Uma reportagem sobre a Pororoca, fenômeno que acontece anualmente no Rio Mearim, na cidade de Arari, Baixada Maranhense, abriu a edição do Esporte Espetacular, da Rede Globo de Televisão, deste domingo (29). O programa foi gravado pelo repórter Clayton Conservani.

Pelas redes sociais, ele convidou as pessoas a assistirem e falou sobre a emoção vivida em Arari. “Um lugar repleto de histórias e altas ondas também Imagine surfar uma onda que te deixe de pernas bambas de tão longa e poderosa. Você é nosso convidado pra conhecer a pororoca do rio Mearim, no Maranhão. Te espero no Esporte Espetacular. Domingo às 10 da manhã”, disse.
A reportagem teve um pouco mais de 12 minutos de duração, mas foi o suficiente para destacar o fenômeno da Pororoca em todo o Brasil, em rede nacional. A Pororoca pode ser vista no rio Mearim, durante a lua cheia ou a lua nova, principalmente no primeiro semestre e o fenômeno natural é produzido pelo encontro das correntes fluviais com as águas oceânicas.
O processo ocorre quando os níveis das águas oceânicas se elevam e invadem a foz do rio. O confronto dessas águas promove o surgimento de grandes ondas de 1,5 metro, que duram aproximadamente 40 minutos até chegar à cidade de Arari, distante 150 km da capital, São Luís, atraindo surfistas do mundo todo. O termo pororoca é derivado do Tupi que designa “estrondo”, corresponde a um fenômeno natural onde acontece o encontro das águas de um rio com o oceano.
Vejam abaixo a reportagem…e a íntegra pode ser vista AQUI.