Um homem suspeito de assassinar um idoso de 67 anos, em junho deste ano, foi preso nesta quarta-feira (14), na cidade de São Bento. Em outra operação, uma mulher foi presa definitivamente por envolvimento por tráfico de drogas, após ser condenada.


Um homem suspeito de assassinar um idoso de 67 anos, em junho deste ano, foi preso nesta quarta-feira (14), na cidade de São Bento. Em outra operação, uma mulher foi presa definitivamente por envolvimento por tráfico de drogas, após ser condenada.




A prefeitura de São Bento realizou, nesta quinta-feira (8), uma operação para colocar uma draga em operação nos campos naturais do município. A medida estava sendo esperada há dezenas de anos, que agora se torna realidade.




Desde a catástrofe que devastou parte do Rio Grande do Sul atingindo mais de 470 cidades, matou mais de 170 pessoas e expulsou 600 mil de suas casas, diversos Movimentos Sociais começaram a se mobilizar para reconstruir os principais territórios afetados. Um professor da Baixada Maranhense tem ajudado diretamente no resgate, desde o início.




A primeira pesquisa registrada no TSE mostra a liderança isolada do prefeito Dino Penha em São Bento. A sondagem, que foi contratada pela rádio Mirante e pelo site Imirante, foi divulgada nesta quinta-feira (1) e foi realizada pelo Instituto Exata. Dino seria reeleito com mais de 50% dos votos.




Morreu nesta segunda-feira (29), o membro da Academia Maranhense de Letras (AML) e ex-deputado Joaquim Itapary. Ele tinha 88 anos, e ocupava a cadeira nº 4 da entidade. O intelectual era natural da cidade de São Bento, na Baixada Maranhense e pai do atual secretário de Cultura de São Luís, Maurício Itapary.


Continue lendo “Morre o escritor e ex-deputado natural da cidade de São Bento, Joaquim Itapary”


O município de São Bento parou neste sábado (27) para acompanhar a convenção do MDB, que oficializou os nomes de Dino Penha e Igor Paiva para prefeito e vice-prefeito. O encontro foi o maior da história das eleições na cidade, reuniu centenas de lideranças políticas, governador exercício do Maranhão e milhares de pessoas e consolidou o favoritismo do atual prefeito.




A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), divulgou nesta sexta-feira (26), a lista de prefeitos da Regional de Educação de Viana que receberam o Selo Prefeito da Educação. O evento foi realizado na Baixada Maranhense, com a presença do secretário de Educação e governador em exercício, Felipe Camarão, sob a coordenação da chefe da URE, Maria da Purificação, em parceria com a UNDIME.




Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) realizou, na semana passada, uma blitz conjunta envolvendo as equipes de São Bento e de São João Batista, no povoado Grajaú, na MA-014. A intenção era fiscalizar veículos transportando supostas irregularidades.




O município de São Bento registrou duas execuções nesta sexta-feira (19), numa onda de violência que tem assustado toda a região da Baixada Maranhense. Um jovem de 18 anos e outro de 31 anos foram mortos a tiros na sede do município, e a polícia investiga os crimes.


Continue lendo “Dois jovens são executados a tiros na zona urbana da cidade de São Bento”


O prefeito Dino Penha anunciou o vereador Igor Paiva como seu pré-candidato a vice nas eleições de outubro em São Bento. A declaração foi feita neste domingo (14), ao lado de lideranças e o grupo político do gestor, que também falou sobre sua convenção partidária, marcada para o próximo dia 27.




O Campus Uema São Bento está liderando uma iniciativa inovadora que transforma banners usados em sacolas sustentáveis super resistentes. Este projeto não apenas reutiliza materiais duráveis e resistentes à água, mas também contribui significativamente para a redução de resíduos e a promoção de um consumo mais consciente.




Alguns aliados do ex-prefeito Luizinho Barros estão espalhando notícias falsas envolvendo o prefeito de São Bento, Dino Penha, e o ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino. As fake news estão sendo disseminadas, inclusive, por parentes do ex-gestor e devem ser denunciadas à Justiça Eleitoral e ao próprio STF, que prevê multa e até detenção.




Dois homens suspeitos de assassinar homens nas cidades de São Bento e Peri Mirim foram presos, nesta quinta-feira (4), durante as operações que a Polícia Militar, Civil, GOE, Força Tática, Choque e outros órgãos fizeram no município de Viana, na Baixada Maranhense.




O prefeito de São Bento, Dino Penha, e o governador Carlos Brandão lançaram o programa ‘Floresta Viva’, nesta quinta-feira (4), com foco na recuperação de áreas degradadas e no incentivo a cadeias produtivas sustentáveis, foi lançado nesta quinta-feira (4). A ação é uma iniciativa inovadora coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e consiste na criação do maior viveiro público do Brasil, com capacidade para a produção anual de 1 milhão de mudas.




O prefeito Dino Penha anunciou a inauguração do maior viveiro público do Brasil na cidade de São Bento. O evento, que também marcará o lançamento do programa ‘Floresta Viva Maranhão’, será realizado nesta quinta-feira (4), com a presença do governador Carlos Brandão e da ministra de Meio Ambiente, Marina Silva.




Um homem de 54 anos investigado por tocar nas partes íntimas da sobrinha, de 12 anos de idade, foi preso no município de São Bento, na Baixada Maranhense. Segundo a polícia, ele teria se deitado sobre a vítima.


Continue lendo “Homem é preso após tocar partes íntimas de sobrinha de 12 anos em São Bento”


Duas mulheres ciganas foram encontradas mortas por pescadores, nesta quinta-feira (13),na praia de Panaquatira e de Ponta Verde, no município de São José de Ribamar, cidade na região metropolitana de São Luís. Elas moravam na cidade de São Bento e circulam em outros municípios da Baixada Maranhense.




Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira(11), a Polícia Civil do Maranhão deflagrou uma operação a fim de cumprir um mandado de busca e apreensão e de prisão preventiva contra um homem, de 21 anos, apontado por investigações como sendo o principal suspeito de cometer uma tentativa de homicídio ocorrido na cidade de São Bento, na região da Baixada Maranhense.




O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), e da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta segunda-feira (10), a situação de emergência em mais seis cidades do Brasil, entre elas São Bento, na Baixada Maranhense.




A onda de violência na cidade de São Bento tem aumentado assustadoramente nos últimos dias. Neste domingo (9), mais um assassinato foi registrado pela Polícia Militar, somando a outros dois durante o fim de semana, o que tem deixado os moradores preocupados.




Duas pessoas foram assassinadas a tiros e facadas durante a madrugada deste sábado (8), nas cidades de Vitória do Mearim e São Bento, na região da Baixada Maranhense. A primeira vítima se trata de um morador de rua e a segunda era um idoso de 67 anos. A polícia investiga os crimes.




Um filho de um ex-secretário da cidade de São Bento foi encontrado morto nesta quinta-feira (6). Em Pinheiro, também na Baixada Maranhense, dois jovens sofreram uma tentativa de homicídio durante a noite desta quarta-feira (5), numa onda de violência que tem assustado cada vez mais os moradores da região.




Um complexo que abrigará três escolas foi entregue aos moradores de São Bento neste sábado (1) pelo prefeito Dino Penha, numa demonstração de força política e administrativa. O prédio é considerado uma dos mais modernos da Baixada Maranhense e marca um significativo avanço na educação do município.




Em mais uma demonstração de força política e liderando todas as pesquisas na cidade de São Bento, o prefeito Dino Penha recebeu a adesão da família do ex-prefeito e ex-deputado Isaac Dias, incluindo a adesão do ex-prefeito Isaac Dias Filho, que era pré-candidato a prefeito. A união já vinha sendo trabalhada há meses e nesta sexta-feira (31), foi selada.




Um morador da cidade de São Bento, na Baixada Maranhense, está desaparecido desde o dia 16 de maio após viajar em um ônibus para o estado do Mato Grosso. Ele foi em busca de emprego e desde então a família não tem mais informações sobre seu paradeiro.




Três bandidos invadiram a casa de um idoso de 61 anos, agrediram os moradores e roubaram joias, celulares e dinheiro, na cidade de São Bento. Uma das vítimas teve que ser hospitalizado após levar coronhadas de um dos criminosos.




O Poder Judiciário aceitou, na última segunda-feira, 20, Denúncia do Ministério Público do Maranhão contra o médico Paulo Roberto Penha Costa, que é acusado de negar atendimento a um recém-nascido, em janeiro de 2018, no Hospital Materno Infantil de Pinheiro. O bebê faleceu após a suposta omissão de socorro e, por isso, o profissional de saúde vai a júri popular.




O prefeito Dino Penha e o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Fernando Carvalho, assinaram nesta semana o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes), que viabiliza a reordenação da oferta de cursos de graduação na área da saúde e de vagas de residências em saúde na cidade de São Bento. Além disso, ambos discutiram a viabilidade de cursos para jovens do município.




Um jovem de 26 anos foi executado dentro de sua casa no fim da tarde desta segunda-feira (20), na cidade de São Bento. Segundo as informações, a vítima tinha gravado um vídeo com dizeres sobre facções criminosas que atuam na Baixada Maranhense.


Continue lendo “Jovem de 26 anos é executado a tiros no sofá de sua casa, no centro de São Bento”


Quebradeiras de coco babaçu e agroextrativistas que desejam o tão sonhado diploma de nível superior, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) está com processo seletivo aberto para o curso de licenciatura em Educação do Campo/ Ciências Humanas. São 90 vagas dedicadas para quebradeiras de coco e professores vinculados à rede de ensino que são agroextrativistas, em São Luis, São Bento e Santa Inês.

