantes da oitava conferência de saúde e disse que este é um momento ímpar, onde a sociedade diz para os governos onde está certa e onde está errada a política de saúde nas cidades.

Continuando, Amarildo Pinheiro fez uma retrospectiva de como estava a saúde e como está neste momento, destacando os desafios e os avanços na área. Também anunciou investimentos como a aquisição de novos equipamentos e afirmou que logo logo deverá funcionar o raio-x do hospital, que é uma das maiores cobranças dos joaninos. O prefeito também disse que neste momento de crise mundial é preciso ‘cortar da própria carne’ e anunciou que deverá assinar um decreto para baixar os salários do primeiro e do segundo escalão do governo para equilibrar as contas do município, incluindo seu próprio salário. Ao final, ele declarou aberta a conferência e desejou que do evento saíssem boas propostas. A conferência continuou com a leitura do regimento interno e logo após as exposição dos trabalhos que a secretaria vem fazendo nestes quase 3 anos de governo.

Após essa parte, que foi feita pelo secretário, a especialista em gestão pública, Maria Nadir, proferiu a conferência magna, que teve como tema central “saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo joanino”. Após o almoço os presentes foram para os trabalhos em grupos, onde elegeram três propostas prioritárias para a conferência estadual. Em seguida, foram eleitas as novas organizações que farão parte do novo mandato do Conselho Municipal de Saúde e eleitos os delegados para a etapa estadual. Para terminar o evento, todos receberam certificados de participação e prestigiaram a apresentação da Cia SJB.

Folha de SJB

Uma resposta para “SÃO JOÃO BATISTA REALIZA VIII CONFERÊNCIA DE SAÚDE”

  1. Como a Saúde de nosso Município pode melhorar, si o dinheiro que vem para a saúde, não são aplicados corretamente, o principal Hospital não funciona como deveria, funcionar, começando pelo próprio Secretario, que não entende nada de Saúde, não e a sua especialidade, existem pessoas em nossa cidade com mais capacidade em administra esse hospital do que esse tal de Carlos Figueiredo, mais si tratando de troca de favor tudo bem o povo que si dane, vejamos os postos de saúde dos povoado não funcionam não tem nada, ainda o prefeito, diz que a população tem muito a contribuir com a saúde do nosso município, eu acho que tem sim, um jeitinho casa alguma pessoa estejam passando mal que corram imediatamente para a Capital, antes que seja tarde de mais, vejam quantas pessoas de nossa cidade já perderam a vida por falta de atendimento. eu particularmente acho qui para a saúde de nosso município melhorar tem que trocar não só o secretario mais também o prefeito. epa cabra sem noção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *