Os índios da etnia Akroá Gamella voltaram a bloquear a MA-014, entre as cidades de Matinha e Viana, na tarde desta quinta-feira (26). Segundo as informações, o protesto iniciou por volta das 15 horas e não tem previsão para terminar.

Desde ontem, os indígenas estão bloqueando diversas rodovias do Maranhão e na MA-014 as manifestações duraram até às 18 horas. O protesto é contra o PL 490, que trata sobre demarcação de terras, em votação no Congresso Nacional.
O local exato da manifestação fica no povoado Itaquaritiua, que liga os dois municípios pela rodovia estadual é a principal saída da maioria das cidades da Baixada Maranhense. Apenas ambulâncias estão passando. A manifestação reforça a luta natural dos indígenas de todo o Brasil, que protestam desde o início da semana na Esplanada dos Ministérios em Brasília.
O movimento é contra as medidas que dificultam a demarcação de terras, citadas Projeto de Lei 490. Se aprovada, a proposta impede os povos indígenas de obterem o reconhecimento legal de suas terras tradicionais se lá não estavam fisicamente em 5 de outubro de 1988, dia da promulgação da Constituição Federal, ou se não tinham nesta data uma controvérsia possessória de fato ou judicializada. Essa tese é conhecida como “marco temporal”.
Massa de manobra… Quem resultado vão fechar saída de casa de deputados federais, estaduais, senadores ou até mesmo governador. Agora ficam aí enchendo saco e atrapalhando a vida de gente que não tem nada a ver com isso. Gente que não pode nem tem poder pra resolver. Na boa a autoridades deveriam chegar descendo o chopo de murta mesa galera quem nem índio são…