Nato da Nordestina se reúne com quebradeiras de coco de Vitória do Mearim que ganharam prêmio nacional de Arquitetura

O prefeito Nato da Nordestina, acompanhado de secretários e assessores, foi recebido nesta sexta-feira (4) pelos mulheres do Centro das Quebradeiras de Coco do povoado Sumaúma, na região do Japão, zona rural de Vitória do Mearim. O gestor discutiu ações e parcerias da prefeitura com o centro, que é referência nacional.

Prefeito foi recebido pelas quebradeiras de coco

Na oportunidade, foram discutidas pautas importantes que irão efetivar mais políticas públicas para a categoria. Entre as ações discutidas estão parcerias nas áreas de Meio Ambiente, Assessoria Jurídica, acesso às políticas e programas locais e outros projetos que visem a cooperação do seguimento.

Em maio deste ano, o centro foi um dos três projetos premiados na categoria Profissional da nona edição do Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake AkzoNobel. A premiação foi entregue pelos institutos Tomie Ohtake e a AkzoNobel, que reconheceram estruturas nos estados da Bahia, Maranhão e no Espírito Santo.

Com uma importância histórica no país, as quebradeiras de coco babaçu, no Maranhão, viram a arquitetura transformar seu ofício. No povoado de Sumaúma, em Vitória do Mearim, o Centro de Referência Quebradeiras de Babaçu foi construído com materiais simples como madeira, tijolos e telhado translúcido. Os detalhes podem ser vistos AQUI.


Em tempos de desinformação, o Blog do Jailson Mendes reforça o compromisso com o jornalismo profissional, comunitário e de qualidade. Nossa página produz diariamente informações na Baixada Maranhense de forma responsável e que você pode confiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *