O prefeito Nato da Nordestina, acompanhado de secretários e assessores, foi recebido nesta sexta-feira (4) pelos mulheres do Centro das Quebradeiras de Coco do povoado Sumaúma, na região do Japão, zona rural de Vitória do Mearim. O gestor discutiu ações e parcerias da prefeitura com o centro, que é referência nacional.
Na oportunidade, foram discutidas pautas importantes que irão efetivar mais políticas públicas para a categoria. Entre as ações discutidas estão parcerias nas áreas de Meio Ambiente, Assessoria Jurídica, acesso às políticas e programas locais e outros projetos que visem a cooperação do seguimento.
Em maio deste ano, o centro foi um dos três projetos premiados na categoria Profissional da nona edição do Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake AkzoNobel. A premiação foi entregue pelos institutos Tomie Ohtake e a AkzoNobel, que reconheceram estruturas nos estados da Bahia, Maranhão e no Espírito Santo.
Com uma importância histórica no país, as quebradeiras de coco babaçu, no Maranhão, viram a arquitetura transformar seu ofício. No povoado de Sumaúma, em Vitória do Mearim, o Centro de Referência Quebradeiras de Babaçu foi construído com materiais simples como madeira, tijolos e telhado translúcido. Os detalhes podem ser vistos AQUI.