O Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel divulgaram os três projetos premiados na categoria Profissional da nona edição do Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake AkzoNobel, localizados na Bahia, no Maranhão e no Espírito Santo. Um dos premiados fica na cidade de Vitória do Mearim, na Baixada Maranhense.
No total foram inscritas 190 obras na categoria Profissional, provenientes de 17 estados brasileiros e do Distrito Federal, enquanto na Universitária foram enviados 138 projetos de 17 estados brasileiros e do Distrito Federal. Os projetos foram selecionados pelo júri formado por Carol Tonetti, Catherine Otondo, Clevio Rabelo, Ester Carro e Thaís Troncon Rosa.
A estrutura vencedora do Maranhão é do Centro de Referência Quebradeiras de Babaçu, em Vitória do Mearim, na Baixada Maranhense, projeto do Estúdio Flume, e um desses projetos que trazem a diversidade ao palco. Os detalhes podem ser vistos em exposição gratuita no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, até 2 de julho.
Com uma importância histórica no país, as quebradeiras de coco babaçu, no Maranhão, viram a arquitetura transformar seu ofício. No povoado de Sumaúma, em Vitória do Mearim, o Centro de Referência Quebradeiras de Babaçu foi construído com materiais simples como madeira, tijolos e telhado translúcido.
O prêmio traz uma reflexão sobre a produção arquitetônica recente, revelando criações contemporâneas e estimulando processos mais inclusivos, diversificados e abrangentes, algo que reflete pensamentos das duas marcas. Os projetos vencedores podem ser vistos na Exposição 9º Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake AkzoNobel Até 02 de julho de 2023 – de terça a domingo, das 11h às 20h – entrada franca Onde: Av. Faria Lima 201 – Complexo Aché Cultural, em São Paulo. Com informações do Uol.
Uma resposta para “Centro de referência para quebradeiras de coco da Baixada Maranhense ganha prêmio nacional de arquitetura”