Três índios estão internados em estado grave em São Luís, Governo do Estado se manifesta

Três índios continuam internados em hospital de São Luís nesta terça-feira (2), após o conflito no Povoado Bahias, em Viana, registrado no domingo (30). O confronto entre fazendeiros e indígenas gamela está sendo investigado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA).

Um indígena teve traumatismo craniano, outro está com uma fratura exposta na região das mãos e o terceiro está com uma bala alojada no corpo, fratura na costela e ferimentos graves. De acordo com o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), pelo menos 13 índios foram feridos.

O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF-MA) pediu à Polícia Federal (PF) que dê segurança aos indígenas atacados por fazendeiros. Leia a nota divulgada, ontem, pelo governo do Estado:

Sobre a lamentável violência ocorrida no povoado Bahias, município de Viana, o Governo do Maranhão informa que: A Polícia Militar do Maranhão atuou imediatamente no último domingo (30) após ter conhecimento do conflito entre moradores da região e um grupo que reivindica reconhecimento como povo Gamela, evitando assim uma tragédia maior.

A PM permanece no local com reforço do efetivo; Durante o confronto, sete pessoas ficaram feridas, sendo cinco gamelas e dois não-gamelas. Um dos gamelas teve fratura exposta nas mãos, foi operado e continua internado. Dos sete feridos, três permanecem internados;

Equipes da Polícia Civil foram imediatamente encaminhadas ao local e a Secretaria de Estado de Segurança Pública já instaurou inquérito para investigar as condições em que o conflito ocorreu. Equipe da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular também está sendo deslocada para a área em conflito;

O Governo do Estado encaminhou ofício ao Ministério da Justiça, pois compete ao Governo Federal definir se as terras em questão são indígenas ou não.

Folha de SJB

4 respostas para “Três índios estão internados em estado grave em São Luís, Governo do Estado se manifesta”

  1. Os índios vivem de extrativismo animal, mineral e vegetal. Eles produzem para o próprio consumo e, geralmente, não estão inseridos na economia de mercado. Isso, por si só, não é motivo para tanta brutalidade.
    Quem foi selvagem nesse caso não foi o índio, mas sim quem agiu com fora dos limites legais.
    Alguns paulistas acreditam que os nordestinos não produzem nada, só sabem dormir na rede. Esse preconceito justificaria uma agressão com facões e armas de fogo contra o povo de Viana e Matinha?
    Claro que não.

  2. LEMBRO-ME DA RESERVA TERRA DO SOL EM RORAIMA ONDE TINHA MUITAS FAMÍLIAS PRODUZINDO , ARROZ FEIJÃO LEITE CARNE O POVO FORAM TIRADO DE LÁ PARA DA AS TERRAS PRA ÍNDIO PLANTAR MACONHA, PELO AMOR A DEUS ACORDA BRASIL AGRICULTURA SUSTENTA ESSE PAÍS .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *