A prefeita Letícia de Sibá divulgou na tarde desta terça-feira, 22, uma nota de esclarecimento sobre as ações da Polícia Federal na cidade de Bacurituba. A atual gestora informou que as investigações são referentes ao ano de 2019 e 2020.


A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira, (22), nas cidades de São Luís, Bacurituba e Bom Jesus das Selvas, a Operação Inter Pares, com a finalidade de desarticular grupo criminoso estruturado para promover fraudes licitatórias e irregularidades contratuais no âmbito dos Municípios de Bacurituba e Bom Jesus das Selvas, envolvendo verbas federais que seriam utilizadas no combate à pandemia COVID-19.


Nesta segunda-feira (21), foram 13 cidades beneficiadas com a entrega de mais 24 mil cestas de alimentos, no Palácio dos Leões. Coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), com apoio da Agerp, o programa garante o alimento a famílias vulneráveis, estimula as comunidades produtoras e contribui também para movimentar a economia nas localidades atendidas.


O município de São Vicente Ferrer segue em alta nos casos de Coronavírus. De acordo com o boletim divulgado nesta segunda-feira, 07, os números de ativos passaram de 90 casos e os suspeitos já são 160.


O vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, e o presidente da Agerp, Dr. Julinho, estiveram na Baixada Maranhense conversando com prefeitos, agricultores e entregando equipamentos feiras e anunciando obras. As agendas foram realizadas na manhã desta terça-feira, 01, na cidade de Viana.


O município de Viana recebeu mais de R$ 8 milhões de reais durante os 31 dias do mês de maio. O repasse é maior que o recebido pela prefeitura cidade em abril.



Os dados da Secretaria de Estado da Saúde, divulgados todos os dias, mostram que os municípios de São João Batista e Cajapió aplicaram mais doses das vacinas contra o Coronavírus do que oficialmente receberam. De acordo com os números divulgados nesta terça-feira, 25, nas duas cidades foram aplicadas 176 doses a mais.


Nas últimas 24 horas, as cidades de São Vicente Ferrer e Penalva registraram significativos aumentos de novos casos de Covid-19 na Baixada Maranhense. Neste mesmo período, os municípios de São Bento e Viana apresentaram novas tendências de diminuição de casos, já registradas há algumas semanas.


A Secretaria Municipal de Saúde divulgou na manhã desta sexta-feira, 21, o novo boletim da pandemia em São Vicente Ferrer. Os novos casos voltaram a aumentar e agora já são mais de 50 ativos, de acordo com os novos números.





Mais de 70 mil doses das vacinas Coronavac e Astrazeneca já foram aplicadas nas 11 cidades da regional de saúde de Viana. Os dados foram divulgados no início da noite desta terça-feira, 18, e mostram que todos os municípios do bloco passaram de 70% da cobertura de vacinação.


Estão abertas as inscrições para o Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), do Governo do Maranhão. Os interessados em participar podem se inscrever no endereço eletrônico www.trabalhojovem.ma.gov.br ou clicando aqui, até o dia 23 de maio. O programa é executado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), sob coordenação técnica da Escola Ambiental do Estado do Maranhão, e visa a seleção de dois mil jovens, entre 16 e 21 anos, para atuação em projetos socioambientais sustentáveis.


Nesta terça-feira, 04, a prefeita de Bacurituba, Letícia de Sibá, e o ex-prefeito de Viana, Chico Gomes, foram recebidos pelo presidente da Agerp, Dr. Julinho. Na oportunidade, eles alinharam as ações para os municípios da Baixada Maranhense.


A cidade de Arari atualizou nesta terça-feira, 04, os números da pandemia e passou de 100 casos ativos. O município, administrado por Rui Filho, é o único da região que o blog cobre com números superiores a três dígitos.


O município de Penalva, administrado pelo prefeito Ronildo Campos, recebeu quase R$ 6 milhões de reais durante o mês de abril. Os repasses são maiores que março, mas é muito menor que o recebido em fevereiro, quando a cidade recebeu quase 10 milhões.



A prefeita de Bacurituba, Letícia de Sibá, esteve neste quinta-feira, 29, em reunião com o reitor do Instituto Federal do Maranhão, professor Carlos Cesar Teixeira, em São Luis. Na oportunidade ela discutiu a instalação de cursos técnicos e capacitações para profissionais do município.


A prefeitura de Penalva vai receber mais de R$ 250 mil reais de complementação do Governo Federal ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Ao todo, o Maranhão vai receber R$45 milhões relativos ao ajuste da complementação do Fundeb.


As cidades de São Bento, São Vicente Ferrer e Olinda Nova do Maranhão apresentaram diminuição de novos casos de Coronavírus nos últimos boletins. Em contrapartida, a cidade de São João Batista apresentou aumento considerável de novas infecções. Os números foram atualizados nesta segunda-feira, 26, pelas secretarias de saúde.





A Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão abriu nesta quarta-feira (21), inscrições para preenchimento das vagas que não foram ocupadas no seletivo de contratação de profissionais que vão auxiliar os municípios na campanha de vacinação contra a Covid-19.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/U/6/uHCcATS7aQRnYldLxp8A/ses-seletivo.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/U/6/uHCcATS7aQRnYldLxp8A/ses-seletivo.jpg)
A alta de casos ativos de Coronavírus acendeu o alerta nas cidades da Baixada Maranhense, principalmente em São João Batista, Penalva, Cajari e Arari, onde os casos estão em baixo. Nas demais cidades da região que o blog cobre, segue em estabilidade.





Cinco prefeitos da Baixada Maranhense estão se unindo para enviar um ofício ao governador Flávio Dino para que conclua a barragem de Maria Rita, que vai ligar a cidade de Bequimão ao município de São Bento, servindo para ligar as demais cidades, com 12 quilômetros de extensão.


Os municípios de São Bento, Viana e Olinda Nova do Maranhão apresentaram diminuição de novas infecções por Covid-19 nos últimos dias, de acordo com os boletins divulgados pelas Secretarias Municipais de Saúde a cada 24 horas por essas cidades.





Dados atualizados pela Secretaria de Estado da Saúde na noite desta terça-feira, 06, mostram que a vacinação contra a Covid-19 avançou e muito nas cidades de São Bento e São Vicente Ferrer. Em ambos os casos, a vacinação supera os 90% de cobertura. As informações podem ser confirmadas AQUI.


Foi realizado neste sábado, 03, mais um sorteio do programa Minha Casa Melhor. Nesta etapa, a ação do Governo do Estado vai contemplar 1.600 famílias de cidades do interior maranhense. O programa concede recurso no valor de R$ 600, para compra de eletrodomésticos, móveis, utensílios domésticos e gás de cozinha.


A Secretaria de Estado da Saúde atualizou na noite desta segunda-feira, 29, o ranking da vacinação em todo o Maranhão. Neste momento, a cidade de São Bento é o único município com mais de 60% de cobertura do público alvo contra a Covid-19. Os dados podem ser constatados AQUI.


O fortalecimento das ações em defesa agropecuária em um município é um dos incentivos para abertura de agroindústrias e suporte para os produtores rurais, que fomentam diversas cadeias de produção. Debater sobre estes incentivos foi a pauta da reunião entre as representantes da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) e a Prefeitura de Bacurituba.


O Governo do Estado está com as inscrições abertas para o seletivo que irá contratar quase 600 profissionais que irão auxiliar os municípios na vacinação. Os profissionais atuarão na Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma) e a iniciativa do poder público estadual visa promover maior agilidade na aplicação das vacinas, considerando o aumento no volume de doses recebidas.

