Levantamento da Seduc mostra que quase 50 alunos da Baixada Maranhense tiraram mais de 900 pontos na redação do Enem 2022

Um levantamento da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) mostrou que quase 50 alunos das cidades da Baixada Maranhense tiraram mais de 900 pontos na redação do Enem 2020. Dois deles, das cidades de Arari e Peri Mirim, estão entre as maiores notas de todo o Maranhão.

Victor e Osean Câmara estão entre as maiores nota do MA

Os dados de todas as regionais de Educação do Maranhão foram atualizados até o dia 17 deste mês e, segundo a pasta, um total de 604 estudantes que superaram 900 pontos na Redação, uma marca para ser comemorada (veja AQUI). O tema proposto foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.

O blog já tinha feito um levantamento com algumas cidades da região, mostrando que duas alunas, das cidades de Viana e São João Batista, tiraram 960 pontos na redação (reveja AQUI). Desde então apareceram mais alunos que superaram essas notas, sendo que na URE de Viana foram 25 alunos e na URE de Pinheiro foram 11 estudantes que superaram os 900 pontos no exame.

Destaque para Victor Gabriel Jardim, de 18 anos, aluno egresso do Centro Educa Mais, do município de Arari. Ele contou que o apoio da família e da escola foi fundamental para o seu bom desempenho no Enem. “Venho compartilhar com vocês a minha conquista, por ter obtido 980 pontos na Redação do Enem 2022. Agradeço os meus pais e a escola pela motivação constante que me deram. É muito gratificante ver que o meu esforço foi recompensado”, disse.

Outro destaque do Enem 2022 foi Osean Maximilyan Câmara Pereira, da cidade de Peri Mirim, também na Baixada Maranhense. Ele recebeu 980 pontos na redação e faz o exame desde 2012, quando concluiu o Ensino Médio. Em entrevista à Academia de Letras da cidade, ele disse que entrou para o Serviço Militar em 2019 e fez um cursinho de redação enquanto trabalhava para manter os estudos.

Osean Câmara disse ainda que em 2020, ano do início da pandemia, aproveitou o tempo em casa para usar plataformas online de estudos, onde assistia inúmeras aulas, fazia questões e praticava redação fazendo até duas horas por semana. Com isso, ele tirou 960 em 2021 e 980 em 2022.

“Agradeço primeiramente a Deus e todos, minha família e especial minha mãe Graça Maria e meus professores do CE Artur Teixeira de Carvalho em especial Professor Hilário, Juciléa, Yole, Manuel, Batista, Nicó e Marizinha. Gostaria de ter em 2012 a mentalidade que tenho hoje sobre a importância dos estudos na vida das pessoas e a mudança que causa e repito: você que tem um sonho corra atrás, busque melhorar sempre, estude e dedique-se que os resultados vão chegar”, declarou.

Outros alunos


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *