SECRETARIA DE SAÚDE VAI CRIAR A VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL DE SÃO JOÃO BATISTA

Imagem Ilustrativa

O secretário de Saúde de São João Batista, Carlos Figueiredo, informou que criará a Vigilância em Saúde Ambiental do município. De acordo com as informações, a portaria número 2.914 de dezembro de 2011, dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para o consumo humano e seu padrão de potabilidade.

“O município criará a Coordenação de Vigilância em Saúde e dentro dessa estrutura está sendo implantada a Coordenação de Vigilância Ambiental, que vai trabalhar diretamente as ações ligadas à prevenção, às doenças ocasionadas através da água, do ar e do solo. Atualmente a cidade já possui a Vigilância Epidemiológica e Sanitária e com isso estamos avançando na criação do Departamento de Vigilância Ambiental, que será de grande valia para os munícipes”, disse o secretário.

Em decorrência da criação do órgão, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde já iniciou algumas amostras em vários pontos como em todos os poços da Caema e nas residências de várias pessoas, bem como em comércios, na sede da cidade de São João Batista. Toda estas amostras foram encaminhadas para o Lacen (Laboratório Central do Maranhão), onde serão feitas as análises físicas, químicas e bacteriológicas. “Ainda como ação do departamento, todos os meses será encaminhado um relatório da zona urbana e rural, de forma que vamos acompanhar a água e o seu tratamento para que ao consumi-la, nossos munícipes possam ter mais segurança”, finalizou.

A Vigilância em Saúde Ambiental compreende o conjunto de ações e serviços prestados por órgãos e entidades públicas e privadas, relativos à vigilância em saúde ambiental, visando o conhecimento e a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de recomendar e adotar medidas de promoção da saúde ambiental, prevenção e controle dos fatores de riscos relacionados às doenças e outros agravos à saúde Instrução Normativa SVS/MS nº 1/2005.

Prefeito Amarildo e o secretário Carlos Figueiredo

Folha de SJB

3 respostas para “SECRETARIA DE SAÚDE VAI CRIAR A VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL DE SÃO JOÃO BATISTA”

  1. Parabéns Secretario pela iniciativa de melhorar a qualidade da que consumimos na nossa cidade, nenhum Secretário debgestoes anterior tiveram essa preocupação com a nossa terra. A cada VC surpreende com boas acoes isso encomoda quem nuncabfez nada. Parabens

  2. Parabéns CarlosFigueiredo, por se preocupar com o nosso conterrâneo, eu já tinha ate reclamado dessa situação aqui em casa, que ninguém tinha se preocupado com a agua que bebemos em São João Batista,VC em boa ora trás essa noticia boa p nos juaninos. Amaral esse Secretario é muito cuidadoso com o que ele faz dê mais apoio p ele, que faz a diferença. Parabens

  3. Parabéns Secretário.
    Esperamos pelo Plano de Ação e Monitoramento das ações de Vigilância da qualidade da água: cadastros e inspeções dos sistemas e soluções alternativas de abastecimento de água e coleta de água para consumo humano do municipio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *