Em um dia, vacinação em Cajapió passa de 56% para mais de 80% após decreto do governador

A prefeitura de Cajapió anunciou nesta quinta-feira, 04, que a cidade alcançou 81,04% da cobertura na vacinação contra a Covid-19. Um dia antes, esse número era de um pouco mais de 56%, segundo os dados da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado pelo Blog do Jailson Mendes (reveja AQUI).

Vacinação alcançou mais de 80% em Cajapió após decreto do governador

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, das 422 doses destinadas ao município, 342 já foram aplicadas até o fim do dia desta quinta. O aumento na vacinação tem impacto na decisão do governador Flávio Dino, que decretou que os municípios do Maranhão não receberão novas doses caso eles não vacinem 60% de cobertura.

A decisão fez com quem diversos prefeitos acelerassem o processo de vacinação e também sofre resistência quanto à sua execução, inclusive alguns gestores ameaçam de acionar o Ministério Público caso o Governo do Estado realmente suspensa a destinação de novas doses para cidades com menos de 60% de cobertura.

Uma outra reclamação dos prefeitos é que o sistema de atualização de imunização do Governo do Estado não corresponde a verdade. Um exemplo é que em Olinda Nova do Maranhão, de acordo com a secretária de saúde, Eunice Carneiro, a vacinação passou de 60%, mas até ontem o sistema apresentava menos disso.

Regras que passam a valer a partir de sexta-feira (5) no Maranhão

Estabelecimentos comerciais na Grande São Luís só poderão abrir a partir das 9h e fechar, obrigatoriamente, às 21h. Fica suspensa, em todo o Estado do Maranhão, a realização de reuniões e eventos em geral, como festas, shows, jantares festivos, confraternizações, eventos científicos e afins, inaugurações, sessões de cinema, apresentações teatrais, bem como lançamentos de produtos e serviços.

Ficam suspensas as aulas presenciais nas escolas e instituições de ensino superior, bem como das instituições educacionais de idiomas, de educação complementar e similares localizadas no Estado do Maranhão, das redes estadual, municipais e privadas; Ficam suspensas as atividades presenciais dos órgãos e entidades vinculadas ao Poder Executivo Estadual, com exceção dos que prestam serviços essenciais.

Todos os empregados e prestadores de serviço, inclusive de empresas privadas, que pertençam aos grupos de risco ficam dispensados de exercer atividade presencial, podendo exercer o trabalho remoto. Municípios que não comprovem a aplicação de, pelo menos, 60% das vacinas recebidas terão a entrega de novas doses suspensa.

Uma resposta para “Em um dia, vacinação em Cajapió passa de 56% para mais de 80% após decreto do governador”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *