GESTANTES DE SÃO JOÃO BATISTA RECEBERÃO BENEFÍCIOS DO GOVERNO FEDERAL

O Governo Federal autorizou o repasse de recursos para incentivo de exames pré-natal em 73 municípios maranhenses. O pagamento da parcela única deve chegar a grávidas inscritas até a 12ª semana de gestação. A cidade de São João Batista é a que tem maior número de beneficiadas no Maranhão. Estão entre os municípios com maiores repasses: São José de Ribamar, Codó, Coelho Neto, Amarante do Maranhão, Paraibano e Alto Alegre do Pindaré. Cada grávida tem direito ao saque de 20 reais. 
A informação foi publicada no mês passado no Diário Oficial da União. São 2.992 beneficiadas, o que totaliza R$ 59.840,00. O repasse dos recursos faz parte da Portaria Nº 752, assinada nesta também no mês passado e é referente ao incentivo de qualificação do Componente Pré-natal, por gestante inscrita e captada precocemente no SISPRENATAL WEB. 

O SISPRENATAL WEB, inserido dentro da Rede Cegonha, é um sistema online que permite cadastrar a gestante, monitorar e avaliar a atenção ao pré-natal e ao puerpério prestadas pelos serviços de saúde a cada gestante e recém-nascido, desde o primeiro atendimento na Unidade Básica de Saúde até o atendimento hospitalar de alto risco. O sistema contribui, ainda, para identificar fatores que caracterizam a gravidez de risco, com o objetivo de promover a segurança da saúde da mãe e da criança, e auxilia na identificação de complicações responsáveis pelas principais causas de morbidade e mortalidade materna e perinatal. 


Os recursos para os municípios representam o número de gestantes cadastradas no SISPRENATAL WEB e captadas até a 12ª semana de gestação, no período de 1º de Fevereiro de 2012 a 28 de fevereiro de 2013. Foram excluídos os Municípios que não apresentaram gestantes captadas precocemente no SISPRENATAL WEB. 


Confira a lista de municípios beneficiados: Açailândia, Afonso Cunha, Altamira do Maranhão, Alto Alegre do Pindaré, Alto Parnaíba, Amarante do Maranhão, Anajatuba, Apicum-Açú, Bacabal, Bacabeira, Barão de Grajau, Benedito Leite, Bom Lugar, Brejo de Areia, Buriti, Buriticupu, Buritirana, Carolina, Carutapera, Caxias, Chapadinha, Codó, Coelho Neto, Conceição do Lago-Açú, Cururupu, Duque Bacelar, Governador Newton Bello, Grajau, Icatu, Imperatriz, Lago da Pedra, Lago Verde, Loreto, Matões do Norte, Nova Colinas, Paco do Lumiar, Paraibano, Parnarama, Passagem Franca, Paulo Ramos, Pinheiro, Porto Franco, Porto Rico do Maranhão, Riachão, Ribamar Fiquene, Rosário, Santa Quitéria do Maranhão, Santana do Maranhão,Santo Amaro do Maranhão, São Bernardo, São Joao do Soter, São Joao dos Patos, São Jose de Ribamar, São Luís, São Luís Gonzaga do Maranhão, São Mateus do Maranhão, São Raimundo Das Mangabeiras, Sucupira do Riachão, Tuntum, Vargem Grande, Vitorino Freire, Presidente Juscelino, São Joao do Paraiso, Riachão, Santa Rita, Bom Jardim, Jatobá, Mirador, Sitio Novo, Presidente Médici, Colinas, Santa Helena, São Joao Batista.


Folha de SJB

CAMINHADA MARCA O DIA MUNDIAL DE COMBATE A AIDS EM SÃO JOÃO BATISTA

Uma caminhada marcou o Dia Mundial de Combate a Aids em São João Batista. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, comandada pelo secretário Carlos Figueiredo, e coordenado pela secretária adjunta e coordenadora da Atenção Básica, Ediane Rios, e foi realizado no último dia 02 de dezembro. A caminhada aconteceu da Praça do Viva até a Praça de Eventos. Lá, além de serviços oferecidos pela pasta, a Superintendência de Cultura realizou uma programação cultural envolvendo os alunos que participaram da movimentação. O dia 1° de dezembro é o dia mundial de combate à AIDS, mas aqui em São João Batista foi lembrado no dia 02.


A AIDS é uma doença que ataca o sistema imunológico do homem, permitindo que seu organismo fique fragilizado, podendo ser contaminado com o vírus de várias outras doenças. O vírus responsável pela doença é o HIV (vírus humano da imunodeficiência), fazendo da AIDS a quarta doença que mais causa morte no mundo. Instituído no final da década de oitenta, o dia primeiro de dezembro une pessoas do mundo todo a fim de fazer um manifesto de conscientização sobre a doença e seus maiores problemas.

As formas de contágio são através de uso compartilhado de seringas, alicates de unha, instrumentos não esterilizados que furam e cortam, gravidez de mulheres infectadas e, principalmente, relações sexuais. As transfusões de sangue também são uma forma de contágio, mas no Brasil este risco chega a quase zero. Porém, tivemos casos de milhares de pessoas infectadas dessa maneira, como o caso do sociólogo Herbert José de Sousa, o Betinho, que em 1986 foi contaminado em razão da hemofilia. Numa triste história, seus dois irmãos, Henfil e Chico Mário, faleceram da mesma maneira no ano de 1988.

Com isso, foram criadas campanhas de defesa aos direitos dos portadores do vírus HIV, fundando-se a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS. Segundo informações do ministério da saúde, no Brasil, entre 1980 e 2007, foram constatados mais de 470 mil casos de contaminação. No âmbito mundial, a contaminação chega a sete mil e quinhentos casos por dia, sendo que até o fim de 2007 os casos atingiram trinta e três milhões de pessoas, por dados da Organização Mundial de Saúde.
Os principais sintomas da doença são: diarreias, herpes, infecções cerebrais e o aparecimento de câncer. Além desses, como o organismo da pessoa infectada encontra-se muito fraco e debilitado, surgem outras doenças como gripes, pneumonia, tuberculose, meningite e demência – já em estágio bem mais avançado. O tratamento da doença é feito através de um coquetel de drogas, descoberto em 1995. Porém a medicação, por ser muito forte, causa efeitos colaterais como a diminuição das disfunções renais e do fígado. Além disso, os pacientes necessitam de acompanhamento médico constante, além de auxílio nas áreas da psicologia, psiquiatria, serviço social, nutrição e outras.


Folha de SJB

SES E PREFEITURA INTENSIFICAM VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA EM SÃO JOÃO BATISTA

A Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio da Vigilância Epidemiológica, informou nessa quarta-feira (27), durante reunião técnica realizada na sede da Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, em São Luís, que o Maranhão está em estado de alerta contra a raiva, doença viral que atinge os humanos e geralmente é transmitida por meio da mordida de um animal infectado, em especial caninos e felinos.

De acordo com a SES, de 2005 até agora, 39 pessoas morreram devido à raiva. Somente este ano, foram três óbitos, sendo um na Região Metropolitana (São José de Ribamar) e dois no interior do estado (Humberto de Campos e Mirinzal). Representantes do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) permanecerão até hoje (28), na capital maranhense, para avaliar, junto com membros da SES, soluções para inibir a proliferação do vírus causador da raiva no território maranhense.


Ainda segundo a secretaria, devido ao grau mais elevado dos riscos de infecção, pelo menos 15 municípios do Estado (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, Mirinzal, Humberto de Campos, Viana, Cajapió, São João Batista, São Vicente de Férrer, Barreirinhas, Caxias, Timon, Imperatriz e Açailândia) constituem a lista das localidades consideradas prioritárias no combate à raiva.


De acordo com o secretário-adjunto de Vigilância em Saúde da SES, Alberto Carneiro, é preciso diagnosticar a causa das ocorrências de raiva no interior do Estado. “Houve uma proliferação do vírus. Antes deste ano, tínhamos um controle da doença no interior do estado, o que não aconteceu em 2013. Precisamos controlá-la no Maranhão”, disse.


Folha de SJB

CIDADE JÁ RECEBEU QUASE 50 MIL PARA COMBATE A DENGUE

O ministro da saúde, Alexandre Padilha, chega hoje no Maranhão para anunciar investimentos. Ontem, no diário oficial da união, já foi publicado repasse para combater a dengue. Mais de quatro milhões de reais vão ser liberados para o estado do Maranhão. 
A Portaria que foi baixada nesta quarta-feira (20) considera a necessidade de intensificar as medidas de vigilância, prevenção e controle da dengue antes de seu período sazonal com a realização de ações de combate ao vetor. De acordo com a Superintendência de Vigilância Epidemiológica, dezoito municípios estão em estado de alerta no Maranhão estes apresentaram infestação acima de 1%. Barra do Corda, Rosário, Açailândia apresentam mais de 2% de índice de infestação. 

Doze municípios estão com alta incidência de casos em 2013, entre eles os principais são: São Pedro dos Crentes, Igarapé do Meio, Feira Nova do Maranhão. A maior taxa de óbitos do ano foi registrada em São Luís onde quatro pessoas morreram. Mais de quatro milhões de reais vão ser liberados para o estado do Maranhão.

Na portaria foi divulgada os repasses para cada município do Maranhão. De acordo com os dados, a cidade de São João Batista já recebeu quase 50 mil reais para o combate a dengue. Foram repassados exatamente 44.225 mil reais para a Prefeitura Municipal.

Folha de SJB

EMPOSSADOS OS NOVOS MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

Os novos membros do Conselho Municipal de Saúde foram empossados ontem, na Câmara de Vereadores de São João Batista. O evento contou com a participação dos 12 eleitos, do secretário municipal de Saúde, Carlos Figueiredo, do secretário chefe de Gabinete, Assis Araújo, do vereador Cabeça, da secretária-adjunto de Saúde, Ediane Rios, e da assessora da secretaria, Rosyelly Figueiredo.

Na abertura, o secretário de saúde, que também foi eleito presidente do Conselho Municipal de Saúde de São João Batista, Carlos Figueiredo, parabenizou os eleitos e elencou algumas melhorias nestes 10 meses de governo. Carlos Figueiredo também enfatizou a dificuldades encontradas desde quando assumiu a pasta, mas afirmou que aos poucos, e com apoio do prefeito da cidade, vem melhorando a área da saúde e disse que espera contar com o empenho e participação do Conselho de Saúde.
Representando o prefeito de São João Batista, Amarildo Pinheiro, o secretário-chefe de Gabinete, também aproveitou para parabenizar os novos membros. Assis Araújo disse que o prefeito não pode está presente na cerimônia por que estava em Brasília, assinando convênios sobre o Programa Cidade Digital, que visa modernizar a cidade com cabos de fibras óticas e acesso gratuito de internet. De acordo com o secretário, o gestor vem dando todas as condições para que o secretário desenvolva um bom trabalho, tal como vem fazendo Carlos Figueiredo a frente da secretaria.
Quem também destacou os avanços conseguidos foi o vereador Cabeça, que estava representando a Câmara Municipal de Vereadores. O parlamentar parabenizou o prefeito e o secretário pelo bom trabalho na saúde e afirmou que a saúde de São João Batista já melhorou, e que inclusive já fez isso publicamente na câmara, na semana passada, quando ficou doente e foi ao Hospital Municipal. Cabeça disse que foi bem recebido e agradeceu o empenho nesta área do gestor Amarildo Pinheiro e do secretário Carlos Figueiredo.
Logo após a solenidade de abertura, todos os conselheiros municipais de saúde receberam suas portarias, assinadas pelo prefeito, para poderem atuarem como conselheiros. Associações, Sindicatos, Fórum da Juventude, Igrejas e Comunidades fazem parte do Conselho Municipal de Saúde de São João Batista, que conta com 12 membros efetivos. Entre as atribuições dos conselheiros de saúde, está a mobilização e a articulação da sociedade na defesa dos princípios constitucionais que fundamentam o SUS, para o controle social de saúde, bem como, atuação na formulação e no controle da execução da política de saúde, incluindo os seus aspectos econômicos e financeiros, além de propor estratégias para a sua aplicação aos setores público e privado.
Folha de SJB

PARCERIA GARANTE EXAMES GRATUITOS EM SÃO JOÃO BATISTA

Uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal e o Instituto BSM Saúde está garantindo exames gratuitos em São João Batista. A Semana de Saúde Visual está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, através de seu secretário, Carlos Figueiredo.
De acordo com as informações, estão sendo oferecidos gratuitamente os serviços de avaliação, triagem e consultas de vista, com médicos oftalmologistas do Instituto BSM Saúde. O mutirão começou ontem e vai até o dia 22 de novembro. 

Os serviços começam por volta das 8 horas e vão até a tarde. Os exames estão sendo realizados no Centro de Convenções João Furtado Dominici, localizado na rua Benício Gomes dos Santos, no centro da cidade de São João Batista.

Folha de SJB

MUNICÍPIO SERÁ CONTEMPLADO COM MAIS MÉDICOS, CIDADE JÁ CONTA COM DOIS

O município de São João Batista deverá receber mais profissionais do Programa do Governo Federal, “Mais Médicos”. Já contemplado com dois médicos convivendo aqui na cidade, Dra. Violeta e Dra. Tatiane, ambas cubanas que ficarão prestando serviços nas especialidade de Atenção Básica pelos próximos três anos, o município acaba de ser contemplado outras vez com profissionais médicos. A informação é prefeito, Amarildo Pinheiro, e do secretário de Saúde, Carlos Figueiredo.

“Porém ainda sem precisão de quantos serão deste segundo ciclo da segunda chamada e nem a origem patriótica dos mesmos, ao certo é que logo, logo esse noticia se confirmará, pois hoje estaremos reunindo com técnicos do Ministério da Saúde em São Luis para discutir as bases deste acordo”, afirmou o prefeito Amarildo Pinheiro. Confirmado isso, a equipe de assessores e auxiliares da secretaria municipal de São João Batista vai se destacando, pois poucos ainda são os municípios contemplados com médicos do programa do Governo Federal.

Além disso, o município de São João Batista já conta com recursos pra construir duas modernas UBSs em Santana e Olinda dos Aranhas, além da reforma do Hospital Municipal e possivelmente estará assinando um convênio com o Governo Estadual pra conseguir mais uma novíssima ambulância pro nosso município. Segundo informou Amarildo, esse setor terá uma atenção especial em sua administração, embora os recursos sejam poucos, ainda assim vem fazendo grandes esforços pra manter dois médicos diários no hospital, exames de média complexidade, medicação, PSF atuante, programas atualizados, porém reconhece o excesso de funcionários que vem dificultando o custeio no setor da forma que gostaria e com algumas críticas até deste blog. Nesse ponto, o gestor espera melhorar no ano que vem. 
Amarildo Pinheiro também reconhece que embora tenha feito todos esforços pra evitar insatisfações da população, fará investimento consideráveis pra manter a saúde como pilar de credibilidade da sua gestão, pois foi com esse setor, um dos pontos positivos, que o teria levado sua vitoria política. Como todos sabem e e ele mesmo faz questão de dizer, sempre cuidou do povo em São Luis nesses 22 anos dedicados aos seus munícipes. E pra isso mudou a direção do hospital visando, com isso, ter mais perto de seu controle a gestão e melhorar esse atendimento, mais considera ter havido avanços substanciais neste ano considerando anos anteriores. 
Acreditamos e pedimos que realmente possamos dar o mínimo de atendimento digno a nossa população tão esperançosa e sedenta de uma boa ação desta pasta no governo do progressista Amarildo Pinheiro. Portanto a chegada de mais médicos em nosso município já marca uma época do governo Amarildo, a confirmada essa outra remessa, este governo ira registrar a maior presença de médicos por habitantes na história do município nesses 55 anos de emancipação política.
Folha de SJB

AÇÕES DA SECRETARIA DE SAÚDE CHEGAM À REGIÃO DOS CAMPOS

As ações da Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista chegaram à Região dos Campos. O projeto que visa levar as atividades da Prefeitura Municipal para a zona rural da cidade, chegou ao povoado Beira da Baixa, um dos lugares mais distantes do centro do nosso município. A ação foi acompanhada de perto pela secretária adjunta de Saúde, Ediane Rios.
Estiveram presentes na ação a vereadora Cristina Figueiredo, o ex-vereador Chico de Lindoca e o superintendente de Cultura, Carlos Eduardo. O projeto faz parte de um planejamento firmado entre o prefeito, Amarildo Pinheiro e o secretário de Saúde, Carlos Figueiredo, que visa levar ações na área da Saúde para a população que tem dificuldades em acessar os serviços na saúde.

De acordo com as informações as ações foram voltadas para palestras educativa, testes de glicemia, consultas médicas, coleta de exames, aferição de pressão e entrega de medicamentos, além de entrega de roupas para a população mais carente. As ações também foram voltadas para a área da Cultura, comandada pelo jovem Carlos Eduardo.

Desde o começo do ano, a Secretaria Municipal de Saúde vem levando uma série de ações e atividades aos povoados de São João Batista. De acordo com Ediane Rios, a próxima etapa do projeto será realizada no povoado Enseada dos Bezerros, provavelmente no dia 10 de dezembro.

Folha de SJB

LÍDER DO GOVERNO ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE DUAS UBSs EM SÃO JOÃO BATISTA

Louro e Amarildo Pinheiro
O Líder do Governo na Câmara Municipal de Vereadores, Louro, anunciou na última quarta-feira a construção de duas Unidades Básicas de Saúde em São João Batista. De acordo com o parlamentar, além das UBSs será construída uma praça.

A primeira Unidade Básica de Saúde será construída no povoado Olinda dos Aranhas, que custará cerca de 408 mil reais. A outra será construída no povoado Santana, que também custará o mesmo valor. De acordo com Louro, estes valores já estão em caixa.

Em matérias anteriores, o Blog Folha de SJB, o prefeito de São João Batista, Amarildo Pinheiro, já tinha anunciado a construção destas unidades, que serão construídas com modelos similares às Upas (Unidade de Pronto Atendimento).

O parlamentar ainda afirmou que informações passadas pelo prefeito, está assegurada a construção de uma praça no povoado Olinda dos Aranhas, que se chamará ‘Maria Aranha’. Estas obras já estão em processo de licitações e a previsão para construção é de até no ínicio do proximo ano.

Folha de SJB

MÉDICAS CHEGAM AMANHÃ EM SÃO JOÃO BATISTA

Duas médicas cubanas chegarão amanhã, segunda-feira, na cidade de São João Batista. As médicas Violeta Caridad Correa Aguirre e Tatiana Paula Penalver serão recepcionadas pelo prefeito da cidade, Amarildo Pinheiro, e pelo secretário municipal de Saúde, Carlos Figueiredo. A recepção será realizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde, em frente à Praça de Eventos.
Secretário de saúde ao lado das duas médicas
O prefeito da cidade, Amarildo Pinheiro, ressaltou a importância da vinda das profissionais. “Além de já estarmos contando com bons profissionais, contaremos com mais duas médicas, que com certeza darão um novo rumo na saúde de nossa cidade”, disse o prefeito. De acordo com as informações passadas pelo secretário, ambas são especialistas atenção básica e clinica geral. “Elas irão cumprir a carga horária de 32 horas, sendo de segunda a quinta-feira no município, São João Batista”, adiantou Carlos Figueiredo. 

A Marinha será responsável pela locomoção e entrega de todos os médicos a seus respectivos municípios. Na última semana, o secretario de saúde, Carlos Figueiredo, participou da reunião para acolhimento das médicas do programa, no hotel Praia Mar, com a presença da representante do Ministério da Saúde, Dra Tania. 

O secretario Carlos Figueiredo fez uso da palavra, dando boas vindas e aproveitou para conhecer as medicas que virão para o nosso município amanhã. Esta e a segunda remessa de médicos do programa a chegar ao Estado e, consequentemente, em seguida distribuídos aos municípios.

Folha de SJB

SUPERINTENDÊNCIA DE CULTURA APOIA AÇÃO SOCIAL NO POVOADO CONCEIÇÃO

A Superintendência Municipal de Cultura, comandada pelo jovem Carlos Eduardo Costa, se fez presente durante mais uma Ação Social da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde. Nesta semana, uma série de ações foram desenvolvidas no povoado Conceição e contou com a participação de dezenas de pessoas.
Tarde Cultural
O evento foi realizado na creche do povoado. A Superintendência de Cultura apoio todo o desenvolvimento do projeto que levou no período vespertino uma grande Tarde Cultural, com brincadeiras voltadas para o público infantil. A pedido também da superintendência, o Grupo de Capoeira ‘Herança Brasil’ fez uma apresentação comandada pelo professor Leonildo.
Capoeira
Seguindo, com apoio da superintendência em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, a Companhia de Dança SJB apresentou uma coreografia de funk, animando a Tarde Cultural e envolvendo todos os presentes no povoado. A programação seguiu com a apresentação da Companhia Comitiva SJB, apresentando uma Dança Country.
Apresentações teatrais
De acordo com Eduardo Costa, foi apresentado ainda uma peça teatral comandada pela Companhia Independente, do povoado Palmeiral. E para terminar a participação da Superintendência de Cultural, foi montada uma Sessão de Cinema, com um filme voltado para o público infantil. “Acho muito importante a iniciativa da Secretaria de Saúde, de juntar forças com a Superintendência de Cultura para desenvolver ações como esta”, disse.
O superintendente ainda avaliou como positiva a ação social da Prefeitura Municipal de São João Batista. “Esta ação obteve um ótimo resultado. Me sinto feliz em poder contribuir não só com esta ação mas com todas as muitas outras que virão, com apoio incondicional do nosso prefeito, Amarildo Pinheiro”, finalizou o superintendente.
Sessão de Cinema

Folha de SJB

MÉDICOS PASSARÃO POR TREINAMENTO ANTES DE CHEGAREM A SÃO JOÃO BATISTA

Um total de 81 médicos estrangeiros desembarcam na tarde desta terça-feira (29), em São Luís. A medida faz parte da segunda etapa do Programa Mais Médicos, do governo federal. Os profissionais chegam à capital maranhense em voo da Força Aérea Brasileira (FAB) por volta de 13h30.

Um outro grupo de 81 médicos deve desembarcar nesta quarta (30), às 17h20, totalizando 162 profissionais recebidos na segunda etapa do programa. Outros 37 médicos já estão no Estado, o que resulta em um total de 199 estrangeiros atuando no Maranhão.

Na quinta (31) e na sexta (1º), os estrangeiros vão participar de um evento de acolhimento realizado por representantes dos órgãos responsáveis pela saúde pública de São Luís e do Estado. O objetivo é colocar os profissionais à parte da situação da Saúde no Maranhão.

Os médicos estrangeiros serão distribuídos em 70 municípios do Maranhão, entre eles o município de São João Batista, que receberá 02 médicos requisitados pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Folha de SJB

CIDADE RECEBERÁ DOIS MÉDICOS DO PROGRAMA ‘MAIS MÉDICOS’

Nesta terça-feira (29), 162 médicos estrangeiros desembarcam em São Luís. Os profissionais, contratados pelo Ministério da Saúde, vão atuar em 69 municípios. Eles fazem parte do programa Mais Médico, que já contratou 37 profissionais para trabalhar no interior maranhense. O deslocamento dos médicos até o Maranhão será acompanhado pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira, e será realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB).
Segundo informações passadas ao Blog Folha de SJB, a cidade de São João Batista foi contemplada com dois médicos que virão trabalhar em nossa cidade. Nos dias 30, 31 e 1º, eles participarão de uma programação de acolhimento, com a participação de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e do Conselho Estadual de Saúde. O objetivo é informá-los sobre a situação da saúde no Maranhão, antes de iniciarem a atuação nos municípios.

No início de setembro, chegaram ao Maranhão 37 médicos estrangeiros do programa. Na maioria de Cuba, eles estão atuando na atenção primária dos municípios de Altamira do Maranhão (2), Amarante do Maranhão (3), Arame (3), Buriticupu (3), Chapadinha (6), Coroatá (2), Monção (2), Santa Helena (2), São José de Ribamar (2), Serrano do Maranhão (2), Urbano Santos (2) e Vargem Grande (2), além de Distritos Indígenas (6). Com informações da SES.
O município de São João Batista  foi contemplado com 02 médicos na nova etapa do Programa “Mais Médicos” do Governo Federal. Na terça-feira e quarta-feira, desembarcam 162 médicos no Brasil para 70 cidades. A seguir a lista…


Folha de SJB

MINISTÉRIO DA SAÚDE ELOGIA TRABALHO DA SECRETARIA DE SAÚDE DE SÃO JOÃO BATISTA

Carlos Figueiredo e Amarildo Pinheiro
No ultimo dia 16 de outubro, o município de São João Batista, recebeu a visita do Chefe de Departamento do Estado de Zoonose, o Sr Salim, juntamente com a Dr. Aldeilza, representante do Ministério da Saúde. Ambos vieram supervisionar o serviço da Vigilância Epidemiológica, com relação ao controle da Raiva Animal no Município. 

Vale salientar que o nosso município estava a 03 anos sem vacinar os animais (cachorros e gatos), de acordo com o que declarou o secretário de Saúde. A campanha anual contra a raiva animal iniciou no dia 28 de setembro e encerrará no dia 05 de novembro, e até agora o município já vacinou aproximadamente 1.605 cães e 345 gatos. A campanha está sendo coordenada pela Joseana Batista Costa, sob a responsabilidade dos Agentes de Saúde.

“Inclusive a Secretaria de Saúde de São João Batista está fornecendo, ao Agentes de Saúde, treinamento e capacitação, através da Secretaria de Epidemiologia do Estado do Maranhão”, afirmou o secretário Carlos Figueiredo. Os representantes do Ministério da Saúde e do Estado do Maranhão elogiaram e parabenizaram a Secretaria de Saúde do Município, por está cumprindo todas as pactuações junto ao Ministério. 
Dessas pactuações é possível listar o envio de amostra (cabeça do animal), para diagnóstico laboratorial de raiva animal, reunião técnicas com os profissionais de Saúde, tratamento e acompanhamento das pessoas agredidas com as vacinas antirrábica, animal, soro e a observação do animal. 


“Informo ainda, que a Educação em Saúde está acontecendo em todos o Município, por intermédio das equipes de estrategia de saúde da família, com a presença do Secretario de Saúde Carlos Figueiredo, que está acompanhando de perto, a vacinação. A raiva de 100% de letalidade, e que pode ser prevenida com uma simples lavagem com água e sabão”, finalizou o secretário.

Reunião com a SES e  o Ministério da Saúde
Por ultimo, a Secretaria de Saúde pede a compreensão dos nossos munícipes e quando o agente de saúde chegar em sua casa, libere os seus animais para serem vacinados, afinal de conta é saúde publica e nós queremos de vez acabar, ou minorar o sofrimento desses animais que não foram vacinados ao longo dos anos.


Folha de SJB

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIVULGA AÇÕES PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Carlos Figueiredo
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou sua agenda de ações para os próximos dias na cidade de São João Batista. Duas ações serão executadas, de acordo com o que informou o secretário de saúde, Carlos Figueiredo. A primeira será o Dia ‘D’ de Vacinação contra a raiva animal. A segunda será uma ação social no povoado Quiá.

Amanhã, sábado, a Prefeitura Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde realizará, a partir das 8 horas, o Dia ‘D’ de Vacinação Canina contra a raiva animal. A campanha tem como tema “Demonstre amor por seu animal e o leve ao posto mais próximo da sua residência”. De acordo com Carlos Figueiredo, os postos de saúde que farão parte da campanha são os da sede (próxima à prefeitura), de Santana e Arrebenta.

Outra ação será realizada no povoado Quiá pela Secretaria de Saúde. Lá estarão sendo realizadas consultas médicas, consultas de enfermagem, glicemia capilar, aferição de pressão arterial, coleta de preventivo, palestras educativas, testes rápidos de HIV e Hepatites Virais, vacinação humana e canina e atividades físicas e massoterapia.

As atividades serão realizadas no dia 7 de outubro, a partir das 8 horas da manhã na escola “Fabrício Costa Correia”. “Contamos com total apoio de nosso prefeito para realizar estas atividade e aproveito para convidar toda a população para participar destas ações que visam melhorar a qualidade de vida da nossa população”, finalizou o secretário Carlos Figueiredo.

Folha de SJB

AJUSTAMENTO DE CONDUTA VAI GARANTIR FARMACÊUTICOS NAS FARMÁCIAS DE SÃO JOÃO BATISTA

Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) vai garantir que todos os estabelecimentos comerciais que vendem remédios tenham agora um farmacêutico ou um bioquímico a disposição dos clientes. O termo foi assinado ontem na sede da Promotoria de Justiça pelo Ministério Público, pelo Conselho Regional de Farmácias, pela Secretaria Municipal de Saúde, pela Vigilância Sanitária e pelos donos de farmácias da cidade de São João Batista.
Na reunião estavam presentes o secretário municipal de Saúde, Carlos Figueiredo; a promotora de justiça, Maria do Nascimento Carvalho; o representante do Conselho Regional das Farmácias, Paulo Sergio Tavares; o representante da Vigilância Sanitária, José Maria Pinheiro Dominici e os representantes das farmácias “Farma Saúde”, “Farmácia Viegas”, “Drogaria do Trabalhador”, “Farmácia Meireles” e “Farmácia Diniz”.
Segundo o termo todas as farmácias terão um prazo de 08 meses para se regularizarem. “Caso não cumpram este acordo eles sofrerão interdição pela Vigilância Sanitária e seus donos serão responsabilizados”, disse o secretário municipal de Saúde de São João Batista, Carlos Figueiredo, afirmando que todos os donos destes estabelecimentos reconhecem que estão funcionando sem obedecer à legislação vigente no Brasil. Depois deste prazo o Conselho Regional de Farmácias fiscalizará o cumprimento do termo e irá apresentar um relatório ao Ministério Público.
De acordo com a promotora de justiça, Maria do Nascimento, o ajustamento de conduta é preciso, pois nenhuma das farmácias da cidade são registradas no Conselho Regional das Farmácias e nem dispõem de um profissional como bioquímico e farmacêutico. “Considerando a falta de registro dos estabelecimentos perante o CRF/MA e a inexistência do profissional farmacêutico como responsável técnico, é preciso que estes estabelecimentos se adequem às normas”, disse Maria do Nascimento.

Folha de SJB

CONCURSO DOS ACS: PREFEITURA E APROVADOS DEVEM RECORRER DA DECISÃO DA JUSTIÇA

A Promotoria de Justiça da Comarca de São João Batista garantiu, na Justiça, a suspensão do processo seletivo para o cargo de agente comunitário de saúde. A ação é de autoria da promotora de justiça Maria do Nascimento Carvalho Serra. A decisão da juíza da cidade, Jaqueline Rodrigues, ainda não chegou oficialmente ao Poder Executivo, mais a assessoria jurídica já avisou que vai recorrer da decisão da magistrada que suspendeu o certame hoje.
E não é só a gestão que deve recorrer, os próprios aprovados no concurso estão se preparando para contestar a sentença da juíza. A informação já saiu no site do Ministério Público e foi dada em primeira mão pelo Blog Folha de SJB. De acordo com a decisão, a qual o blog teve acesso, o Ministério Público questionou o fato de que a primeira etapa do seletivo não foi realizada por instituição credenciada. Ao questionar a prefeitura sobre a instituição realizadora da seleção e o respectivo processo de licitação, foi informada que o processo foi conduzido por uma comissão de servidores da Secretaria Municipal de Saúde.

Ainda de acordo com a decisão de Jaqueline Rodrigues, outro questionamento apresentado pela promotoria foi o fato de o edital exigir que os candidatos tivessem nível médio, enquanto a lei 11.350/2006 estabelecer que a exigência de formação para o cargo de agente de endemias é ter nível fundamental completo. Há informações não confirmadas de que logo depois que a promotora chamou a administração na primeira vez, foi mudado o edital e só foi exigido o Ensino Fundamental, como determina a lei.

A decisão da justiça levou em conta, justamente, o segundo argumento levantado pelo Ministério Público, da exigência de nível médio para concorrer ao cargo de agente comunitário de saúde, para suspender o processo seletivo, contratação, posse e entrada em exercício dos aprovados. Em caso de descumprimento da ordem, foi fixada multa diária de R$ 200.

Quanto à realização da seleção ficar a cargo de servidores da prefeitura, a decisão judicial sustenta que a contratação dos agentes comunitários pode ser feita por meio de processo seletivo simplificado, que não necessita de intermédio de empresa contratada. Há também informações não confirmadas que de fato o certame se tratava de um Seletivo Simplificado e não um Concurso Público propriamente dito, fato que será sustentado pela defesa.

Por último, em sua decisão que até então a Prefeitura Municipal de São João Batista não foi notificado, a juíza diz que o município terá 60 dias para apresentar defesa, o que deve ser feito por meio da Assessoria Jurídica da prefeitura, comandada pelo advogado Eduardo Gomes, ex vice-prefeito. Outras informações  a qualquer momento.

Folha de SJB

SAI O RESULTADO DA SEGUNDA ETAPA DO CONCURSO DOS AGENTES DE SAÚDE, CONFIRAM

A Prefeitura Municipal de São João Batista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou agora o resultado da primeira etapa do Concurso Público para Agentes de Saúde. O processo está sendo coordenado pela secretária adjunta de saúde, Ediane Rios. Confiram…
RESULTADO DA PRIMEIRA ETAPA DO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA – ACS
                    
 ZONA URBANA: SEDE
N° INSC.
CLASSIFICADOS PARA O INTRODUTÓRIO-ACS
NOTA
015
Johnathan Davi Ferreira Teixeira
8,25
141
Vanda Silva Santos
8,0
020
Amanda Gaspar Pereira
7,5
146
Raquel dos Santos Lopes
7,25
085
Rayfran da Silva Madeira
7,0
097
Ângela Maria dos Santos Serra
6,75
167
Rose Cléa Rodrigues Costa
6,75
004
Márcia Regina Fonseca Serra
6,5
192
Lidiane Santos Ferreira
6,5
114
Antonia Maria de Sousa Ferreira
6,5
198
Karen Luana Gaspar Santos
6,5
 
ZONA RURAL: SANTA RITA ( Centrinho/Nova Iorck e Cafuzal)  
N° INSC.
CLASSIFICADOS PARA O INTRODUTÓRIO-ACS
NOTA
0161
 Maria Benedita Almeida Costa
8,5
0142
Geisa Barros Santos
7,5
0073
Rosely Pinheiro Costa
7,25
0067
Aelson Costa Viegas Gonçalves
7,25
0038
Ana Lourdes Andrade Alves
6,75
0071
Ilma Lucília Costa Diniz
6,75
0059
Edson  Reiter Sousa Figueiredo
6,75
0034
Adeliane Santos Curvelo
6,26
0029
Márcia Santos Ferraz
6,25
0131
Leandro Galvão Neto
6,0
0149
Whatsney Wyth Santos Diniz
6,0
0151
Gilson Mendes Cutrim
6,0
0012
Taize Sodré Alves
6,0
0057
Paulo Sergio Serra Ferreira
6,0
ZONA RURAL: OLINDA DOS ARANHAS  
N° INSC.
CLASSIFICADOS PARA O INTRODUTÓRIO-ACS
NOTA
060
 Carlos Magno Soares Ferreira
6,5
017
Mateus  Corrês Aranha
6,0
ZONA RURAL: SANTANA  
N° INSC.
CLASSIFICADOS PARA O INTRODUTÓRIO-ACS
NOTA
0022
Siomara Everton Pinheiro
7,25
0109
Jucinaura Carvalho dos Santos
7,25
0143
Darlene Nascimento Lisboa
6,75
0130
Gerlane Cutrim Martins
6,25
ZONA RURAL: OLHO DÁGUA DOS BODES  
N° INSC.
CLASSIFICADOS PARA O INTRODUTÓRIO-ACS
NOTA
0169
Múcio Antonio Penha da Penha
6,25
0117
Raimundo João Dominici Ferreira
6,00
ZONA RURAL: ENSEADA DOS BEZERROS  
N° INSC.
CLASSIFICADOS PARA O INTRODUTÓRIO-ACS
NOTA
0061
Maria Raimundo Almeira Pinheiro
6,75
0197
Ivan Pereira Coelho
6,5
0128
Maria Albertina Costa
6,5
0187
Thaise Cristina Silva Costa
6,25
0156
Bertiane Aguiar Almeida
6,0
ZONA RURAL: CONCEIÇÃO/CRUZEIRO/SÃO DOMINGOS  
N° INSC.
CLASSIFICADOS PARA O INTRODUTÓRIO-ACS
NOTA
0157
Suely dos Santos Soares
9,0
0084
Josef de Jesus Pires Figueiredo
7,0
0064
Kledson Costa Lima
6,75
0068
Alexsandro Alves Mendes
6,75
0098
Herbeth Rodinele Madeira Nunes
6,5
0058
Erlan Costa Pereira
6,5
0065
Daniele Silva Bastos
6,5
0198
Wanderleya Costa Santos
6,5
0190
Márcia Fernanda B. Silva
6,5
0043
Cheila Santos Cotrim
6,5
0195
Natália Ferreira Costa
6,5
0063
Cileny Corrêa Martins
6,25
0079
Ana Leide Oliveira Pereira
6,25
0044
Angela Silva Cutrim
6,25
0032
Vivia Gomes Costa
6,0
0166
Teodoro Neto Fonseca Costa
6,0

MAIS DE 200 FIZERAM PROVA DO CONCURSO PARA AGENTES DE SAÚDE, CONFIRA A PROVA

Mais de 200 pessoas se inscreveram o Concurso Público de Agentes Comunitário de Saúde, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista. 

Foram exatamente 201 inscritos par as 03 vagas diretas e 22 vagas de reservas. Hoje, primeiro de setembro, foi realizada a prova, que faz parte da primeira etapa do concurso. 

A prova com questões objetivas foi realizada na escola “Marly Sarney” e começou as 08, terminando às 12 horas. Cinco salas foram escolhidas para a realização da primeira etapa.

Foram 10 questões de matemática, 10 questões de Língua Portuguesa e 20 questões de Conhecimentos Específicos, nesse caso questões que envolvem o trabalho do Agente de Saúde na comunidade como um todo. O resultado sairá no próximo dia 04 de setembro.

De acordo com a secretária adjunto de saúde, Ediane Rios, um gabarito com as respostas corretas sairá amanhã e ficará exposto no prédio da Secretaria Municipal de Saúde e publicado aqui neste Blog. 
No edital diz que os três primeiros que passarem em cada vaga ou cadastro de reservas, serão chamados. A segunda etapa será um curso sobre o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, que também será eliminatório. 

Folha de SJB

DIVULGADO O LOCAL E HORÁRIO DA PROVA DO CONCURSO PÚBLICO DE AGENTES DE SAÚDE

Secretário Carlos Figueiredo
A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista divulgou ainda pouco o local e o horário da prova do Concurso Público para Agentes Comunitários de Saúde. De responsabilidade da Prefeitura Municipal, o concurso oferece três vagas imediatas e vinte duas vagas de reserva. A informação foi passada ainda pouco pelo secretário de saúde, Carlos Figueiredo, com exclusividade para o Blog Folha de SJB.

De acordo com o secretário, as provas serão realizadas no dia primeiro de setembro, domingo próximo, a partir das 8 horas da manhã na Unidade Integrada ‘Marly Sarney”. “O candidato deve chegar meia hora antes da prova, contendo o comprovante de inscrição e documento de identificação com foto, além de caneta preta ou azul”, esclareceu Carlos Figueiredo.

De acordo com o secretário de saúde, Carlos Figueiredo, serão ofertadas três vagas de Agentes Comunitários de Saúde, e mais 22 vagas de reservas. No edital, que foi assinado pelo prefeito Amarildo Pinheiro, diz que o Agente de Saúde cumprirá uma jornada de trabalho de oito horas diárias, podendo ser convocado aos finais de semana.

Ainda de acordo com o edital o aprovado e classificado para as três vagas receberá um salário mensal de 950 reais, que pode ser acrescido de gratificação. A Secretaria Municipal de Saúde explicou que os candidatos só poderão se inscrever se residir na área ou microregião que está sendo ofertadas as vagas.

O candidato fará uma prova de 40 questões de carater eliminatório e classicatório e uma prova de conhecimento específicos, na primeira etapa. Quem passar vai para a segunda etapa, que é um curso sobre os Agentes Comunitários de Saúde, também de caráter eliminatório. O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por este mesmo tempo.

De acordo com o edital, serão oferecidas uma vaga para o povoado Conceição, que abrangerá também os povoados de Cruzeiro e São Domingos, e duas para o povoado Santa Rita, que abrangerá os povoados de Centrinho, Cafuzal e Nova York. As outras 22 vagas serão de reservas.

Folha de SJB

INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO DE AGENTES DE SAÚDE TERMINAM HOJE

A Prefeitura Municipal de São João Batista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já divulgou o Edital para o Processo Seletivo Público número 001 de 2013, que abre vagas para Agentes Comunitários de Saúde nas regiões da Zona Rural do município. De acordo com o mesmo, as inscrições para o concurso foram abertas na manhã do dia 19 e terminam hoje, 23 de agosto.

De acordo com o edital serão ofertadas três vagas de Agentes Comunitários de Saúde, e mais 22 vagas de reservas. No edital, que foi assinado pelo prefeito Amarildo Pinheiro, diz que o Agente de Saúde cumprirá uma jornada de trabalho de oito horas diárias, podendo ser convocado aos finais de semana. Ainda de acordo com o edital o aprovado e classificado para as três vagas receberá um salário mensal de 950 reais, que pode ser acrescido de gratificação. A Secretaria Municipal de Saúde explicou que os candidatos só poderão se inscrever se residir na área ou microregião que está sendo ofertadas as vagas.

Poderão se inscrever também os candidatos que tiverem igual ou acima de 18 anos, haver concluído o Ensino Médio e residir na área geográfica onde concorrerá à vaga. Os documentos para a inscrição, que será realizada na sede da secretaria, são duas fotos recentes, carteira de identidade, cpf, comprovante de residência, certificado de conclusão do Ensino Fundamental e comprovante de pagamento da taxa de inscrição, que é de 25 reais. O candidato fará uma prova de 40 questões de carater eliminatório e classicatório e uma prova de conhecimento específicos, na primeira etapa. Quem passar vai para a segunda etapa, que é um curso sobre os Agentes Comunitários de Saúde, também de caráter eliminatório. O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por este mesmo tempo.

De acordo com o edital, serão oferecidas uma vaga para o povoado Conceição, que abrangerá também os povoados de Cruzeiro e São Domingos, e duas para o povoado Santa Rita, que abrangerá os povoados de Centrinho, Cafuzal e Nova York. As outras 22 vagas serão de reservas. As provas serão realizadas no dia primeiro de setembro e o resultado das mesmas sairá no dia 04 do mesmo mês. O resultado final do concurso sairá no dia 18 de setembro. Outras informações podem ser tiradas na Secretaria Municipal de Saúde ou na Prefeitura Municipal, onde estão os editais.

Folha de SJB

VII CONFERÊNCIA DE SAÚDE É REALIZADA COM SUCESSO EM SÃO JOÃO BATISTA

Com o tema “Saúde: uma construção coletiva, direito e responsabilidade de todos”, a VII Conferência Municipal de Saúde de São João Batista foi realizada com sucesso e com grande participação popular. Realizada na Colônia de Pescadores e contou com a participação de diversos representantes de segmentos e foi coordenada pelo secretário municipal de saúde, Carlos Figueiredo. 
Na mesa de abertura estavam o secretário de Saúde, Carlos Figueiredo, que também é presidente do Conselho Municipal de Saúde; os secretários Assis Araújo, representando o prefeito Amarildo Pinheiro; Aguiar e Serginho Castro; os vereadores Luiz Everton, Renato Machado, Chico de Nhozinho, Uira Dominici e Louro; além do diretor da Unidade Regional de Saúde de Viana, Tenak.
O evento foi aberto pela apresentação da Companhia Country Comitiva SJB. Na mesa ainda estavam uma representante da Secretaria Estadual de Saúde, a representante dos Agentes de Saúde, Valdimara Santos e a assessora da Secretaria Municipal de Saúde, Rosyelly Figueiredo. Estavam ainda na mesa a promotora Maria do Nascimento Carvalho, representando o Ministério Público do Maranhão; e a juíza de São João Batista, Jaqueline Rodrigues, representando o Poder Judiciário. 
Por volta das 9 horas o presidente do CMS e secretário Carlos Figueiredo abriu oficialmente a conferência e falou sobre os avanços e desafios na área da cidade em nossa cidade. O secretário destacou o apoio incondicional do prefeito de São João Batista, Amarildo Pinheiro, e divulgou dados referentes aos avanços já conseguidos na área, que serão publicados em outras matérias neste blog. 
Depois quem falou foi o secretário chefe de Gabinete, Assis Araújo, que disse está convicto de já se tem avanços na saúde do município e justificou a ausência do prefeito. Segundo Assis Araújo o prefeito está cumprindo uma extensa agenda em São Luis, onde participa de reuniões com secretários de estado e encontro com empresas. Logo após quem falou foi o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Everton, que atentou para o atendimento e humanização do Hospital Municipal e voltou a dizer que muitos avanços já foram conseguidos. 
Para o representante da Regional de Viana, Tenak, São João Batista está no caminho certo para um salto na qualidade de saúde. Continuando as falas iniciais, foi a vez da juíza de direito de São João Batista, Jaqueline Rodrigues Cunha, que também disse que apesar de ser novata na cidade, espera que se conquiste de fato uma qualidade na saúde. A magistrada foi seguida pela promotora Maria do Nascimento Carvalho, que parabenizou o secretário e o prefeito Amarildo Pinheiro. 
Maria do Nascimento disse que já visitou o hospital municipal e afirmou que constatou mudanças na saúde em São João Batista. O encontro continuou com a Conferência Magna: “Saúde: Uma construção coletiva, direito e responsabilidade de todos”; painés sobre Atenção Básica na organização dos serviços de saúde, Ações de Vigilância em Saúde (Epidemiológica, Sanitária, Ambiental e Núcleo Municipal de Educação em Saúde).
Continuando, foram apresentados painéis da Assistência Farmacêutica; Serviços de Média Complexidade – Assistência Hospitalar e Saúde Mental, Controle Social, Fortalecimento do Conselho Municipal de Saúde, o SUS em São João Batista construindo um município saudável e Debates. Pela tarde teve discussão nos Grupos de Trabalhos, Apresentação e votação das propostas dos grupos de trabalho e a Eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Saúde.
A CONFERÊNCIA

Estamos no começo de mais uma gestão municipal, momento de construção dos Planos Municipais de Saúde e dos Planos Plurianuais. Portanto, este é também o momento de ouvir as contribuições da sociedade sobre os principais pontos a serem contemplados pela política de saúde que será elaborada e implementada nos próximos anos. 
Por reconhecer a importância da contribuição da sociedade civil para construção da política de saúde no município e que estamos realizando a 7ª Conferência Municipal de Saúde que terá como propósito de avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde, sendo considerada como momento de reflexão e construção coletiva dos rumos que se pretende para o SUS no espaço municipal.
Considerando o Art. 196 da CF, que garante o acesso universal e igualitário a ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como a Lei nº 8.080/90, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços de saúde e também a Lei nº 8.142/90, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS.
Por acreditar em tais princípios é que o Conselho Municipal de Saúde, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde tiveram a iniciativa de propiciar à população joanina a realização deste evento, por considerar que as conferências de saúde são espaços democráticos de discussão dos problemas de saúde da população, portanto é o local onde o povo manifesta, orienta e decide os rumos da saúde em cada esfera.
O objetivo é levantar propostas que venham contribuir para efetivação de um sistema de saúde de qualidade que atenda os princípios de universalidade, equidade e integralidade do SUS. Os objetivos são: Avaliar e propor diretrizes da política para o setor saúde, estabelecidas pelo Conselho Municipal de Saúde; Discutir temas específicos para propor novas diretrizes locais da política de saúde; Eleger os novos membros do Conselho Municipal de Saúde.
Temos a convicção de que estamos motivados para trabalhar em prol da necessidade de promover mudanças de atitudes em nossas práticas de atenção e gestão no sentido de fortalecer a autonomia e o direito dos cidadãos joaninos. Portanto, todos que estiverem motivados em contribuir para melhoria do sistema de saúde em nosso município estão convidados a participarem desta 7ª Conferência Municipal de Saúde.
Folha de SJB

INSCRIÇÕES PARA CONCURSO DE AGENTES DE DE SAÚDE COMEÇAM AMANHÃ

Carlos e Amarildo
A Prefeitura Municipal de São João Batista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já divulgou o Edital para o Processo Seletivo Público número 001 de 2013, que abre vagas para Agentes Comunitários de Saúde nas regiões da Zona Rural do município. De acordo com o mesmo, as inscrições para o concurso serão abertas amanhã e terminam dia 23 de agosto deste ano.
De acordo com o secretário de saúde, Carlos Figueiredo, serão ofertadas três vagas de Agentes Comunitários de Saúde, e mais 22 vagas de reservas. No edital, que foi assinado pelo prefeito Amarildo Pinheiro, diz que o Agente de Saúde cumprirá uma jornada de trabalho de oito horas diárias, podendo ser convocado aos finais de semana.
Ainda de acordo com o edital o aprovado e classificado para as três vagas receberá um salário mensal de 950 reais, que pode ser acrescido de gratificação. A Secretaria Municipal de Saúde explicou que os candidatos só poderão se inscrever se residir na área ou microregião que está sendo ofertadas as vagas.
Poderão se inscrever também os candidatos que tiverem igual ou acima de 18 anos, haver concluído o Ensino Médio e residir na área geográfica onde concorrerá à vaga. Os documentos para a inscrição, que será realizada na sede da secretaria, são duas fotos recentes, carteira de identidade, cpf, comprovante de residência, certificado de conclusão do Ensino Médio e comprovante de pagamento da taxa de inscrição, que é de 25 reais.
O candidato fará uma prova de 40 questões de carater eliminatório e classicatório e uma prova de conhecimento específicos, na primeira etapa. Quem passar vai para a segunda etapa, que é um curso sobre os Agentes Comunitários de Saúde, também de caráter eliminatório. O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por este mesmo tempo.
De acordo com o edital, serão oferecidas uma vaga para o povoado Conceição, que abrangerá também os povoados de Cruzeiro e São Domingos, e duas para o povoado Santa Rita, que abrangerá os povoados de Centrinho, Cafuzal e Nova York. As outras 22 vagas serão de reservas.
As provas serão realizadas no dia primeiro de setembro e o resultado das mesmas sairá no dia 04 do mesmo mês. O resultado final do concurso sairá no dia 18 de setembro. Outras informações podem ser tiradas na Secretaria Municipal de Saúde ou na Prefeitura Municipal, onde estão os editais.
Folha de SJB

VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE ACONTECE NA PRÓXIMA TERÇA

A VII Conferência Municipal de Saúde de São João Batista será realizada no dia 20 de agosto, terça-feira próxima. O evento será promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e pelo Conselho Municipal de Saúde. Com o tema “Saúde: uma construção coletiva, direito e responsabilidade de todos”, a conferência será realizada na Colônia de Pescadores.
A Conferência Municipal é uma etapa preparatória para as Conferências Estadual e Nacional de Saúde e têm como objetivos organizar o processo no início da gestão como momento de reflexão e construção coletiva dos rumos que se pretende para o SUS no espaço municipal e reconhecer a corresponsabilidade de cada ente federado, com base em quatro eixos temáticos.

As Conferências de Saúde são espaços democráticos de construção da política de Saúde, portanto é o local onde o povo manifesta, orienta e decide os rumos da saúde em cada esfera e visa à formulação de diretrizes para a construção de políticas públicas de saúde que deverão compor o plano municipal de saúde e o plano plurianual (PPA), portanto é neste momento que todos devem se mobilizar para a sua realização.

Após a Plenária final serão elaboradas propostas de ações prioritárias que serão encaminhadas para a Conferência Estadual e eleitos os delegados para representar o município na etapa estadual. Além do secretário de saúde, Carlos Figueiredo, o evento deve contar com a presença do prefeito Amarildo Pinheiro.



EQUIPE REDEDAÇÃO DO BLOG DA AGÊNCIA DE SJB

MUTIRÃO DA CATARATA TERMINA COM MAIS DE 500 CIRURGIAS REALIZADAS EM SÃO JOÃO BATISTA

Carlos e Amarildo

Mais de 500 cirurgias de catarata foram realizadas em São João Batista. A ação foi elogiada até pelos vereadores da Oposição é o resultada da parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo Federal. Ao todo 571 cirurgias foram realizadas e muitas pessoas da região foram beneficiadas. 

A cidade foi escolhida pela Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão para sediar um dos pólos da Baixada Maranhense. Sob o comando do prefeito Amarildo Pinheiro e do secretário municipal de Saúde, Carlos Figueiredo, o mutirão foi um sucesso. 

A informação é da coordenadora geral do mutirão na Baixada Maranhense, Ana Lurdes Lima, da Secretaria de Estado da Saúde e do Centro de Olhos Maranhense. Ana Lurdes disse o município atendeu os requisitos para sediar o mutirão, que envolveu cidades como Bacuritiba, Cajapió, São Bento, São Vicente Ferrer, Olinda, Palmeirandia e Cajari.


A coordenadora, ao acompanhar o mutirão aqui em São João Batista, elogiou o prefeito e o secretário pela organização e afirmou que a cidade vive um novo momento na saúde pública no Maranhão. 

Já o prefeito Amarildo Pinheiro disse que ao sediar o mutirão, coloca a saúde como prioridade em seu governo e disse que é compromisso da atual gestão fazer uma saúde de boa qualidade para os joaninos. O gestor parabenizou toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, especialmente o seu secretário, Carlos Figueiredo.

Já o secretário afirmou que este foi um esforço conjunto e que só foi possível graças à parceria entre a Prefeitura e Governo do Estado. Na sua fala, o secretário de saúde divulgou alguns dados a respeito do mutirão. Segundo Carlos Figueiredo, foram realizadas 571 cirurgias durante o mutirão em nosso município. Só em São João Batista foram realizadas 171 cirurgias de catarata. A equipe médica foi composta por 08 profissionais da SES.
Carlos Figueiredo ainda informou que cerca de 500 consultas médicas foram feitas durante este período com cirurgias de catarata realizadas com habitantes de outros municípios como São Bento (188 cirurgias), Palmeirândia (63 cirurgias), Olinda Nova (80 cirurgias), Cajapió (27 cirurgias) e São Vicente Ferrer (48 cirurgias). Um fato que marcou o mutirão foi que um senhor de 92 anos, da cidade de São Vicente Ferrer, há cinco anos deixou de enxergar e foi diagnósticado com problemas de catarata. Cerca de 24 horas depois de ter feito a cirurgia voltou a enxergar.

CATARATA
Coordenadora do Mutirão

A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). O cristalino normalmente é transparente. Ele atua como a lente de uma câmera, enfocando a luz conforme ela passa para dentro do olho. Conforme envelhecemos, as proteínas do cristalino começam a se degenerar e ele se torna opaco. Depois dos 40 anos, o formato do cristalino pode mudar. Isso permite que o cristalino concentre o foco em um objeto, não importando sua distância. As proteínas do cristalino começam a se degenerar e ele se torna opaco. O que o olho vê pode parecer turvo.

Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira. Há vários tipos de glaucoma. O glaucoma crônico simples ou de ângulo aberto, que representa mais ou menos 80% dos casos, incide nas pessoas acima de 40 anos e pode ser assintomático. 

Ele é causado por uma alteração anatômica na região do ângulo da câmara anterior, que impede a saída do humor aquoso e aumenta a pressão intraocular. O tratamento é clínico e à base de colírio.


Folha de SJB

SAI EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE EM SJB

A Prefeitura Municipal de São João Batista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou hoje o Edital para o Processo Seletivo Público número 001 de 2013, que abre vagas para Agentes Comunitários de Saúde nas regiões da Zona Rural do município. De acordo com o mesmo, as inscrições para o concurso estarão abertas no período de 19 a 23 de agosto deste ano.
De acordo com o secretário de saúde, Carlos Figueiredo, serão ofertadas três vagas de Agentes Comunitários de Saúde, e mais 22 vagas de reservas. No edital, que foi assinado pelo prefeito Amarildo Pinheiro, diz que o Agente de Saúde cumprirá uma jornada de trabalho de oito horas diárias, podendo ser convocado aos finais de semana.

Ainda de acordo com o edital o aprovado e classificado para as três vagas receberá um salário mensal de 950 reais, que pode ser acrescido de gratificação. A Secretaria Municipal de Saúde explicou que os candidatos só poderão se inscrever se residir na área ou microregião que está sendo ofertadas as vagas.

Poderão se inscrever também os candidatos que tiverem igual ou acima de 18 anos, haver concluído o Ensino Médio e residir na área geográfica onde concorrerá à vaga. Os documentos para a inscrição, que será realizada na sede da secretaria, são duas fotos recentes, carteira de identidade, cpf, comprovante de residência, certificado de conclusão do Ensino Médio e comprovante de pagamento da taxa de inscrição, que é de 25 reais.

O candidato fará uma prova de 40 questões de carater eliminatório e classicatório e uma prova de conhecimento específicos, na primeira etapa. Quem passar vai para a segunda etapa, que é um curso sobre os Agentes Comunitários de Saúde, também de caráter eliminatório. O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por este mesmo tempo.

De acordo com o edital, serão oferecidas uma vaga para o povoado Conceição, que abrangerá também os povoados de Cruzeiro e São Domingos, e duas para o povoado Santa Rita, que abrangerá os povoados de Centrinho, Cafuzal e Nova York. As outras 22 vagas serão de reservas.

As provas serão realizadas no dia primeiro de setembro e o resultado das mesmas sairá no dia 04 do mesmo mês. O resultado final do concurso sairá no dia 18 de setembro. Outras informações podem ser tiradas na Secretaria Municipal de Saúde ou na Prefeitura Municipal, onde estão os editais.

Folha de SJB

MAIS MÉDICO: NENHUM MÉDICO É SELECIONADO NA PRIMEIRA ETAPA PARA O MUNICÍPIO

Dos 1.753 médicos com diplomas de instituição de ensino brasileira selecionados para trabalhar no programa Mais Médicos do Ministério da Saúde, 49 são do Maranhão. A cidade de São João Batista está inscrita mas até agora nenhum médico foi selecionado.
O número pode mudar. O ministério vai divulgar a lista final dos selecionados na próxima segunda, 5. Eles vão atuar em 21 municípios maranhenses, incluindo a capital. O estado tem 83 municípios inscritos no programa. Em São Luís, dos 17 selecionados, cinco vão atuar no Distrito Sanitário Especial Indígena. 

Além da capital, Caxias e Imperatriz é que vão receber o maior número de profissionais médicos. Dos 5.565 municípios brasileiros, 3.511 cidades se cadastraram para a primeira rodada do programa Mais Médicos.

Folha de SJB

SMS COMEÇA CAMPANHA CONTRA A HEPATITE VIRAL

A Prefeitura Municipal de São João Batista, através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu ontem o começo da Campanha de Prevenção das Hepatites Virais. A programação, que começou vai até o dia 28 e foi realizada na Praça de Eventos. O Dia Mundial  da Luta contra as Hepatites Virais e inclui a realização de uma série de atividades de orientação, seminários, vacinação e testagem rápida para hepatites B e C.
O secretário de Saúde, Carlos Figueiredo, destaca que a campanha tem o objetivo de intensificar as ações de prevenção e diagnóstico das doenças, que geralmente não apresentam sintomas graves, retardando a identificação dessas patologias. O secretário frisou ainda que as atividades fortalecem as medidas de combate e controle das hepatites virais. 

DIA

O Dia Mundial de Luta contra as hepatites virais é lembrado no dia 28 de julho. A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista está preparando uma programação especial para lembrar a data. As atividades terão início no dia 22 de julho e vão até 2 de agosto. Muito comum no Brasil, a hepatite viral é uma doença silenciosa que pode levar até a morte. Os tipos A, B, C e D são os mais comuns no país. 

A hepatite A é transmitida geralmente pela água e alimentos contaminados. Já os vírus B, C e D são transmitidos sexualmente ou por contato com sangue contaminado. Existe ainda a transmissão do convívio domiciliar, quando há contato com alguém que esteja com algum dos vírus da hepatite viral. Nesses casos a hepatite viral pode ser transmitida por contato com machucados ou até mesmo por mosquitos.

O município está oferecendo desde hoje o teste rápido para o diagnóstico da hepatite, que é realizado no Hospital Municipal.  O tratamento para a doença é feito com medicamentos antivirais específicos para cada tipo de vírus. Além disso, o SUS oferece vacina contra a hepatite B,que pode ser encontrada na rede de saúde de forma regular. O público alvo para a vacina são pessoas com até 29 anos, profissionais de saúde, profissionais do sexo, bombeiros, policiais, indígenas.



Fonte: Folha de SJB 


EQUIPE DE REDAÇÃO DO BLOG DA AGÊNCIA DE SJB

SMS COMEÇA CAMPANHA CONTRA A HEPATITE VIRAL

A Prefeitura Municipal de São João Batista, através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu hoje o começo da Campanha de Prevenção das Hepatites Virais. A programação, que começou vai até o dia 28 e foi realizada na Praça de Eventos. O Dia Mundial  da Luta contra as Hepatites Virais e inclui a realização de uma série de atividades de orientação, seminários, vacinação e testagem rápida para hepatites B e C.
O secretário de Saúde, Carlos Figueiredo, destaca que a campanha tem o objetivo de intensificar as ações de prevenção e diagnóstico das doenças, que geralmente não apresentam sintomas graves, retardando a identificação dessas patologias. O secretário frisou ainda que as atividades fortalecem as medidas de combate e controle das hepatites virais. 

DIA

O Dia Mundial de Luta contra as hepatites virais é lembrado no dia 28 de julho. A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista está preparando uma programação especial para lembrar a data. As atividades terão início no dia 22 de julho e vão até 2 de agosto. Muito comum no Brasil, a hepatite viral é uma doença silenciosa que pode levar até a morte. Os tipos A, B, C e D são os mais comuns no país. 

A hepatite A é transmitida geralmente pela água e alimentos contaminados. Já os vírus B, C e D são transmitidos sexualmente ou por contato com sangue contaminado. Existe ainda a transmissão do convívio domiciliar, quando há contato com alguém que esteja com algum dos vírus da hepatite viral. Nesses casos a hepatite viral pode ser transmitida por contato com machucados ou até mesmo por mosquitos.

O município está oferecendo desde hoje o teste rápido para o diagnóstico da hepatite, que é realizado no Hospital Municipal.  O tratamento para a doença é feito com medicamentos antivirais específicos para cada tipo de vírus. Além disso, o SUS oferece vacina contra a hepatite B,que pode ser encontrada na rede de saúde de forma regular. O público alvo para a vacina são pessoas com até 29 anos, profissionais de saúde, profissionais do sexo, bombeiros, policiais, indígenas.


Folha de SJB