Com redações de 960 pontos, estudantes das cidades da Baixada Maranhense são destaques no Enem 2022

Diversos estudantes de cidades da Baixada Maranhense se destacaram com pontuações acima de 900 na redação do Enem 2022. As notas foram divulgadas nesta quinta-feira (9) pelo Ministério da Educação. As maiores notas divulgadas e enviadas ao blog foram de jovens das cidades de São João Batista e Viana, que tiraram 960, mas há relatos de que um estudante de Cajapió tenha fechado e alcançado a nota 1000 no exame.

Leandra e Evenny tiraram 960 pontos

Eles fizeram a redação sobre ‘Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil’ durante o exame realizado em novembro do ano passado e, com as notas, os alunos podem se inscrever nos programas do Governo Federal para acesso ao ensino superior, como Fies, Prouni e Sisu.

Desde ontem, o blog procurou alunos que se destacaram na redação e encontrou um jovem da cidade de São João Batista, moradora da zona rural, de 22 anos. Trata-se de Leandra Pires Soares, que alcançou 960 pontos na redação do Enem do ano passado, uma das maiores do Maranhão. Ela estudou na escolas municipais e concluiu o Ensino Médio no ‘Acrísio Figueiredo’, em 2018.

Leandra Pires é filha dos agricultores Darly Pires Soares e Francinaldo Santos Soares e mora no povoado Vertente. A jovem disse à página que, apesar das demais notas não serem tão altas, vai tentar vaga para Letras e quer ser professora. “O tema foi excelente e um assunto que já tinha estudado antes e acho que isso me ajudou muito na nota da redação”, declarou.

Isamara, Thaynara e Maria Eduarda concluíram os textos com 940 pontos

Da cidade de Viana, quem se destacou foi Evenny Moreira Andrade, de 18 anos e filha da professora Luzinete Pinheiro Moreira e Erbeth Alan Morares Andrade, operador de ETA, mas mora atualmente com os avós. Ela terminou o segundo grau em 2021, na escola ‘Nossa Senhora da Conceição’ e disse que pretende fazer o curso de Psicologia. Evenny disse ainda que se preparou sozinha, em casa. Um jovem de Palmeirândia, identificado como Gabriel Hudson dos Santos Mendes, também fez a mesma pontuação, mas não conseguimos contato com ele até o fechamento desta matéria.

Quem também se saiu bem foi a jovem Thaynara Cirqueira Soares, de 20 anos, que nasceu no povoado Santa Rita I, em São João Batista. Ela tirou 940 pontos na redação e também fez o Ensino Médio no ‘Acrísio Figueiredo’, em 2019. Ela é filha dos lavradores Joselino e Valdirene e declarou que vai tentar vaga para o curso de Direito.

Da cidade de Matinha, o destaque vai para Maria Eduarda Meireles Gomes, de 19 anos e que concluiu o Ensino Médio, em 2021, na unidade plena do IEMA de Viana. Ela é filha da pescadora Edney Gonçalves Meireles. Ao blog, Maria Eduarda informou que pretende fazer a faculdade de Medicina e que vai fazer o Enem 2023 para aumentar sua nota e conquistar o curso desejado.

Em São Vicente Ferrer, a jovem Isamara Mendonça Nunes, de 19 anos, também tirou a mesma nota (940) e terminou o Ensino Médio em 2021, na escola ‘Professora Ana Mota’. Ao blog, ela disse que já faz o curso de Direito na Uema de São Bento e que é filha da dona de casa Maria Mendonça Nunes e do pedreiro Isaías Azevedo Nunes.

Liedson e Vanessa tiraram 920 pontos

Estudante da mesma escola em São Vicente Ferrer, Vanessa Soares Leite Pereira, de 19 anos, também se destacou e tirou 920 pontos. Ela se mudou recentemente para Pinheiro e concluiu o Ensino Médio em 2021 e é filha de Maria do Nascimento e Raimundo Einaldo, lavradores. Vanessa disse que tem um sonho de entrar para a faculdade de Direito e que vai usar sua nota para tentar a vaga em um universidade.

O jovem Liedson Levi Aguiar dos Santos, de 20 anos, já cursa Engenharia Mecânica na UFMA, desde 2019, mas voltou a fazer o Enem e tirou 920 pontos na redação. Eles nasceu no povoado Santa Rita I, em São João Batista, mas fez o Ensino Médio na escola estadual ‘José Ribamar Santos Silva’, na cidade de Olinda Nova do Maranhão. Liedson é filho da dona de casa da dona de casa Zila Assunção Aguiar e do segurança privado Claudio Correa dos Santos.

Isabelly e Ana Luiza tiraram 900 pontos, cada uma

Com 900 pontos na redação exame, a jovem Ana Luiza Costa Abreu, de 18 anos, sonha em ser advogada. Ela é filha de Gilvan Ferreira Abreu, pedreiro, e da autônoma Bruna Jamylle Costa, mora no bairro Paulo VI e concluiu o Ensino Médio em 2022, no Centro de Ensino Médio ‘Acrísio Figueiredo’, em São João Batista. Com a mesma pontuação, Isabelly Mendes Cutrim, de 18 anos, quer ser Enfermeira ou Biomédica. Ela é  filha de Prudêncio Cutrim Neto e da professora Vicência Amélia Mendes, ambos moradores do povoado Centrinho. Ela terminou o segundo grau na escola ‘José Ribamar Dominici’.

O blog segue registrando alunos que se destacaram na região da Baixada Maranhense. Se você, leitor, souber de alguém com nota superior à 960 pontos, mande para gente, no whatsapp 98-984123226.

10 respostas para “Com redações de 960 pontos, estudantes das cidades da Baixada Maranhense são destaques no Enem 2022”

    1. Aqui na IP Dom HAMLETO DE ANGELIS IEMA-VIANA Viana, muitos alunos obtiveram notas entre 800 e 940 na redação do Enem, ainda estamos fazendo a relação de todos para publicar

    1. Entramos em contato com a pessoa desde ontem (9), mas infelizmente ela pediu para não divulgar a informação e que ela não queria ser exposta.

      Só lamento.

      Abraços!!!

  1. parabéns a todos sucesso sigam em frente vocês são capazes de transformar sonhos em realidade Liedson você vai chegar lá vou estar torcendo por você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *