A prefeita Letícia de Sibá liderou, na última sexta-feira (13), um grande mutirão de saúde voltado aos cuidados com a visão da população de Bacurituba. A ação, realizada na Escola Galdina Serrão, ofertou 400 consultas oftalmológicas gratuitas e realizou a entrega de 400 óculos, beneficiando moradores do município.
A prefeita de Bacurituba, Letícia de Sibá, está participando da XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada entre os dias 18 e 21 de maio de 2026, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília/DF. O evento reúne gestores de todo o país para discutir políticas públicas, fortalecimento da gestão municipal e desenvolvimento regional.
Gestora participou de encontros com ministros, deputados e lideranças
A prefeita Letícia de Sibá promoveu neste domingo (17) uma grande Festa em homenagem ao Dia das Mães em Bacurituba. O evento reuniu milhares de mães do município em uma manhã marcada por emoção, confraternização, homenagens e muitos momentos de alegria.
O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional dos Lagos Maranhenses (ConLagos) recebeu, nesta semana, a visita institucional da prefeita de Bacurituba, Letícia de Sibá, para uma reunião técnica voltada ao andamento e cronograma das obras do Aterro Sanitário Regional da Baixada Maranhense.
A prefeita de Bacurituba, Letícia de Sibá, representou todos os prefeitos e prefeitas do Nordeste durante a cerimônia de entrega do Selo Ouro do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, realizada nesta segunda-feira (23), em Brasília. A gestora também integrou o dispositivo de honra ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Educação, Camilo Santana.
Prefeito de Bacurituba representou gestores do Nordeste
A gestão da prefeita de Bacurituba, Letícia de Sibá, recebeu mais um reconhecimento na área da educação. Nesta semana, a gestora participou de uma ação promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizada no município de Viana. Durante o evento, que contou com a presença da secretária estadual de Educação, Jandira Dias, o município de Bacurituba foi contemplado com o Selo Prefeito da Educação, reconhecimento que destaca o compromisso da gestão municipal com a melhoria da qualidade do ensino.
A prefeita Letícia de Sibá anunciou, nesta semana, o reajuste salarial de 6% para os professores do magistério da rede municipal de Bacurituba. A medida, segundo a gestora, representa reconhecimento e valorização aos profissionais que atuam na educação do município.
A prefeita Letícia de Sibá comemorou mais um importante reconhecimento que comprova o avanço da educação em Bacurituba. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), o município conquistou o Selo Ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização – Edição 2025, alcançando 137 pontos na avaliação.
Letícia comemorou resultados
O resultado reafirma o compromisso da gestão municipal com a qualidade do ensino e com a garantia do direito de aprendizagem das crianças na idade certa. O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização é uma iniciativa do MEC que reconhece os municípios que se destacam na implementação de políticas públicas voltadas à alfabetização.
Segundo a prefeita Letícia de Sibá, a conquista é fruto de um esforço coletivo. “Esse reconhecimento é resultado do trabalho dedicado dos nossos professores, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, equipes da Secretaria Municipal de Educação e de toda a comunidade escolar, que atuam diariamente para fortalecer a aprendizagem das nossas crianças”, destacou.
A gestão municipal tem investido em políticas de alfabetização, formação continuada de professores e acompanhamento pedagógico, ações que vêm refletindo positivamente nos indicadores educacionais do município.
Com o Selo Ouro, Bacurituba reafirma seu compromisso com a educação pública de qualidade e segue avançando na construção de um futuro melhor para suas crianças.
A prefeita de Bacurituba, Letícia de Sibá, visitou nesta quarta-feira (14) os locais onde estão sendo construídos açudes naturais no município. A gestora esteve acompanhada do secretário municipal e ex-prefeito Sibá, acompanhando de perto o andamento das obras de infraestrutura que seguem em execução.
A prefeita de Bacurituba, Letícia de Sibá, visitou neste fim de semana o local onde serão construídas novas casas populares destinadas à população do município. A iniciativa marca um novo capítulo no desenvolvimento urbano da cidade, com foco em moradia digna, segurança e qualidade de vida para as famílias bacuritubenses.
A prefeita de Bacurituba, Letícia de Sibá, apresentou nesta semana a decoração de Natal que já transforma a cidade em um verdadeiro espetáculo de luzes, cores e encanto. Localizada na Baixada Maranhense, Bacurituba passou a viver oficialmente o clima natalino, reforçando valores como união, amor, fé e esperança.
Em um movimento que reforça o compromisso com a segurança jurídica e o direito à moradia digna, o Governo do Maranhão, por meio do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), iniciou uma nova etapa do programa “Esta Casa Agora é Minha” na Baixada Maranhense. Na última sexta-feira (5), duas audiências públicas realizadas nos municípios de São Bento e Bacurituba marcaram o começo das ações de Regularização Fundiária Urbana (Reurb), que alcançarão mais de 3.700 famílias da região.
Prefeitos lideraram reuniões em São Bento e Bacurituba
Após se destacar na Baixada Maranhense com a conquista do Selo UNICEF 2021–2024, a cidade de Bacurituba deu início à nova jornada para alcançar o Selo 2025–2028. O município realizou, nesta quarta-feira (3), no CRAS, o 1º Fórum do Selo UNICEF 2025–2028, momento considerado essencial para o planejamento das ações que irão fortalecer as políticas públicas voltadas para crianças, adolescentes e suas famílias nos próximos anos.
Gestão de Letícia de Sibá iniciou busca de novo prêmio
O município de Bacurituba comemorou, nesta segunda-feira (10), seus 31 anos de emancipação política com uma série de inaugurações e anúncios de novas obras. A prefeita Letícia de Sibá recebeu os secretários estaduais Vinicius Ferro e Júnior Viana para uma manhã marcada por entregas importantes e pela assinatura de novas ordens de serviço em parceria com o Governo do Estado do Maranhão.
Secretários e prefeita comemoraram aniversário de Bacurituba
O município de Bacurituba está em festa. Sob a liderança da prefeita Letícia de Sibá, a cidade celebra seus 31 anos de emancipação política com uma programação diversificada, reunindo eventos cívicos, culturais, religiosos e esportivos. As comemorações se estenderam por vários dias e envolveram toda a comunidade em um clima de alegria e valorização da história local.
O secretário de Estado do Planejamento e Orçamento (SEPLAN), Vinícius Ferro, cumpriu, nesta quinta-feira (30), uma série de compromissos em São Luís com prefeitas da Baixada Maranhense Letícia de Sibá (Bacurituba) e Simplesmente Maria (Arari), fortalecendo o diálogo e o planejamento conjunto voltado ao desenvolvimento dos municípios da região.
Brincadeiras, sorrisos e muita alegria marcaram o encerramento das comemorações do Mês das Crianças em Bacurituba. A prefeita Letícia de Sibá liderou a grande festa realizada na sede do município, coroando um mês inteiro de ações voltadas à infância nas comunidades e povoados da cidade.
Na manhã desta quinta-feira (9), a prefeita de Bacurituba, Letícia de Sibá, recebeu o gestor regional da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP) de Viana, Sebastião Furtado, para uma reunião estratégica sobre o fortalecimento da agricultura familiar no município.
Cinco ocorrências graves foram registradas nas últimas horas, na Baixada Maranhense, envolvendo acidentes fatais, homicídios e achados de cadáver em cidades como Viana, Cajari, Arari, Bacurituba e São João Batista. Os casos, investigados pela Polícia Militar e Polícia Civil, incluem a morte de um motociclista, execução a tiros, o achado de um corpo com lesão na cabeça, morte por afogamento e homem encontrado morto com marcas de tiros.
Vítimas dos casos nas cidades de Viana, Arari e Bacurituba
Na tarde desta quarta-feira (24), a prefeita Letícia de Sibá realizou a entrega oficial de um novo veículo à Secretaria Municipal de Educação (Semed). O automóvel foi adquirido com recursos próprios do município e será utilizado para reforçar as ações administrativas e operacionais da pasta.
O Programa Ginka Jovem deu o pontapé inicial na temporada de 2025 com uma tarde especial de atividades no povoado São Miguel, em Bacurituba. O evento reuniu dezenas de jovens em um momento marcado por alegria, integração e espírito de equipe. Organizado pela Diretoria da Juventude de Bacurituba, com coordenação de Filho Zumba e o apoio direto da prefeita Letícia de Siba, o programa tem como objetivo fortalecer a participação juvenil por meio de práticas esportivas, culturais e sociais que promovem saúde, bem-estar e união entre os participantes.
A Polícia Civil do Maranhão prendeu nesta semana mais um suspeito envolvido no assassinato de Maria Arcangela Barros Conceição, de 45 anos, morta brutalmente no último dia 27 de agosto, no povoado Entrilha, zona rural do município de Bacurituba, na Baixada Maranhense. O caso representa uma reviravolta no crime, após a prisão de outros suspeitos.
Duas ocorrências policiais graves marcaram a noite desta quarta-feira (27), na Baixada Maranhense. Em Bacurituba, uma mulher de 45 anos foi morta a pauladas e o suspeito do crime é uma pessoa próxima. Já em São Vicente Ferrer, uma tentativa de homicídio com arma de fogo deixou uma vítima gravemente ferida e teve que ser transferida para São Luis.
A prefeita Letícia de Sibá abriu nesta quarta-feira (13) a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizada na cidade de Bacurituba. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal, tem como tema este ano “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”.
O município de Bacurituba foi contemplado com uma nova ambulância, entregue nesta segunda-feira (21) pelo governador Carlos Brandão durante uma cerimônia realizada no Ginásio Castelinho, em São Luís. O veículo foi recebido pela prefeita Letícia de Sibá e faz parte de uma ação do governo estadual para fortalecer a segurança pública e o atendimento à população maranhense.
Na manhã desta terça-feira (15), a prefeita de Bacurituba, Letícia de Sibá, esteve reunida com o secretário de Estado de Planejamento e Orçamento, Vinícius Ferro Castro, na sede da Secretaria de Planejamento (Seplan), em São Luís. O encontro contou ainda com a presença do ex-prefeito e atual secretário de Administração do município, Sibá.
O Tribunal de Justiça do Maranhão realizará em outubro mais uma edição do projeto Casamentos Comunitários, beneficiando gratuitamente casais dos municípios de São Bento, Bacurituba e Palmeirândia, em parceria com as prefeituras destas três cidades. A iniciativa visa promover o direito à convivência familiar e facilitar o acesso à formalização de uniões, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Casamentos serão para casais de São Bento, Bacurituba e Palmeirândia
Nesta sexta-feira (20), o município de Bacurituba receberá a Carreta da Mulher Maranhense, uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a prefeita Letícia de Sibá, que visa promover saúde, prevenção e cidadania às mulheres maranhenses. A ação ocorrerá das 8h às 17h, na Praça Mãe Rainha, com uma ampla oferta de atendimentos gratuitos.
A prefeita Letícia de Sibá foi recebida nesta terça-feira (27) pelo governador Carlos Brandão, no Palácio dos Leões. Os dois gestores alinharam ações para as áreas da educação, saúde, infraestrutura e esportes da cidade de Bacurituba.
A prefeita Letícia de Sibá liderou uma grande festa para as mães da cidade de Bacurituba neste sábado (17). A festa foi realizada no Ginásio Municipal, que ficou lotado e foi palco de uma festa inesquecível, repleta de emoção, alegria e muita celebração.