Um novo decreto do prefeito Costinha reabre, a partir de amanhã, 17, todas as atividades econômicas na cidade de Olinda Nova do Maranhão e orienta donos de estabelecimentos comerciais sobre a prevenção da Covid-19, o novo Coronavírus. Não existe nenhum caso suspeito na cidade.
Para se manterem abertos, os comércios deverão seguir diversas orientações como adotar escala de revezamento de funcionários; garantir a distância de 2 metros entre os funcionários e clientes; todos os funcionários deverão usar máscaras de proteção; se possível, usar o trabalho remoto para serviços administrativos e manter ações de higiene como limpeza de mãos, pisos, banheiros com álcool gel 70% ou outra solução.
Além disso, Costinha orientou que os donos de estabelecimentos dispensem das atividades presenciais as pessoas com algumas doenças e gestantes; além de organizarem filas e, quando for possível, adotar o sistema domicílio. Estão fora destas liberações as casas de shows e festas, feiras livres, seminários, clubes de serviços e de lazer, vaquejadas, partidas de futebol, academias e outros serviços que possam ter aglomerações desnecessárias.
No mesmo decreto, o gestor disse que levou em consideração, para tomar as medidas, as recomendações do último decreto do governador Flávio Dino e os boletins da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde, que orientam os gestores sobre as medidas contra o Coronavírus.
Confiram, na íntegra, o novo decreto…