Dr. Marcone autoriza pagamento do 13º de funcionários e mostra avanços na saúde em Cajapió

Prefeito de Cajapió, Dr. Marcone

O prefeito da cidade de Cajapió, Dr. Marcone, trabalhar para por em ordens a Prefeitura Municipal e realizou, assim que assumiu, um acordo judicial com o Ministério Público para pagar no prazo de 5 dias o salário e 13 salário dos servidores efetivos.

De acordo com uma nota divulgada pela assessoria do prefeito, sobre os contratados, a gestão realizará análise e elaborará um relatório circunstanciado para verificar a possibilidade de pagamento, especificamente quanto a regularidade da contratação e efetiva prestação de serviço.

Ontem, 27 de janeiro, o prefeito autorizou o pagamento do 13º salário dos funcionários da lotados na Secretaria de Educação, Administração, Assistência Social e Saúde. Segundo o prefeito, o salário referente ao mês de dezembro vai ser liberado na próxima semana.

No que tange aos servidores do cargo de agentes de saúde o pagamento não foi liberado por que o município está aguardando liberação de movimentação e senha da conta bancária pelo Banco do Brasil. Em conversa com o blog, Dr. Marcone disse que todas as providências estão sendo tomadas para melhorar a vida dos cajapioenses e que os resultados não demorarão a chegar.

Avanços na saúde

Cajapió registrou nesta quinta-feira(26) um feito histórico. Com absoluto sucesso, foi realizada no Hospital Dr Francisco Giusti a primeira cirurgia da próstata na história do Município. Até então, os pacientes locais que precisavam submeter-se a esse tipo de intervenção eram encaminhados para outras cidades.

A cirurgia, incluídos os procedimentos pré-operatórios, durou cerca de uma hora. João dos Remédios Pereira, de 75 anos, cidadão de Cajapió, foi operado pelo cirurgião-geral Dr. Marcio Murilo e já deve receber alta até á próxima semana.

Dr. Marcio Murilo é um dos médicos contratados pela administração do Prefeito Marcone Pinheiro Marques, para suprir a carência de profissionais, uma lacuna que nos últimos anos fez do atendimento em saúde uma das mais graves deficiências da cidade.

Folha de SJB

Município de Matinha é selecionado no Programa Mais Médicos

O Programa Mais Médicos selecionou um médico para atuar na cidade de Matinha. Segundo informações do Governo Federal, foram selecionados, ao todo, 58 profissionais para o Maranhão, sendo que desses, duas vagas foram destinadas para a cidade.

A previsão é que os médicos iniciem suas atividades a partir de fevereiro. Após a lotação definitiva, os médicos deverão confirmar o interesse nas vagas, se apresentando aos municípios. O município deve validar o médico no sistema do Programa até o dia 31 de janeiro, para que estes iniciem as atividades nas unidades básicas no próximo mês.

A homologação dos profissionais, com confirmação de início das atividades, deve ser realizada pela Prefeitura de Imperatriz entre 1° e 3 de fevereiro. A primeira chamada, que prioriza candidatos com CRM do Brasil, preencheu 100% das vagas no estado. Ao todo, 25 municípios maranhenses serão contemplados com os novos médicos. A maioria das vagas foram destinadas para a cidade de Caxias, com o total de 13 profissionais, seguido por São José de Ribamar, com 06 e São Luís com 05.

A meta do Governo Federal é realizar 4 mil substituições de médicos cooperados por brasileiros em três anos, reduzindo de 11,4 mil para 7,4 mil participantes cubanos. A expectativa é chegar a 7,8 mil brasileiros no Mais Médicos, representando mais de 40% do total de profissionais. O edital em curso foi o primeiro a ofertar essas vagas, cerca de 900.

Lista de vagas preenchidas no Maranhão: Alto Alegre – 1, Anajatuba – 1, Anapurus – 1, Arari- 2, Bacabal- 4, Bequimão- 2, Buriticupu- 1, Carolina- 2, Caxias- 13, Codó- 2, Imperatriz- 2, Lagoa Grande- 3, Matinha- 1, Parnarama- 1, Pinheiro- 1, Porto Rico-1, Rosário- 3, Santo Antonio dos Lopes- 1, São Bento- 1, São José de Ribamar – 6, São Luís – 5, São Raimundo das Mangabeiras – 1, Tasso Fragoso- 1, Vila Nova dos Martírios – 1, Zé Doca- 1.

Folha de SJB

Em reunião com o secretário estadual de saúde, João Dominici consegue nova ambulância para São João Batista

O prefeito de São João Batista, João Dominici, esteve ontem em reunião com o titular da Secretaria de Estado da Saúde, Carlos Lula, em São Luis. O gestor estava acompanhado do secretário de administração da cidade, Eduardo Dominici, e conseguiu viabilizar uma nova ambulância para o Hospital Municipal.

Prefeito João Dominici, secretário de estado Carlos Lula e o secretário Eduardo Dominici

Segundo as informações passadas por Eduardo Dominici, a ambulância deve chegar até meados de fevereiro e deve atender a população joanina. Também em conversa com o secretário, eles garantiram a liberação mensal de recursos financeiros para melhorar o atendimento no Hospital Municipal.

“O secretário garantiu uma nova ambulância, que deve chegar ainda em fevereiro para atender a nossa população, e também recursos para melhorarmos o atendimento no Hospital de São João Batista”, afirmou o secretário Eduardo Dominici, que acompanhou o prefeito nas visitas.

Dominici estava desde a semana passada em São Luis em busca de recursos e para resolver problemas referentes à administração da cidade. Segundo o jornalista Jersan Araújo, diversas irregularidades foram encontradas na Prefeitura Municipal e que serão, ainda segundo ele, divulgadas posteriormente.

Folha de SJB

Beto Pixuta abandona cidade de Matinha e até hospital não está funcionando

Prefeito deixou Matinha um caos

O quase ex-prefeito da cidade de Matinha, Beto Pixuta, sumiu da prefeitura e deixou um rastro desastroso. Funcionários sem receber, prédios abandonados, salários atrasados, caos na máquina pública e até o único hospital se encontra abandonado, sem nenhum funcionário para se quer entregar as chaves.

A situação vem sendo constantemente sendo denunciada neste blog, mas o prefeito Beto Pixuta, que governa a cidade até hoje através de uma liminar do Tribunal de Justiça, não toma jeito e vai deixar Matinha como um dos piores prefeitos daquele municípios e um dos gestores mais processados do Maranhão.

Hoje, pacientes que precisaram do atendimento médico não conseguiram se consultar. O hospital está abandonado, sem nenhum funcionário e a próxima secretária, que só assume amanhã, teve que já tomar as providências desde hoje, 31 de dezembro. A irresponsabilidade é tamanha que Beto simplesmente se negou a fazer a transição em Matinha.

Joana Batista dos Santos Amorim, que será nomeada amanhã como secretária de saúde já está tomando suas providências para que tudo volte a funcionar no Hospital Municipal. Ela deve contratar médicos e nomear a direção da unidade de saúde para que os matinhenses voltem a ter serviços básicos como um hospital funcionando.

Folha de SJB

Agora lascou: Prefeito some e hospital de São João Batista está com as portas fechadas desde ontem

A situação na cidade de São João Batista é de calamidade pública. Desde ontem, 30, o único hospital da cidade está de portas fechadas e não existe se quer um enfermeiro para fazer um curativo. Neste momento, todas as entradas da unidade estão trancadas somente o senhor Murrada, que é o vigia, se encontra lá.

Ontem a noite diversas pessoas procuraram o Hospital Municipal e não conseguiram atendimento, pois não tinha nenhum funcionário para atender. Os médicos desde quinta-feira que paralisaram as atividades e também não receberam pagamentos atrasados.

O ainda prefeito da cidade, Junior de Fabrício, sumiu desde ontem e ninguém sabe do paradeiro do gestor. A situação de falta de pagamentos atinge todos os outros setores como educação, assistência social, fornecedores e demais secretarias que não receberam até agora seus vencimentos.

Professores estão neste momento, novamente, em assembleia para discutir o que fazer com o rateio que não foi liberado ainda. A situação é de total descaso que até secretários municipais dizem abertamente que também não receberam vencimentos.

Folha de SJB

Prefeitura Municipal de São João Batista realiza caminhada em alusão ao ‘Novembro Azul’

Mobilizando a população quanto a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e a atenção à saúde do homem, foi realizada na manhã de ontem (24), uma caminhada de conscientização e alusiva à Campanha ‘Novembro Azul’. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de São João Batista, através da Secretaria de Saúde, e coordenado pela equipe do Caps – Centro de Atenção Psicossocial.

A caminhada saiu da Praça de Eventos até a Praça do Viva e após isso, foram realizadas palestras de conscientização e entrega de kits para os participantes. Estavam presentes a secretária de saúde, Rosielly Figueiredo; o representante do prefeito, Carlos Figueiredo; a coordenadora do Caps, Elizaura Saraiva, que coordenou a ação na cidade.

Participaram ainda, além de profissionais, agentes comunitários de saúde e a população em geral. Durante todo o mês, estão sendo realizados exames de diagnóstico do câncer de próstata e tem sido intensificada a atenção à saúde do homem. Para a secretária de saúde, Rosielly Figueiredo, a ação foi positiva e agradeceu o apoio que o prefeito Junior de Fabrício tem dado durante a sua gestão.

A caminhada faz parte da programação do Novembro Azul, a campanha internacional de combate ao câncer de próstata. A coordenadora do Caps, Elizaura Saraiva falou sobre a mobilização. “Uma caminhada como essa é para chamar a atenção do público masculino para os devidos cuidados com a saúde, uma vez que esse público é menos atencioso com relação a isso”, comentou.

Folha de SJB

Prefeitura oferece palestras e serviços de atividades físicas em Olinda Nova do Maranhão

A Prefeitura Municipal de Olinda Nova, em parceria com a Secretaria de Saúde está promovendo uma série de palestras, debates, oficinas e eventos para a população daquela cidade. São aulas de aeróbica, zumba e também palestras sobre prevenção de doenças.

Hoje pela manhã, na Academia de Saúde, foram oferecidas aulas de aeróbica e zumba. A ação é realizada pela manhã e tarde, das 7 às 8, para os idosos, e a tarde, das 15 às 17 para jovens. Também hoje começou um ciclo de palestras oferecidas pela prefeitura, cuja administrador é Costinha.

O tema da palestra foi sobre o Dia Mundial do Diabetes e foi realizada também na academia da Saúde. Amanhã, 22, terá uma palestra sobre prevenção do câncer de Próstata e no dia 23, terá uma caminhada de conscientização da prevenção do câncer de próstata,(Novembro Azul).

A concentração será a partir das 7 horas da manhã, na academia da saúde de Olinda Nova do Maranhão. O evento, que está sendo organizado pela Secretaria Municipal de A secretaria de saúde irá disponibilizar teste PSA aos usuários nos dias 23 a 25 na UBS da sede.

Folha de SJB

Nato Figueiredo é levado a São Luis com fortes dores, mas já está melhor

Nato sendo levado à São Luis

O odontologista Nato Figueiredo foi levado para a capital do estado com fortes dores após sofrer uma caída em sua casa, no centro de São João Batista. De acordo com as informações, ele teria medicado em casa mesmo.

Ele foi socorrido por um helicóptero conseguido por familiares por que a unidade hospitalar não teria conseguido. Após isso, ele teve que ser levado às pressas para São Luis e está internado no Centro Médico.

Segundo o que o blog pode colher, ele está passando por exames neste momento para saber se teve problemas no joelho ou na bacia. Mesmo assim, familiares informaram que ele se encontra melhor e está tomando sendo medicado neste momento.

O blog tentou entrar em contato com familiares que  estão o acompanhando em São Luis, mas até agora não obteve respostas.

Folha de SJB

Alunos do IPEDE realizam ação social no povoado Conceição

Os alunos do Instituto Pedreirense de Educação (IPEDE) em parceria com o Centro educacional do Maranhão (CEDMA), realizaram um café da manhã e palestras na comunidade Conceição, em São João Batista.

A ação social foi com foco na campanha do Outubro Rosa, onde foi falado sobre os cuidados e prevenção do câncer do colo de útero e de mama e das doenças sexualmente transmissíveis. Na oportunidade também feito a distribuição de brindes e um brechó para todas as mulheres presentes.

O evento aconteceu no sábado passado, dia 30 de outubro, com a participação da professora e enfermeira Samanta, agentes de saúde e do coordenador local o instituto, professo Luis Fernandes.

Folha de SJB

Em visita a Secretaria Estadual de Saúde, Linielda consegue nova ambulância para Matinha

Prefeita Linielda, Carlos Lula e Eldo Jorge

Ao contrário de muitos prefeitos e prefeitas que se elegeram no dia 2 de outubro e procuraram repousar por causa da estafante campanha, Linielda de Eldo não parou para descansar.

Ao lado do marido, professor Eldo Jorge, a prefeita eleita Linielda vem traçando planos e metas e já esteve em reunião ontem com Carlos Lula, secretário de estado da Saúde para garantir recursos à cidade que vai dirigir a partir de 2017.

A prefeita entregou ao secretário as demandas iniciais que o município carece e conseguiu do Governo do Estado a garantia de recursos para a saúde, entre elas uma ambulância já para o próximo ano. Nesta semana, ela já havia garantido uma quadra poliesportiva para a cidade de Matinha.

Linielda, após o encontro, disse que fará uma gestão compartilhada com os setores progressistas da cidade, buscando parcerias com o Governo do Estado, para desenvolver o município e melhorar a qualidade de vida da população.

Folha de SJB

Campanha Outubro Rosa é intensificada com caminhada em São João Batista

Uma caminhada intensificou a Campanha Outubro nesta quanta-feira (26) em São João Batista. A ação foi realizada pela Prefeitura Municipal através do Caps, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde. Além da secretária, Rosielly Figueiredo, o prefeito Junior de Fabrício esteve presente.

O ex-secretário de saúde do município, Carlos Figueiredo, também participou do movimento. A caminhada foi realizada da Praça de Eventos até a Praça da Matriz, onde os presentes participaram de palestras com informações sobre o câncer de mama, instruções ensinando a fazer o auto exame, além de atividades físicas.

“A Caminhada é muito importante, porque é uma forma de alertar as pessoas sobre o câncer. Uma data que nem essa, que existe um movimento desses, é um incentivo para que as pessoas acordem, e procurem a prevenção”, afirmou o prefeito municipal.  De acordo com as informações da secretaria, no mês de outubro os exames de preventivo são oferecidos as mulheres nos postos de saúde. Ela explica que também ocorrem palestras educativas e oficinas que tratam sobre as descobertas precoces das doenças e as chances de cura.

A coordenadora do Caps, Elizaura Saraiva, falou sobre a campanha. “Essa é uma maneira de concluir com chave de ouro uma das campanhas de grande importância para a sociedade, que cuida da saúde da mulher. Todas estão convidadas a fazer a coleta, pois ainda dá tempo e, consequentemente, a participar da caminhada vestindo a camisa rosa”, destaca.

Folha de SJB

Agora lascou: estão criando pintos dentro do hospital de Matinha

Pintos estão sendo criados dentro do hospital

O Hospital Municipal de Matinha, além de não ter medicamentos, falta de médicos e profissionais dos diversos setores, estão criando pintos dentro das dependências da unidade hospitalar.

De acordo com as informações, as fotos foram tiradas hoje pela manhã e retratam o descaso com a saúde pública em que os cidadãos matinhenses estão vivendo com a atual gestão municipal, comandada por Beto Pixuta.

Os moradores já não conseguem mais viver com tanto abandono e a situação só piora a cada dia na cidade de Matinha. Quem precisa de um atendimento, não encontra na unidade nenhum profissional e muito menos os medicamentos necessários a um bom funcionamento.

Essa é uma preocupação da prefeita eleita, Linielda de Eldo, que terá que ver a saúde como uma das principais prioridades de sua gestão que inicia já no dia primeiro de janeiro do próximo ano. Aliás, essa foi uma das propostas mais discutidas durante a campanha vitoriosa de Linielda.

Ao blog, testemunhas que tiraram as fotos disseram que a situação dentro do Hospital Municipal é de calamidade pública e que as autoridades precisam urgentemente atentar para esta situação. Enquanto isso, nenhuma resposta foi dada pela gestão.

Constantemente o administrador desta página tem buscado informações por parte de quem estão administrando a cidade, bem como secretários municipais, mas estes nunca responderão às nossas indagações. O blog fica a disposição, mais uma vez, para um possível direito de resposta.

Folha de SJB

Faculdade realiza I Seminário de Auditoria Interna em Saúde em novembro, faça sua inscrição

A faculdade Gianna Beretta, através dos discentes da quinta turma do curso de Pós-graduação em Auditoria em Saúde, estará realizando o I Seminário de Auditoria interna em Serviços de Saúde: Novas Perspectivas do Papel do Auditor. O evento acontecerá no dia 12 de novembro das 12:30h as 18h, no auditório da Faculdade, localizada na Av. Jerônimo de Albuquerque, 1100 – Bequimão, em São Luis.

O seminário contará com  duas palestras de profissionais da área de Auditoria e duas apresentação de trabalhos acadêmicos dos cursos de Auditoria da própria instituição. A data marca também, a comemoração do dia do Auditor Interno em 20 de Novembro no Brasil em homenagem a fundação do Instituto dos Auditores Internos do Brasil – Audibra – em 1960, em São Paulo.

Para participar do seminário, basta se dirigir até a Faculdade com documento de identidade, realizar a inscrição doando uma pacote de fralda geriátrica, P,M ou G, e apresentar a guia no dia do evento. A todos serão oferecidos certificados de participação, sorteio de alguns livros sobre o tema e mesa com Coffee break.

Folha de SJB

Junior de Fabrício apresenta suas primeiras ações na saúde em São João Batista

O prefeito em exercício, Junior de Fabrício, enviou nota ao Blog Folha de SJB, apresentando suas primeiras ações na área da saúde em São João Batista. Segundo informou o prefeito em recente entrevista, quando assumiu após o afastamento de Amarildo Pinheiro, que a cidade se encontra sucateada e mostrou algumas fotos que retratam a situação. Veja AQUI. Segundo Junior de Fabrício, “o município foi sucateado, abandonado e desprezado pelo ex-prefeito que lutou 22 anos para ser prefeito e quando assumiu e deveria cumprir com suas obrigações, abandonou a cidade, o município e principalmente a população que acreditou nas suas promessas”.

Resultado de imagem para junior de fabrício, de sjb-ma
Prefeito em exercício, Junior de Fabrício

Ainda segundo o prefeito em exercício, ele não encontrou nada, absolutamente nada de documentos, nada de material, nada de equipamentos e que tenta junto com sua equipe juntar os cacos do município e tentar fazer em 3 meses e 10 dias o que for possível fazer, mas, principalmente resgatar a auto estima e dignidade do povo de São João Batista. Junior confirmou que uma das suas primeiras medidas foi limpar a cidade, que suja estava fedendo.

Ao blog, o prefeito informou que as ações tomadas vão desde uma limpeza ampla e geral até a aquisição de medicamentos e materiais para o Hospital Municipal. Segundo o novo diretor, Humberto Rodrigues, a unidade foi recebida numa precariedade grande, faltando medicamentos, higiene e assistência básica ao paciente. “Em dois dias que assumimos, já mudamos várias coisas e a primeira coisa que fizemos foi uma limpeza geral e hoje já vísivel a mudança”, disse.

O diretor disse que foi feito um pedido de urgência de novos medicamentos, e como mostram as fotos, a farmácia está totalmente abastecida. “O prefeito Junior de Fabrício já atendeu o nosso pedido e hoje a farmácia já tem medicamentos para suprir as necessidades dos nossos pacientes. Recebemos também aparelhos necessários para um funcionamento de um hospital, como eletrocardiógrafo desfibrilador, para atender as emergências da nossa unidade”, informou.

Já foram compradas também balanças adultas e pediatras, carros de curativos e todos os materiais para a realização de curativos, além de já está sendo viabilizado uma formação para todos os servidores e profissionais do Hospital Municipal. O novo gestor informou também que já tiveram avanços em outras áreas e que posteriormente vai comunicar ao povo de São João Batista.

Folha de SJB

Médico diz que notícia sobre péssimas condições de saúde em Matinha é falsa

O médico Samuel Santos, que dá plantões na cidade de Matinha disse que a informação do blogueiro Luis Pablo, reproduzida por este blog, é falsa. Apesar de ser contrariado por internautas que moram naquela cidade, o médico afirma que a notícia não corresponde com a realidade.

Dr. Samuel durante consulta para detentos

Ex-plantonista do Hospital Municipal de São João Batista, o Dr. Samuel disse ao blog que pacientes de outras cidades, como os joaninos, estão indo até Matinha fazer consultas. “Caro amigo Jailson Mendes, essa notícia é totalmente falsa! Dou plantão aqui, em Matinha, toda semana, e o que vejo são as outras cidades mandando pacientes pra serem operados aqui! Por exemplo, São João Batista”, disse.

O médico continuou dizendo que “já operou umas quatro pessoas de São João Batista, porque a população joanina parece não querer operar com os colega dele, que dão  plantão no hospital joanino”. “Em Olinda Nova, o hospital de lá tá em reforma. Assim, quase todas as cesarianas estão sendo feitas aqui! O que acontece é que muitos pacientes de Viana

também vêm pra cá! E como é beira de estrada, a demanda é muito grande”, finalizou.A matéria reproduzida do blog Luis Pablo diz que no Hospital Dr. Afonso Matos a calamidade pública é tão grande que falta coisas, como gases, soro, esparadrapos, entre outras e que nem ambulância há naquela cidade.

Folha de SJB

Saiba quanto os municípios de S. J. Batista, Olinda Nova e Matinha receberam do MS

Municípios do Maranhão contam com mais R$ 2,2 milhões para a qualificação dos seus serviços e de suas equipes de saúde na Atenção Básica. O Ministério da Saúde liberou esse montante a 123 cidades credenciadas ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Em todo o Brasil, o repasse foi de R$ 133 milhões a 4.881 municípios. As transferências foram feitas na quarta-feira, 27 de julho.

O Ministério da Saúde define o incentivo aos municípios com base em avaliações próprias e de usuários sobre os serviços oferecidos pelas equipes e unidades de saúde. Além disso, a projeção considera os perfis sociais, econômicos e culturais de cada localidade, acrescidos ainda pelos recursos das equipes de Saúde Bucal e Agentes Comunitários de Saúde. A Atenção Básica é considerada a porta de entrada dos serviços de saúde, sendo capaz de resolver cerca de 80% dos problemas da população, reduzindo a necessidade de procedimentos mais complexos e da hospitalização.

A qualificação dos profissionais de saúde é uma ferramenta estratégica para fortalecer esses princípios da Atenção Básica e aperfeiçoar os atendimentos. O PMAQ-AB é um incentivo aos gestores e equipes de atendimento para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população na Atenção Básica. Os municípios credenciados devem promover um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. O programa eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade do atendimento.

O repasse de R$ 133 milhões alcança 45.880 equipes de saúde, sendo 28.177 de Saúde da Família (ESF), 16.067 de Saúde Bucal (SB) e 1.636 de Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Ao todo, há atualmente 71.568 equipes em 5.489 municípios brasileiros. Entre os municípios atendidos, estão São João Batista, Olinda Nova do Maranhão e Matinha. Confiram AQUI a lista completa dos municípios.

Folha de SJB

Projeto social elaborado em São Vicente é aprovado pela Embaixada Francesa no Brasil

O projeto de criação do Instituto Santa Teresinha foi aprovado esta semana pela Embaixada Francesa do Brasil .O projeto fluiu da ideia de alunos, professores e cidadãos da cidade de São Vicente Ferrer, localizada na região da Baixada Maranhense.

Alex Bruno durante atividades do instituto em São Vicente Ferrer

Elaborado pelo nutricionista e mestre em Saúde Pública pela Fiocruz, biólogo, professor, Alex Bruno Serra Costa, que também é o atual presidente do Fórum Multicultural da Juventude de São Vicente Ferrer. De acordo com as informações, o projeto visa capacitar jovens da cidade de São Vicente Ferrer, cujo município tem um dos piores PIB do país e também do IDH.

A Embaixada Francesa do Brasil analisou todo o projeto e decidiu financia-lo, de acordo com as informações passadas pelo nutricionista. “Iremos produzir projetos que ajudarão o município na área de saúde, educação, meio ambiente, artes e esporte. Será criado um fundo de apoio à projetos elaborados pelos jovens alunos do Instituto Santa Teresinha”, disse o profissional.

Vale ressaltar que o projeto também foi apoiado por acadêmicos e professores da Faculdade Santa Teresinha, CEST de São Luís Maranhão.”Estou muito feliz por essa conquista para minha cidade, a luta foi grande mas tivemos fé e confiamos em Deus. Tenho certeza que nosso instituto vai ajudar no desenvolvimento social de minha cidade ” ressaltou Alex Bruno.

Folha de SJB

Mutirão da saúde acontece no povoado Lago dos Peixes, em São João Batista

Como parte da programação da Semana do Bebê em São João Batista, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou esta semana os mutirões da saúde, que visa levar melhorias nas condições de vida para os povoados da nossa cidade. O evento acontece todo semana até o mês de agosto.

O primeiro povoado atendido foi Lago dos Peixes, onde as ações do mutirão levaram atendimento odontológico, vacinação, consulta médica, consulta de enfermagem, palestras informativas e orientação às mães, dando continuidade as ações da semana do bebê, organizado pela Comissão do Selo Unicef.

De acordo com a secretária de saúde, Sandra Lacerda, todos os profissionais da saúde estão envolvidos nesse projeto, com apoio da Secretaria de Assistência Social, que também desempenhou suas funções no sentido de orientar sobre a importância do registro civil, bolsa família e abordando temas como violação dos direitos da criança e do adolescente e direitos da mulher.

As próximas ações serão no povoado Chapada do Tingindor (20), Guaribal (27), Olho D’água dos Bodes (03/08), Capim Açu (10), Santana (17), Cafuzal (24), Beirada (31), São Domigos (06/09) e Quiá (21/09).

Folha de SJB

Audiência Pública discute vacinação animal em São João Batista

Uma Audiência Pública, realizada no Centro de Convenções da Juventude, discutiu a vacinação animal em São João Batista. O evento foi organizado pela Vigilância Epidemiológica, através da Secretaria Municipal de Saúde, e teve apoio do Ministério Público Estadual.

De acordo com as informações, toda a população foi convidada, principal os donos de cães e gatos e receberam esclarecimentos do médico veterinário Orlando Martins, da Secretaria de Saúde do Estado. Donos de animais estão se recusando a autorizar a vacinação,  que impede o trabalho dos agentes.

Por isso, a promotora Maria do Nascimento falou sobre o compromisso que o proprietário possui para com o seu animal. Por fim, Agentes Comunitários de Saúde, a coordenadora da Vigilância, Joseana Batista e a a titular da Secretaria de Saúde, Sandra Lacerda, fizeram suas considerações reafirmando parcerias em toda Rede de Saúde e com a população em geral.

Segundo os relatos, os donos de animais alegam que a vacina trazia prejuízo ao cão, onde o mesmo perdia suas habilidades de caça e muitas vezes vinha a óbito. Porém a secretária disse que como São João Batista é prioritário por haver diagnostico positivo de raiva canina, achou-se necessário esclarecimento junto aos proprietariados para que não haja recusa para a campanha que será realizada entre os dias 18 de julho a 18 de agosto deste ano.

Folha de SJB

Médicas cubanas são homenageadas em São João Batisa

As três médicas cubanas completaram este mês três anos de serviços prestados ao povo de São João Batista e por isso foram homenageadas ontem, 19 de junho, por amigos que elas fizeram em nossa cidade.

A homenagem foi realizada na casa de Dona Consuelo, na avenida ‘Getúlio Vargas’, no centro da cidade. As três médicas, Tatiana Paula Penalver Penalver,  Violeta Caridad Correa Aguirre e a Dr. Mari fazem parte do Programa ‘Mais Médicos’, do Governo Federal.

Folha de SJB

Ambulância perde freio em São João Batista

Um motorista de uma ambulância da cidade de São João Batista perdeu o controle do veículo e quase revira no povoado Cruzeiro, zona rural daquele município. Segundo o que o blog colheu na Secretaria Municipal de Saúde o motorista perdeu o controle.

Com péssimas condições de uso, uma delas está na oficina e a outra deverá ir também segundo as informações. Há notícias não confirmadas de que o acidente teria sido acontecido por falta de freio no veículo.

Em tempo

O motorista que estava dirigindo a ambulância entrou em contato com o blog e confirmou a versão dada de que de fato a ambulância perdeu o freio. Aelson disse ainda que o disco também não presta da ambulância.

Folha de SJB

Carreta contra hanseníase estará em São Vicente Ferrer no dia 14 de junho

Dezenas de municípios maranhenses já foram beneficiados com a Carreta Ponto Final na Hanseníase, que teve início no mês de abril e vai até a primeira quinzena de julho. O atendimento móvel aos municípios é uma solicitação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) ao Ministério da Saúde (MS), que possui convênio com o laboratório Novartis, fornecedor do medicamento para o tratamento da doença. No primeiro roteiro, feito entre fevereiro e abril deste ano, foram realizados 4.160 atendimentos, sendo diagnosticados 110 novos casos da doença e 68 suspeitas, que serão submetidas a confirmação.

A carreta já realizou 1.851 atendimentos, descobriu 41 casos de hanseníase e encaminhou 88 suspeitas para confirmação posterior. Os números retratam o trabalho da carreta nos municípios de Paraibano, Lagoa do Mato, Fortuna, São José dos Basílios, Tuntum, Dom Pedro, Governador Archer, Santo Antônio dos Lopes, Capinzal do Norte, Pedreiras, Trizidela do Vale, Lago da Pedra, Esperantinópolis, Lima Campos, Timbiras, Coroatá, Caxias e Afonso Cunha. A carreta, também, esteve em São João do Sóter, Matões e Parnarama.

As atividades do mês de junho já foram iniciadas, passando pela cidade de Timon, entre os dias 1º e 2. Hoje (6), a carreta passa por Paulo Ramos. Nos próximos dias, os atendimentos ocorrerão em Lago Verde (dia 7), Cajari (dia 9), São Vicente de Férrer (dia 14), São Bento (dia 15), Palmeirândia (dia 16), Pinheiro (dia 27 e 28) e Serrano do Maranhão (dia 29). Em julho, a carreta atenderá em Presidente Sarney (dia 1º), Peri Mirim (dia 4), Guimarães (dia 5), Bequimão (dia 6), Alcântara (dias 7 e 8) e São Luís (dias 11 a 15).

A hanseníase ataca principalmente a pele e os nervos, podendo afetar os braços, as pernas, as mãos e os pés. Se não for tratada, pode causar incapacidades ou deformidades nas mãos, pés, nariz, orelhas ou nos olhos. A doença pode atingir homens e mulheres, adultos e crianças. É transmitida de uma pessoa para outra por meio do contato próximo e prolongado. Pessoas com hanseníase param de transmitir a doença imediatamente depois que iniciam o tratamento. No caso de suspeita da doença, o paciente deve procurar uma unidade de saúde mais próxima. O tratamento é gratuito e está disponível em todas as unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Folha de SJB

Alunos da Faculdade Santa Terezinha fazem passeata em São Vicente Ferrer

Formandos do pólo da Faculdade de Santa Terezinha (Cest), em conjunto com o Fórum Multicultural realizaram hoje, 25 de maio, uma grande passeata na cidade de São Vicente Ferrer, que contou com a participação de mais de 700 pessoas.

Segundo as informações, a caminhada visava conscientizar a população sobre a saúde, tema dos vários cursos oferecidos pela instituição na região da Baixada Maranhense como Gestão Hospitalar, Enfermagem, Agente de Saúde e Nutrição. O curso está sendo coordenado pelo professor Cleonir e pelo nutricionista Bruno.

Alunos das cidades de São Vicente, São João Batista, Olinda Nova do Maranhão, Cajapió e São Bento participaram da manifestação, que também teve a presença de autoridades municipais como o vice-prefeito Lelé Arouche, de secretários municipais e da população em geral.

“Saímos pelas ruas da querida São Vivente Ferrer com um grande grupo de alunos de varias cidades da Baixada para fazermos uma caminhada de conscientização à população sobre a saúde e conseguimos mobilizar cerca de 700 alunos, todos de branco para expressar o empenho aos cursos que nos foram dados pela faculdade”, disse Abraão Coelho, aluno da instituição.

Folha de SJB

São João Batista atinge meta contra a gripe, informa secretaria

A Prefeitura Municipal de São João Batista, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no período de 30 de abril a 20 de maio, a campanha contra a Influenza que tem como objetivo diminuir a morbidade e a mortalidade que o vírus pode causar priorizando os grupos vulneráveis.

De acordo com a secretaria, estes grupos estão divididos entre crianças de 6 meses a menor de 5 anos, gestantes, mulheres pós-parto até 45 dias, trabalhadores de saúde, idosos a partir de 60 anos, pessoas privadas da liberdade e as pessoas que possuem alguma comodidade independente da faixa etária.

Em conversa com a secretária, Sandra Lacerda, ela informou que o município continua na intensificação da campanha com a meta geral já alcançada de 83, 28% haja visto que o Ministério da Saúde (MS) preconiza 80% para cada público citado acima. “Este número aumentará para 95,56%, haja visto que o ministério ainda não atualizou o site”, disse a titular da pasta.

O município iniciou suas atividades intensas no dia 30 de abril que foi o dia ‘D’ de abrangência nacional com postos abertos em pontos estratégicos na zona urbana para melhor atender esses grupos considerados para o Ministério da Saúde prioritários devido o risco maior de letalidade.

“Desde então as nossas oito equipes formadas por enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e nossos agentes comunitários de saúde continuaram essa imunização nas micro áreas e realizando busca ativa e visitas domiciliares para os clientes acamados.  A falta da imunização foi presente em muitos estados, sendo divulgado pelos meios de comunicação”, disse Sandra Lacerda.

A secretária informou ainda que a cidade de São João Batista foi, juntamente com Penalva, as únicas cidades da Baixada Maranhense a estarem na primeira lista de municípios que cumpriram as metas estabelecidas e que o município recebeu o quantitativo necessário para que o trabalho acontecesse de forma continuada, garantindo o direito de cada cidadão joanino.

Folha de SJB

Novo Centro Cirúrgico será entregue a população de São João Batista no próximo mês

Prefeito Amarildo

O prefeito Amarildo, conforme anunciou na posse dos professores e novos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, na última quarta-feira, garantiu que o Hospital Municipal da cidade de São João Batista está sendo contemplado com um novíssimo, moderno e completo Centro Cirúrgico.

De acordo com o prefeito, o centro estará sendo entregue a população no próximo mês e vem composto por uma mesa cirúrgica moderna, foco cirúrgico, monitor cardíaco, desfibrilador cardíaco, aspirador automático, aparelhos de pressão,⁠⁠⁠⁠ foco cirúrgico com oito polos e um bisturi elétrico. Os recursos são da própria prefeitura.

O centro receberá o nome da enfermeira Rosilda Serra, que faleceu recentemente em São João Batista e trabalhou por vários anos naquela unidade de saúde. “Com esta ação, podemos dizer que o avanço foi enorme, haja vista os que hoje aqui existem estão ultrapassados e que já era pra ter sido substituídos há tempo pelas administrações passadas”, disse Amarildo.

“Parabenizamos o prefeito Amarildo Pinheiro pela coragem e determinação em poder cuidar melhor das pessoas que irão precisar destes equipamentos no hospital e dar sobretudo aos profissionais médicos e paramédicos melhores condições de trabalho”, disse a secretária de Saúde, Sandra Lacerda, ao falar sobre o investimento.

Mais equipamentos

Além destes equipamentos, que já foram comprados, nos próximos dias estarão sendo licitados duas caminhonetes 4×4 traçadas, que servirão de apoio aos profissionais do Programa Saúde da Família, para se deslocarem para zona rural.

Ao blog, o prefeito informou que estes equipamentos estão sendo adquiridos com verbas individuais do atual presidente da Câmara Federal, Waldir Maranhão.

Equipamentos comprados

Folha de SJB

Blogueiro denuncia caos na saúde do município de São Vicente Ferrer

Prefeita Maria Raimunda

O blogueiro pinheirense Zé da Graça, pai do médico Giovanne, denunciou hoje o caos que vive a saúde do município de São Vicente Ferrer. Administrado pela prefeita que só voltou ao comando da administração devido a uma liminar do desembargador Serejo, o município está totalmente abandonado e a população denuncia o descaso na área da saúde. Vejam o que ele disse em sua página.

“Além de a população ter que conviver num município onde o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano ter indicadores de longevidade (saúde), renda e educação baixíssimas, têm ainda de conviver com o medo de morrer na porta de um hospital. Visto da precariedade que se encontra o Hospital Municipal de São Vicente de Ferrer- Precisamos denunciar de funcionamento e atendimento, começou uma escalada de migração de pacientes para outros municípios vizinhos em busca de socorro médico chegando a superlotar o hospital de São João Batista o mais próximo e matinha, isso quando não se deslocam até Viana.

Esse local chamado de hospital, não tem a mínima estrutura para funcionar nada. É necessário ter responsabilidade com o povo de São Vicente. Não dá para fechar os olhos para essa realidade tão grave. As pessoas estão vivendo um verdadeiro caos atrelado ao ponto do desespero quando vão ali procurar saúde a muito se deparam com a falta de médicos, anestesistas, medicamentos, alimentos para pacientes e nem material para um simples curativo até mesmo sacos plásticos para colocar lixo do hospital, nada mais ali funciona.

Segundo informações das pessoas que me enviam reclamações, existe também por parte do poder executivo a desvalorização dos profissionais da saúde naquele município.  A população e os profissionais  sentem muito com esse abandono por parte da prefeitura, mas os funcionários sentem muito mais  com essa falta de valorização da categoria que tem que atender o povo em um local totalmente precário. Essa situação é lamentável, deplorável. O hospital está abandonado é um falta tudo.

Senhora prefeita, uma liminar lhe deu direito de ser reconduzida ao cargo após o seu afastamento por acusação de improbidade administrativa e desvio de recursos públicos, agora necessariamente V.Sª e sua secretária de saúde devem honrar os cargos que assumem, é inadmissível essa situação lamentável e deplorável de como você conduz o patrimônio que não é seu, é do POVO.

Você precisa adotar providências urgentes, pois a população não aguenta mais tanto descaso na saúde pública. Lembre-se: A Constituição diz o seguinte: art.II – a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o estado e município promover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.

Pois bem. Comece a cumprir com o restante das suas obrigações os Vicentinos não aguentam mais tanto descaso na saúde publica da sua terra. Cuidado com a palavra de ordem em outubro. TCHAU QUERIDA!”. Fonte: Blog do Zé da Graça.

Folha de SJB

Agora lascou: médico pode entrar na justiça contra prefeita de São Vicente Ferrer

Para  receber mais de 39 mil reais por pagamento de serviços médicos prestados á Prefeitura Municipal de São Vicente Ferrer, governada pela prefeita Maria Raimunda Araújo Sousa e que já foi acionada pelo Ministério Publico Estadual por improbidade administrativa, o medico Giovanni Viegas Moreira pode entrar na justiça contra o município vicentino.

Prefeita Maria Raimunda está sendo acusada pelo Dr. Giovanni

Giovanni Viegas, que é pinheirense e atualmente dá plantões no Hospital Municipal de São João Batista, quer que a prefeita quite o débito pendente da prefeitura que lhe é devido desde janeiro de 2013, referente aos plantões hospitalar por ele ter trabalhado no hospital daquela cidade.

Segundo o medico, a prefeita descumpriu o acordo firmado para pagamento do débito desde janeiro/2013 o que agora agrava na cobrança de juros e correções no quantum a que tem direito e espera a cobrança das correções via justiça. Em conversa com este blog, o médico nos adiantou que já acionou um advogado para estudar a legalidade da medida a ser tomada em relação à causa.

O reclamante falou que essa prefeita, durante os anos que vem governando, criou um clima de descontentamento elevado ao terror da insatisfação geral junto à população pela sua desastrosa forma de administrar o município e em especial à saúde que hoje se tornou uma indecência via o agravamento na falta de recursos e materiais para funcionamento da única casa de saúde daquele município.

“Se por ventura a prefeita Maria Raimunda não acordar para o cumprimento da responsabilidade e sacramentar a legalidade do meu pagamento com brevidade, o indicativo para a solução será a justiça.”, finalizou o Dr. Giovanni. Matéria reproduzida integralmente do Blog do Zé da Graça.

Folha de SJB

Efetivos do hospital protestam e governo já liberou pagamento

Alguns funcionários efetivos do Hospital Municipal tentaram paralisar as atividades por conta dos atrasos nos pagamento dos servidores concursados. O início da greve aconteceu hoje cedo e já foi contornada pela gestão.

De acordo com as informações, alguns funcionários chegaram a ficar em frente ao hospital, se recusando a entrar na unidade, como forma de protesto. Porém, agindo rápido, a prefeitura já liberou o pagamento de todos os efetivos.

Segundo informou a prefeitura, desde ontem foi liberada a parcela para os profissionais e o banco ainda não tinha liberado para as contas dos servidores. A prefeitura informou ainda que vem mantendo o pagamento de todos os servidores efetivos.

Folha de SJB

Secretaria de Saúde lança campanha contra mosquito em São João Batista

Diante das ações já realizadas pelos governos estadual e federal no que diz respeito ao enfrentamento ao mosquito Aeds Aegypti, a cidade de São João Batista não poderia ficar alheio as ações preconizadas pelo Ministério da Saúde. Por isso, reuniu ontem a sociedade para o lançamento da campanha que visa combater o mosquito transmissor de vários doenças no mundo inteiro. O evento foi realizado na Colônia de Pescadores.

Na mesa de abertura do evento estavam presentes a secretária municipal de saúde, Sandra Lacerda; o chefe de gabinete e representante do prefeito, José Mendes Everton; do gestor da URE Marcelo Santana Dante; do controlador de vetores da URE, Orlando Rabelo; da representante da Secretaria de Estado da Saúde, Joseneide Matos; do coordenador do Fórum da Juventude, Jailson Mendes; da agente de saúde, Valdimara Santos; do agente de endemias, Seu Ivan; do coordenador de limpeza, Lourenço Facure; do representante da Semed, Silvio Oliveira; da representante da SMAS, Claudia Sampaio; e do conselheiro de saúde, Raimundo Nonato Santos Pinheiro.

Além de agentes de saúde e de endemias, alunos, professores e representantes de organizações sociais participaram do evento. Essa foi a primeira fase da mobilização e nesse primeiro momento foram recebidos os representantes do Governo do Estado para apresentação do plano de enfrentamento contra o mosquito. Joseneide Matos apresentou fielmente todas as ações desenvolvidas pela Secretaria Epidemiológica da SES no nosso município e a coordenadora municipal da vigilância, Josy, também apresentou o plano de ação de São João Batista, enfatizando assim as ações já desenvolvidas por profissionais da Secretaria de Saúde do Município.

“Trabalharemos uma grande mobilização de conscientização e limpeza dos quintais e terrenos baldios, entraremos nas residências (quando autorizados pelo proprietário) e faremos as possíveis identificações de focos do mosquito e de recolhimento das larvas para análise. E diante disso, faz-se necessária a convocação da sociedade em geral, porque sabemos que essa é uma luta das massas e não apenas de gestores”, disse a secretária Sandra Lacerda. Ela acrescentou que São João Batista hoje conta com uma equipe multiprofissionais treinados e capacitados para a identificação de focos do mosquito e nos dias 14, 15 e 16 de março será feita uma ação pente fino nas residências. O evento terminou com uma apresentação teatral do Fórum da Juventude.

APOIO

A prefeitura municipal está totalmente empenhada nesse combate, não medindo esforços para suprir a necessidade da Secretaria Municipal de Saúde com relação as campanhas preventivas, disponibilizando todo material necessários para ação que envolve 5 mil sacos pra lixo, material informativo, equipamento de proteção para os profissionais e muito mais.

“Uma ação dessa natureza, realizada com critérios e responsabilidade envolvendo a sociedade como um todo, e sem participação desta, nenhum resultado positivo poderá ser alcançado, e neste entendimento, acredito que iniciativas deste nível envolvendo governos municipal, estadual, federal e sobretudo a comunidade,teremos certeza de que os perigos que este vírus alcança nosso povo, aqui em São João Batista, não excitaremos em impedir sua manifestação e proliferarão. Assim São João Batista através de sua secretária larga na frente demonstrando responsabilidade com saúde da nossa gente e dos que estarão por virem ao mundo”, disse o prefeito Amarildo Pinheiro durante conversa com o blog.

Folha de SJB

SECRETARIA DE SAÚDE LEVA AÇÃO SOCIAL AO POVOADO CONCEIÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista levou no ultimo dia 13 deste mês mais uma ação aos povoados da nossa cidade. Desta vez, os moradores de Conceição foram beneficiados com os serviços do Projeto ‘Mutirão da Saúde’, organizado em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

De acordo com a secretária Sandra Lacerda, dezenas de pessoas participaram da ação social e que foram beneficiados com serviços como consultas médicas, distribuição de remédios, aferição de pressão, serviços com profissionais de diversas áreas como nutrição e odontologia, além de palestras sobre programas sociais do Governo Federal.

Em conversa com o blog, a secretária disse que ações como essas são vistas de modo positivo e que além desta comunidade, a secretaria já levou o projeto para diversos povoados. ‘A ideia é alcançar mais comunidades da nossa cidade e levar ações essenciais para a saúde destes moradores’, disse.

Folha de SJB