Dr. Julinho e Carlos Brandão entregam equipamentos para agricultores de 12 cidades e dialogam com consórcio de prefeitos da Baixada

O vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, e o presidente da Agerp, Dr. Julinho, estiveram na Baixada Maranhense conversando com prefeitos, agricultores e entregando equipamentos feiras e anunciando obras. As agendas foram realizadas na manhã desta terça-feira, 01, na cidade de Viana.

Dr. Julinho e Carlos Brandão entregaram equipamentos a 12 cidades da Baixada Maranhense

Foram entregues kits feira com equipamentos para produtores dos municípios de Arari, Vitória do Mearim, Penalva, São João Batista, São Vicente Ferrer, Bacurituba, Palmeirândia, São Bento e Pedro do Rosário. Os equipamentos integram o Projeto de Infraestrutura e Serviços em Territórios Rurais (Proinf) e foram entregues pelo Governo do Maranhão, por meio do Sistema da Agricultura Familiar, formado pela Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) e Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF).

Cada kit é composto por barracas de feira, um freezer, um selador, 30 caixas vazadas e uma balança para pequenos produtores das cidades de Arari, Vitória do Mearim, Penalva, São João Batista, São Vicente Ferrer, Bacurituba, Palmeirândia, São Bento e Pedro do Rosário. Além disso, foram entregues um caminhão e uma moto para ações de fortalecimento da agricultura familiar do território Campos e Lagos, além destas cidades, outros municípios como Matinha, Cajari, Viana e Olinda Nova do Maranhão.

A produtora rural Zulmira Mendonça representou o grupo de agricultores e agricultoras familiares da comunidade dos Bahia, uma das populações do Território Lagos e Campos beneficiadas com a entrega. Zulmira acredita que a entrega dos kits feira é uma oportunidade para o agricultor familiar da região ampliar as vendas. “Para o agricultor, como é meu caso, o kit é de suma importância, porque vai fazer com que nós possamos mostrar nosso produto, que é um produto ainda marginalizado pelos consumidores e o kit faz com que o nosso produto seja expandido e a gente faça a comercialização. Isso dignifica, dando sustentabilidade à produção e qualidade de vida para a gente”, pontua Zulmira.

Consórcio da Baixada Maranhense

Esse não foi o primeiro compromisso do vice-governador na cidade de Viana. Antes, Carlos Brandão e Dr. Julinho se reuniram com prefeitos de 13 cidades que integram o Consórcio Intermunicipal da Baixada Maranhense. Durante o encontro, realizado na sede da Prefeitura Municipal de Viana, o vice-governador ouviu as principais dos gestores municipais as demandas da região nas áreas da saúde, infraestrutura e saneamento.

“Nós tivemos duas reuniões importantes aqui em Viana. Na primeira tratamos com o Consórcio de Prefeitos e Prefeitas da Região da Baixada, onde discutimos questões estruturantes, problemas de todos os municípios, como infraestrutura sanitária, a questão da estrada que liga Santeiro [povoado em Viana] a Pedro do Rosário e sobre o funcionamento do serviço de hemodiálise no Hospital de Viana, para atender toda a região. Em seguida, tratamos de kits da agricultura familiar para fortalecer a agricultura familiar, garantir renda a esses produtores rurais e, acima de tudo, fazer com que eles se fortaleçam e permaneçam no campo. Uma agenda muito produtiva, onde a gente valoriza o homem do campo e valoriza as questões macros dos prefeitos da região”, avalia Carlos Brandão.

O presidente da Agerp, Júlio Mendonça – que é natural de Viana -, destaca que o Maranhão vive um processo de valorização da agricultura familiar e a sensibilidade do governador Flávio Dino e do vice-governador Carlos Brandão, abertos ao diálogo com os municípios, vem sendo primordial para o desenvolvimento sustentável da região.

“Estamos em um processo de valorização da agricultura familiar, onde foram distribuídos kits feiras, caminhão e moto para fortalecer a agricultura familiar na nossa região. É uma série de ações que nossa região precisa para o desenvolvimento sustentável. É sinal de que estamos avançando e vamos avançar mais”, pontua o presidente da Agerp.

Praça da Família

O vice-governador Carlos Brandão finalizou a agenda de trabalho em Viana, acompanhando de perto o andamento da obra de construção de uma Praça da Família, no Centro. A obra é fruto de um convênio firmado entre a Prefeitura de Viana e o Governo do Maranhão, com investimento na ordem de R$ 1.200.000,00.

“A obra está adiantada e a gente veio aqui acompanhar a execução do projeto. Não tenho dúvidas que será um grande espaço de lazer, cultura e de vivência, ao mesmo tempo em que valoriza as casas, os bairros, e, acima de tudo, dá cidadania”, disse Carlos Brandão. A obra em Viana integra o conjunto de ações do Governo do Estado para revitalização de praças e parques em todo o Maranhão. As Praças da Família são equipamentos públicos projetados para oferecer playground, academia ao ar livre, mesas de dama, pátio, dentre outros atrativos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *