A prefeitura de Arari divulgou uma nota nesta terça-feira (18) em que confirma que houve atos de racismos ao menos entre duas partidas envolvendo as cidades de Matinha, Itapecuru e Santa Rita, na etapa regional dos Escolares Maranhenses (JEMs) 2023, que estão sendo disputados na cidade de Arari, na Baixada Maranhense.
Como o blog anunciou ontem, a prefeitura de Itaperucuru Mirim divulgou uma nota de repúdio contra atos de racismo que foram praticados na etapa regional dos jogos e cobrou a responsabilização dos culpados. A gestão do prefeito Benedito de Coroba informou que tomou as providências cabíveis (reveja AQUI).
Após isso, o diretor de Esportes de Arari, órgão que realiza o evento em parceria com a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), disse que os atos de racismos foram registrados em partidas envolvendo Itapecuru e Santa Rita, se repetindo entre jogos das cidades de Itapecuru e Matinha.
O diretor disse ainda que ‘não compactua com esse tipo de ato criminoso, que mancha atualmente a prática esportiva’. Luciano acrescentou que está tomando providências e que, pelas primeiras evidências, ‘os atos foram praticados por pessoas de fora do município’. No entanto, o responsável pela área do Esporte de Arari não explicou quem seriam e nem de onde seriam.
O blog entrou em contato com o secretário de Esportes de Matinha, Marcelinho, que declarou que os crimes teriam sido feitos por torcedores e que pediu esclarecimentos para a direção do evento. A Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (Sedel), que organiza o JEMs 2023, segue em silêncio sobre o assunto.