“No interior do Maranhão o problema de saúde é grave: faltam hospitais, médicos e sobram ambulâncias para transportar doentes para o “Socorrão”, em São Luís. Na última quinta-feira (17) uma jovem senhora de São João Batista morreu depois de passar 23 dias na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Djalma Marques. Ela foi submetida a uma cirurgia (cesariana) no Hospital José Maria Santos Jacinto, daquele município, recebeu alta, passou mal e voltou à casa de saúde por duas oportunidades.
De acordo com o pai da paciente, José Ribamar Fonseca Costa (Xote) na última vez o médico Benedito disse que a sua paciente estava com estresse e que não retornasse mais porque ele não a atenderia mais. Charliane continuava sentindo dores. O pai, então, a levou ao hospital de Viana. Lá foram feitos exames, inclusive raios-X e constatado que a situação era grave e o recomendável era transferi-la para São Luís.
Segundo, ainda, o Xote, um médico lhe afirmou que foram encontrados resíduos dentro da paciente, deixados quando da realização da cirurgia, o que para ele é negligência, imperícia, irresponsabilidade. Por isso, conforme entrevista concedida a Silvan Alves, que deverá ser exibida no seu programa da TV Difusora de amanhã, vai processar o município de São João Batista e o médico Benedito: “eu quero que se faça Justiça, até para que outras pessoas não sejam vitimadas desse tipo de negligência.” O vereador Louro, de São João Batista, denunciou recentemente que no hospital da cidade não existe, sequer, estufa para esterilizar os aparelhos cirúrgicos.
Nos 40 minutos que passei no “Socorrão” naquela noite de 17 de março, quando fui me solidarizar com o amigo e conterrâneo “Xote”, pelo menos quatro ambulâncias de cidades do interior chegaram ao local trazendo pacientes, o que a assistência médico-hospitalar vai de mal a pior no Maranhão e que o “Socorrão” não suporta mais a grande demanda.”
Blog do Jersan Araújo. “
Já hoje pela manhã, um homem foi levado para o hospital de São João Batista com grave risco de vida. Segundo coletou nossa equipe, o homem ainda não foi identificado e ninguém ainda sabe informar de onde ele seria. Ainda segundo nossa equipe, o mesmo será levado pra São Luis.
Nossa equipe está entrando em contato com a direção do hospital de São João Batista para saber mais informações sobre o assunto. Em 2010, quando a Secretaria de Saúde era comandado pelo vice-prefeito Carlos Figueiredo, o mesmo chegou a dizer que a saúde dos joaninos estava melhor.
Agora a pasta é comandada pela filha de Quidinho e Edina, Erllem Pinto. Nossa equipe informa que até a secretaria, que era dentro da prefeitura, já tem uma sede e que o aparelho de Raio X, outro problema que persistia, já funciona. Mais pelo jeito, a saúde para os joaninos, ainda não melhorou. Pedimos ás autoridades competentes que prestem mais atenção a esses casos que vem acontecendo em São João Batista.
EQUIPE DE REDAÇÃO DA AGÊNCIA SJB