Índios voltam a bloquear MA-014 entre Matinha e Viana contra demarcação de terras, em votação no Congresso Nacional

Os índios da etnia Akroá Gamella voltaram a bloquear a MA-014, entre as cidades de Matinha e Viana, na tarde desta quinta-feira (26). Segundo as informações, o protesto iniciou por volta das 15 horas e não tem previsão para terminar.

Índios voltaram a bloquear MA-014, entre Viana e Matinha

Desde ontem, os indígenas estão bloqueando diversas rodovias do Maranhão e na MA-014 as manifestações duraram até às 18 horas. O protesto é contra o PL 490, que trata sobre demarcação de terras, em votação no Congresso Nacional.

O local exato da manifestação fica no povoado Itaquaritiua, que liga os dois municípios pela rodovia estadual é a principal saída da maioria das cidades da Baixada Maranhense. Apenas ambulâncias estão passando. A manifestação reforça a luta natural dos indígenas de todo o Brasil, que protestam desde o início da semana na Esplanada dos Ministérios em Brasília.

O movimento é contra as medidas que dificultam a demarcação de terras, citadas Projeto de Lei 490. Se aprovada, a proposta impede os povos indígenas de obterem o reconhecimento legal de suas terras tradicionais se lá não estavam fisicamente em 5 de outubro de 1988, dia da promulgação da Constituição Federal, ou se não tinham nesta data uma controvérsia possessória de fato ou judicializada. Essa tese é conhecida como “marco temporal”.

Uma resposta para “Índios voltam a bloquear MA-014 entre Matinha e Viana contra demarcação de terras, em votação no Congresso Nacional”

  1. Massa de manobra… Quem resultado vão fechar saída de casa de deputados federais, estaduais, senadores ou até mesmo governador. Agora ficam aí enchendo saco e atrapalhando a vida de gente que não tem nada a ver com isso. Gente que não pode nem tem poder pra resolver. Na boa a autoridades deveriam chegar descendo o chopo de murta mesa galera quem nem índio são…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *