CARLOS FIGUEIREDO GANHA PRÊMIO COMO UM DOS 25 MELHORES SECRETÁRIOS DE SAÚDE DO MARANHÃO

Secretário recebeu prêmio das mãos de sua mãe

Em reconhecimento às ideias e ações aplicadas no Município de São João Batista, o secretário municipal de Saúde, Carlos Figueiredo, foi homenageado no “The Best Saúde Maranhão”, um dos mais concorridos eventos voltados para a área médica já realizado no Estado. A cerimônia de entrega da premiação foi realizada nesta sexta-feira, no Hotel Luzeiros, na capital do Estado.

Idealizado pela equipe da Revista Saúde News, especializada em divulgar assuntos da área de saúde há 08 anos e com circulação em todo Norte/Nordeste, o prêmio reconhece os 25 melhores secretários municipais de saúde do Maranhão, pelos serviços prestados à sociedade maranhense, levando em consideração as ideias e ações que buscam soluções imediatas e eficazes para os problemas e deficiências na saúde pública.

Acompanhado de seus familiares, Carlos Figueiredo relatou que se sente muito lisonjeado em receber o prêmio, pois gerenciar as questões da saúde pública de São João Batista, que atende milhares de pessoas, para ela, é uma tarefa muito árdua; mas que ele está imbuído num processo de mudança que visa a melhoria do acesso e a qualidade da saúde dos joaninos. “É muito gratificante ser homenageado com um troféu tão importante e que ratifica a qualidade dos nossos serviços oferecidos na rede pública de saúde”, acrescenta.

“Oferecer bons e dignos serviços de saúde, manter unidades, em suas diversas modalidades, funcionando com atendimento de qualidade, com profissionais motivados, valorizados e com instalações adequadas, é um dos maiores desafios para quem está na administração pública. Falar em qualidade na Saúde significa investimentos constantes na capacitação de profissionais, na disponibilidade permanente de medicamentos e serviços e em equipamentos dos mais simples aos de mais alta tecnologia. Esse comprometimento deve ser apresentado à sociedade através das ações praticadas por nossa equipe na saúde da família, saúde bucal, saúde na escola, saúde mental, farmácia básica, metas vacinais e compartilhamento dos agentes de saúde”, disse. Em seu discurso, Carlos Figueiredo destacou algumas ações da Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista.

AÇÕES

Saúde da Família- O município possui 08 equipes, que levam atendimento a povoados e comunidades carentes e de difícil acesso. 07 encontramos e uma recuperamos. Durante o período de 2 anos, fizemos várias ações  nos povoados, levando  todos profissionais das Estratégias,   preventivos, consulta de enfermagem, palestras de prevenção, consulta médica, vacinação, teste de HIV e hepatite, atividades recreativas com apoio do Nasf, e Fórum da Juventude. Atendimento odontológico- procedimentos e prevenção.  Distribuição de Roupas e Calçados. O programa recebe o apoio integral do NASF – Núcleo de Apoio de Saúde da Família, disponibilizando toda semana os profissionais dentro das estratégias para atendimento e acompanhamento dos pacientes.

Saúde Bucal- Possuímos 04 equipes de PSB, fazendo os procedimentos oferecidos pela Atenção Básica: Limpeza, extração, restauração, além dos trabalhos de prevenção e educacionais. Saúde na Escola – Mobilizamos todos os profissionais para atendimento dentro das Unidades Escolares, realizando trabalho de prevenção e procedimentos básicos, além das atividades de recreação com todos os alunos. Saúde Mental- Contamos com uma equipe multidisciplinar, com tratamentos terapêuticos. O mesmo tem o Centro de Referencia, onde atendem todas as demandas do Município. E quando necessário fazem visitas domiciliares dos pacientes mais debilitados, as vezes chegando até a internação compulsória. O mesmo possui um grupo de reabilitação, para aqueles que são usuários de entorpecentes ou álcool. Em funcionamento, o setor de oficinas, onde vários artesanatos são confeccionas pelos próprios pacientes com a ajuda da Artesã.

Farmácia Básica- Com 8 Estratégias de Saúde da Família, contamos com um valor, considerado ineficiente para atender a demanda de mais ou menos  21 mil habitantes. Nesse sentido para que possamos atender esse numero de pessoas, as vezes temos que triplicar o recurso com contra partida do Municipio, que de fato tem muita carência. E nós sabemos que é de conhecimento do Ministério da Saúde, pois é informado através do Sistema, a quantidade dos casos de pacientes com HIPERDIA, e o mesmo não da o devido valor.

Metas Vacinais- Na maioria das campanhas de vacinação, se não em todas, fomos uns dos primeiros Municípios a atingir as metas. Com total apoio dos profissionais nas Estratégias de Saúde, e na Unidade Mista, além dos incansáveis Agentes Comunitários de Saúde, que melhor que todos, conhecem a verdadeira realidade da População. Inclusive, na ultima campanha de INFLUENZA, foi noticiado pela imprensa  que o nosso Municipio foi o 4º a atingir a meta preconizada pelo Ministério. Pensando nisso, fazemos anualmente o planejamento com mapeamento das campanhas de vacinação do nosso Municipio, para que nenhum munícipe deixe de ser imunizado, principalmente dos lugares mais distantes e de dicifil acesso.

Compartilhamento dos Agentes de Saúde- Nesta gestão os ACS, tem sido parceiros em todos as Ações desenvolvidas desde o inicio. Inclusive todos os repasses realizados pelo Ministério da Saúde imediatamente ta sendo repassados ao Agentes. Hoje, a classe possui um local todo mobiliado e informatizado para que eles possam desempenhar seu mister com presteza e rapidez.

Mudanças e adequações- Na Unidade Mista José Maria Santos Jacinto – HOSPITAL, possui atendimento de 24h, com uma equipe de médicos cirurgiões, enfermeiro e técnicos de enfermagem, técnicos laboratoriais, técnicos de raio-x, ultrassonografia, fisioterapia. O mesmo, para um melhor funcionamento, no inicio da gestão, melhoramos a parte estrutural e sanitária: retalhamos todo o Teto da Unidade, parte hidráulica, climatizamos todos os ambientes, da recepção às enfermarias, substituímos bancos de madeira por cadeiras conjugadas, melhoramos a área externa onde fica o jardim, reforma da cozinha, inauguramos mais um consultório médico, informatização da Diretoria, pavimentação de rede e esgoto, reforma da lavanderia,  aquisição de uma ambulância dando uma melhor qualidade de atendimentos aos nossos pacientes. Colocamos em funcionamento alguns setores que estavam desativados, como: raio-x, odontológico, melhoramos o laboratório com novos equipamentos, onde passamos de 3.000 para 10.000 exames mensais. Inclusive expandimos os atendimentos laboratoriais para os Posto de Saúde de Olinda, dando uma maior comodidade para os nossos pacientes.

DISCURSO

Por conta dessa compreensão, que o nosso Exmo. Prefeito tem se preocupado em encontrar mecanismos que financiem o custeio desta rede promotora de bem estar físico e psíquico da população de São João Batista, que viabilizem os recursos para os novos investimentos que precisamos fazer. Porém, os recursos só se tornam realidade quando temos projetos montados de maneira competente, projetos que sejam claramente viáveis e confiáveis, embasados na real necessidade de nossa comunidade.

Portanto, para finalizar queremos agradecer a todos os atores que integram a Saúde Municipal de São João Batista, a partir do Senhor Prefeito que tem conseguindo enfrentar os desafios da administração publica, usando da coerência no agir e possibilitando ações desenvolvimentistas para os seus munícipes. Aos técnicos da saúde pelo empenho sem medirem esforços no sentido de fazerem o melhor. Aos diretores, responsáveis, coordenadores, médicos, enfermeiros, bioquímicos, funcionários administrativos e de apoio, pois, conforme nos expressamos no inicio, somos uma equipe cuja produção é coletiva e cuja colheita é de todos nós e, principalmente, o cidadão de São João Batista.

Por fim, mais de uma forma proposital, agradecer ao grande construtor e arquiteto do Universo Deus! É com ele que contamos de forma incondicionada em qualquer momento e diante de toda e qualquer tarefa a ser executada que, aqui, não é pequena. Com perseverança, coragem e dignidade mudaremos a face da nossa saúde pública, oferecendo serviços de qualidade ao nosso povo. Os planos são factíveis e lutaremos para realizá-los materializando as ideias e concretizando os compromissos assumidos.

Espero agora, que juntos, como uma grande equipe de trabalho, possamos continuar fazendo uma saúde pública cada dia melhor para a nossa São João Batista, não nos esquecendo jamais, que esta pode ser a única alternativa para muitos, porque Deus, certamente, continuará nos ajudando.

Folha de SJB

7 respostas para “CARLOS FIGUEIREDO GANHA PRÊMIO COMO UM DOS 25 MELHORES SECRETÁRIOS DE SAÚDE DO MARANHÃO”

  1. “Oferecer bons e dignos serviços de saúde, manter unidades, em suas diversas modalidades, funcionando com atendimento de qualidade, com profissionais motivados” palavras de carlos figueiredo, brincadeira…..

  2. Sinceramente fico ate pasmo como se pode premiar a incompetencia, o descaso, a falta de transparencia, meu deus a saude daqui e um caoos, secretario sem o minimo de consciencia administrativa para ser um gestor, nunca na historia politica e administrativa se teve um secretario tão fraco e incompetente como esse, nossa saude está na uti já em estado terminal, sinceramente não entendo. Secretario vai embora o povo pede.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *