Reportagem sobre a Pororoca da Baixada Maranhense abre o Esporte Espetacular, da Globo

Uma reportagem sobre a Pororoca, fenômeno que acontece anualmente no Rio Mearim, na cidade de Arari, Baixada Maranhense, abriu a edição do Esporte Espetacular, da Rede Globo de Televisão, deste domingo (29). O programa foi gravado pelo repórter Clayton Conservani.

Repórteres da Globo em Arari

Pelas redes sociais, ele convidou as pessoas a assistirem e falou sobre a emoção vivida em Arari. “Um lugar repleto de histórias e altas ondas também Imagine surfar uma onda que te deixe de pernas bambas de tão longa e poderosa. Você é nosso convidado pra conhecer a pororoca do rio Mearim, no Maranhão. Te espero no Esporte Espetacular. Domingo às 10 da manhã”, disse.

A reportagem teve um pouco mais de 12 minutos de duração, mas foi o suficiente para destacar o fenômeno da Pororoca em todo o Brasil, em rede nacional. A Pororoca pode ser vista no rio Mearim, durante a lua cheia ou a lua nova, principalmente no primeiro semestre e o fenômeno natural é produzido pelo encontro das correntes fluviais com as águas oceânicas.

O processo ocorre quando os níveis das águas oceânicas se elevam e invadem a foz do rio. O confronto dessas águas promove o surgimento de grandes ondas de 1,5 metro, que duram aproximadamente 40 minutos até chegar à cidade de Arari, distante 150 km da capital, São Luís, atraindo surfistas do mundo todo. O termo pororoca é derivado do Tupi que designa “estrondo”, corresponde a um fenômeno natural onde acontece o encontro das águas de um rio com o oceano.

Vejam abaixo a reportagem…e a íntegra pode ser vista AQUI.


Em tempos de desinformação, o Blog do Jailson Mendes reforça o compromisso com o jornalismo profissional, comunitário e de qualidade. Nossa página produz diariamente informações na Baixada Maranhense de forma responsável e que você pode confiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.