Projeto CurtFérias, de São João Batista, é tema de artigo apresentado na UFMA

O projeto CurtFérias, desenvolvido desde 2013 pelo Fórum da Juventude de São João Batista, foi o tema de um artigo apresentado pela estudante de Ciências Sociais, Rosangela Pinheiro, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Clique AQUI e baixe o artigo.

Rosangela apresentou artigo sobre o CurtFérias na UFMA

Com o tema ‘conhecimento e lazer: Curtférias e a representação da memória joanina’, a estudante da UFMA realizou diversas pesquisas com os coordenadores do Fórum da Juventude, líderes de equipes e também fez um questionário com participantes do projeto, que mediu o impacto do evento anual na cidade de São João Batista.

A estudante de Ciências Sociais da maior universidade do Maranhão destacaa que o projeto amplia lazer e é uma válvula de escape para a população joanina, principalmente num contexto em que não se pode desfrutar de outras opções como shoppings, praias, cinemas e outras oportunidades de entretenimento. Ela também destaca provas realizadas pelo projeto que faz pensar uma nova cidade e busca de soluções coletivas.

Em seu artigo, Rosangela Pinheiro diz que ‘ao se estabelecer como um evento decorrente no período de férias do meio do ano, o que se estende a uma análise mais profunda se tange na memória individual, e memória coletiva da população, que são feitas e relembradas ao longo do evento, através das mais diversas dinâmicas que compõem o Curtiférias’. “Sendo assim, o evento ganha notoriedade não só por ser um meio de compreensão da população de São João Batista, quanto passa a ser um caráter de memória tanto coletiva quanto individual”, afirma.

“Partindo do conceito de memória e a representatividade que o evento traz para a população, nasce a representação do evento na visão dos que participam, o que chama a atenção do mesmo dentro do Curtférias, mostrando desde segundo os participantes a importância do mesmo para a cidade indo até com tal evento poderia passar a agir como um agente de transformação ou mesmo de reflexão para uma melhoria tanto nas relações quanto no entendimento maior sobre pontos de suma importância para questionamentos e problemáticas sociais”, concluiu Rosangela.

A estudante

Rosangela Pinheiro tem 19 anos e é natural de São João Batista. Ela é integrante bolsista do grupo PET (Programa de Educação Tutorial), de Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Maranhão.

“Desde do inicio da minha graduação, sempre quis pesquisar sobre a minha cidade São João Batista, tentando entender desde o seu modo de vida, a cultura, a sua religião dentre outros aspectos. Venho através desse artigo, relatar a importância do evento do Curtférias para população joanina e agradeço a todos os que participaram deste trabalho”, comentou.

Contatos

Instagram: @rosangela_pinheiro3660

Número: (98) 984748185

E-mail: [email protected]


Em tempos de desinformação, o Blog do Jailson Mendes reforça o compromisso com o jornalismo profissional, comunitário e de qualidade. Nossa página produz diariamente informações na Baixada Maranhense de forma responsável e que você pode confiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *