A cultura quilombola de Cajapió esteve em destaque na capital maranhense nos dias 18 e 19 de junho, durante a realização do Arte Nossa Festival, evento voltado à valorização das manifestações culturais tradicionais do Maranhão. Representando o município de Cajapió, a Comunidade Quilombola Posto Seleção participou do evento por meio do Grupo de Tambor de Crioula Caprichoso, levando ao público a riqueza cultural, a tradição e a identidade preservadas ao longo das gerações dentro do quilombo.
A primeira-dama de São Vicente, Alyssone Soares, o prefeito Adriano Freitas, a jovem Joelse Rodrigues, o ex-vereador Diego e o deputado federal Duarte Júnior participaram, neste domingo (21), da entrega de mais de 700 óculos gratuitos à população de Cajapió. A ação, realizada em comemoração aos 91 anos de emancipação política do município, beneficiou centenas de moradores e reforçou o compromisso com a promoção da saúde visual e da qualidade de vida.
O Governo do Maranhão participou, nesta segunda-feira (15), das comemorações pelos 91 anos de emancipação política de Cajapió, celebrados oficialmente na próxima sexta-feira (19), levando um amplo pacote de investimentos para o município. Representando o governador Carlos Brandão, a secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, participou da programação e anunciou ações nas áreas de educação, infraestrutura, saúde e desenvolvimento rural.
Governador visitou o município
Entre os principais benefícios entregues estão cerca de 500 tablets destinados a estudantes da rede estadual de ensino, por meio do eixo Tô Conectado, do Programa Educação de Verdade, além de kits de trabalho contendo fardamento, bolsa e tablets para agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE). Também foi entregue uma retroescavadeira ao município por meio do Programa Maranhão Sustentável, equipamento que irá fortalecer a agricultura familiar e impulsionar o desenvolvimento rural.
Durante a solenidade, o Governo do Estado ainda assinou ordens de serviço para a implantação de uma Estação Tech, reforma do Mercado Municipal e da Praça Duque de Caxias, construção de uma Areninha esportiva, construção de uma ponte no bairro Inglaterra e pavimentação de diversas vias da cidade.
Representando o governador Carlos Brandão, a secretária Jandira Dias destacou o compromisso da gestão estadual com o fortalecimento dos municípios e a ampliação das políticas públicas em todas as regiões do Maranhão. “Estou muito feliz de estar aqui, representando o governador Carlos Brandão, no aniversário de 91 anos de Cajapió. Assinamos ordens de serviço para importantes investimentos, como Areninha, reforma do Mercado Municipal, pavimentações e outras obras. Também entregamos uma retroescavadeira, quase 500 tablets para estudantes da rede estadual e tablets para os agentes de saúde. O Governo do Maranhão tem investido fortemente em cada município para melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou.
Os tablets destinados aos estudantes integram o Programa Educação de Verdade e fazem parte do Tô Conectado, considerado o maior programa de inclusão digital do país voltado à educação. Os equipamentos contam com chip de internet móvel e acesso a plataformas educacionais, como o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (Avamec), ampliando as oportunidades de aprendizagem e inclusão tecnológica.
Já os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias receberam aproximadamente 40 kits de trabalho por meio do Programa Cuidar de Todos. Além do tablet, os kits incluem fardamento e bolsa, permitindo maior integração de dados, monitoramento das ações e fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no município.
Para o prefeito Rômulo Marques, as ações representam o fortalecimento da parceria entre o Governo do Estado e a administração municipal, contribuindo diretamente para o desenvolvimento de Cajapió. “São vários benefícios que Cajapió recebe neste aniversário de 91 anos. Mais uma vez, o Governo do Estado demonstra atenção com o nosso município, trazendo obras, serviços e equipamentos que vão beneficiar toda a população, especialmente os estudantes. Agradeço por essa parceria que tem transformado a nossa cidade”, destacou o prefeito.
As entregas e anúncios fazem parte da programação comemorativa organizada pela Prefeitura de Cajapió ao longo do mês de junho e reforçam a política municipalista do Governo do Maranhão, voltada à execução de obras, ampliação dos serviços públicos e promoção do desenvolvimento regional.
A Polícia Civil do Maranhão deflagrou, nas primeiras horas desta quarta-feira (10), a Operação Mão de Ferro no município de Cajapió, na Baixada Maranhense. A ação resultou no cumprimento de três mandados de busca e apreensão domiciliar e na prisão em flagrante de três pessoas pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
A Sociedade dos Conterrâneos e Amigos de Cajapió (SCAC) completa 30 anos de fundação, neste dia 2 de junho, consolidando uma trajetória marcada pela valorização da cultura, da memória e da identidade cajapioense. Para celebrar a data, a entidade promoverá uma programação especial nos dias 5 e 6 de junho, em Cajapió, reunindo autoridades, lideranças comunitárias, mestres da cultura popular, associados e a população em geral em momentos de homenagem, reflexão e celebração da história do município.
O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) desaprovou as contas do ex-prefeito de Cajapió, Dr. Marcone, referentes ao exercício financeiro de 2024, último ano de sua gestão à frente do município. A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (28), após reunião do pleno da corte de contas.
Um acidente foi registrado na manhã desta sexta-feira (15) na MA-313, entre os municípios de São Vicente Ferrer e Cajapió, na região da Baixada Maranhense. De acordo com informações da Polícia Militar do Maranhão, o acidente aconteceu em um trecho conhecido como “Estrada das Ostras”.
O deputado federal Duarte Júnior realiza, nesta sexta-feira (08), uma importante ação social no município de Cajapió, voltada ao cuidado com a saúde ocular da população. A iniciativa faz parte do programa “De Olho no Futuro” e acontecerá a partir das 8h, no Centro de Ensino Paulo Cordeiro Filho, localizado na região central da cidade.
No último domingo (26), a Associação do Povoado Pedreiras, por meio da União dos Moradores do Povoado Pedreiras (UMP), realizou a entrega de mais 18 unidades habitacionais no município de Cajapió. A ação beneficiou famílias dos povoados João Ganga, Malhada, Marinheiro, São Lourenço e Pedreiras.
O projeto “Recicla Cajapió”, desenvolvido na Baixada Ocidental Maranhense, conquistou o 2º lugar no 13º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente. A iniciativa se destacou pelos impactos sociais, ambientais e econômicos gerados ao longo de 2025.
A seleção master de São João Batista protagonizou uma estreia emocionante no Copão da Baixada 40tão ao vencer a equipe de Cajapió por 2 a 1, em uma partida marcada por superação e virada no segundo tempo.
A denúncia exibida pela TV Band no Maranhão nesta semana caiu como uma bomba nas cidades de Cajapió e São Vicente Ferrer, envolvendo o ex-prefeito Dr. Marcone. O caso ganhou grande repercussão política na região da Baixada e Litoral Maranhense, especialmente porque ele administrou Cajapió entre 2016 e 2024 e, atualmente, ensaia uma pré-candidatura em São Vicente Ferrer ao lado de lideranças da oposição.
O Tribunal do Júri da Comarca de São Vicente Ferrer absolveu, nesta segunda-feira (23), Maria da Graça Silva Pimentel e Hairton da Conceição Serra Ribeiro, acusados de participação no homicídio do jornalista João Domingos França Costa, ocorrido em 14 de janeiro de 2016, no município de Cajapió. A sessão foi realizada na Câmara Municipal de Cajapió e presidida pela juíza Karen Borges Costa.
Acusados foram inocentados por morte de jornalista (ao centro)
Nesta segunda de Carnaval, a cidade de Cajapió viveu um dos momentos mais marcantes da folia deste ano. O carismático João Bispo Serejo arrastou uma verdadeira multidão no tradicional Bloco do Guará, transformando as ruas do município em um mar de alegria, cores e muita animação.
O prefeito de Cajapió, Dr. Rômulo, anunciou oficialmente a programação do Carnaval 2026, que será realizado entre os dias 14 e 17 de fevereiro. Com o tema “Cajá Folia 2026”, a gestão municipal promete quatro dias de muita música, animação e valorização da cultura local.
A Polícia Civil do Estado do Maranhão cumpriu, no final da manhã desta quarta-feira (4), um mandado de prisão temporária contra um homem investigado pelo crime de estupro de vulnerável, no município de Cajapió, localizado na Baixada Maranhense.
Após um início de ano marcado por importantes entregas à população, o prefeito Dr. Rômulo anunciou, nesta semana, mais uma atração que promete movimentar o pré-carnaval da cidade de Cajapió, que será realizado na Praia de Itapéua. O evento está marcado para o próximo domingo, dia 8 de fevereiro, e deve atrair moradores e visitantes de toda a região.
A Polícia Militar retirou cinco armas de fogo de circulação somente nesta semana na área do CPAI-5, durante operações realizadas nos municípios de Pinheiro, Cajapió e São Vicente Ferrer, na Baixada Maranhense. As ações resultaram em apreensões de armamentos, recuperação de veículos e condução de suspeitos às delegacias para os procedimentos legais.
Neste sábado (24), a população de Cajapió viveu um dia de comemoração com a entrega de diversas obras e investimentos realizados pelo Governo do Maranhão, em parceria com a Prefeitura Municipal. Ao lado do prefeito Dr. Rômulo, o governador Carlos Brandão inaugurou e entregou ações que ampliam o acesso aos serviços públicos, reforçam a segurança, melhoram a mobilidade e impulsionam o turismo e a geração de renda no município.
Um dos suspeitos de participar do assalto à cooperativa de crédito Sicoob, no bairro Cohab, em São Luís, foi preso na tarde desta segunda-feira (19), no município de Cajapió, na Baixada Maranhense. A prisão ocorreu durante uma ação da Polícia Militar do Maranhão.
O município de Cajapió vive um novo momento de avanços e desenvolvimento. O prefeito Dr. Rômulo anunciou, nesta terça-feira (20), uma série de importantes inaugurações que serão entregues à população no próximo sábado, dia 24, com a presença do governador do Maranhão, Carlos Brandão, e do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão.
Um roubo à mão armada foi registrado na noite da última terça-feira (13), por volta das 22h, no povoado Boa Esperança, localizado a cerca de 20 quilômetros da sede do município de Cajapió, na Baixada Maranhense. Os criminosos levaram quase R$ 3 mil da vítima e ainda lhe agrediram na cabeça.
O município de Cajapió segue avançando com novos investimentos em infraestrutura e esporte. Nesta quinta-feira (8), o prefeito Dr. Rômulo anunciou importantes obras que irão beneficiar diretamente a população, entre elas a reforma completa do Estádio Municipal e a construção de uma quadra poliesportiva na comunidade do Fomento, reforçando o compromisso da gestão com o lazer e a qualidade de vida.
O prefeito de Cajapió, Dr. Rômulo, apresentou oficialmente, nesta segunda-feira (22), a programação festiva que marcará o mês de janeiro de 2026 na Praia de Itapeua, consolidando o município como um dos principais destinos de verão da Baixada Maranhense. A abertura da programação acontece na quinta-feira, dia 1º de janeiro, a partir das 11h, com o evento “O Nossa Praia”, que promete muita animação, trio elétrico e grandes atrações musicais para celebrar a chegada de 2026 em grande estilo.
O prefeito de Cajapió, Dr. Rômulo, anunciou nesta sexta-feira (19) a liberação do pagamento do 13º salário aos servidores municipais. A medida contempla diferentes categorias do funcionalismo público e reforça o compromisso da gestão com a valorização dos trabalhadores.
A cidade de Cajapió se prepara para viver um momento especial neste domingo (14). Das 8h às 18h, a Orla da Praia de Itapéua será palco do 1º Festival Gastronômico de Cajapió, evento que promete movimentar a economia local, valorizar talentos e fortalecer a identidade cultural e culinária do município.
A Justiça Eleitoral julgou improcedente, neste domingo (23), a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) proposta pela chapa que ficou em segundo lugar contra o prefeito de Cajapió, Dr. Rômulo, e sua vice, Dona Rozarinho. Os autores alegavam que a eleição municipal de 2024 teria sido desequilibrada devido à manutenção de 11 cadeiras na Câmara Municipal, quando a Constituição Federal determina o limite de 9 vereadores para municípios com até 15 mil habitantes.
Justiça Eleitoral decidiu manter chapa eleita em 2024
Neste sábado (15), mais de 200 cartões de alimentação do programa Maranhão Livre da Fome foram entregues no município de Cajapió, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade social. A ação contou com a presença do prefeito Rômulo Marques e de representantes do Governo do Estado, reforçando a parceria entre as instituições na promoção da segurança alimentar.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto AtlasIntel, entre os dias 8 e 10 de outubro, revelou que 72% da população de Cajapió aprova a atual administração municipal, comandada pelo prefeito Dr. Rômulo. O levantamento reforça o reconhecimento do trabalho e a confiança dos cajapioenses nas ações implementadas em diversas áreas pelo gestor.
O prefeito de Cajapió, Dr. Rômulo, realizou nesta terça-feira (21) a entrega de carrinhos do Programa Mais Renda à beneficiários do município. A ação faz parte de uma parceria com o Governo do Estado do Maranhão e tem como objetivo fomentar o empreendedorismo, gerar emprego e promover inclusão social. A cerimônia de entrega foi marcada por momentos de emoção e esperança para dezenas de famílias cajapioenses que, a partir de agora, passam a contar com uma estrutura adequada para iniciar ou ampliar seus pequenos negócios, especialmente nas áreas de alimentação e comércio informal.
Entrega dos equipamentos foi realizada nesta terça