Três índios estão internados em estado grave em São Luís, Governo do Estado se manifesta

Três índios continuam internados em hospital de São Luís nesta terça-feira (2), após o conflito no Povoado Bahias, em Viana, registrado no domingo (30). O confronto entre fazendeiros e indígenas gamela está sendo investigado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA).

Um indígena teve traumatismo craniano, outro está com uma fratura exposta na região das mãos e o terceiro está com uma bala alojada no corpo, fratura na costela e ferimentos graves. De acordo com o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), pelo menos 13 índios foram feridos.

O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF-MA) pediu à Polícia Federal (PF) que dê segurança aos indígenas atacados por fazendeiros. Leia a nota divulgada, ontem, pelo governo do Estado:

Sobre a lamentável violência ocorrida no povoado Bahias, município de Viana, o Governo do Maranhão informa que: A Polícia Militar do Maranhão atuou imediatamente no último domingo (30) após ter conhecimento do conflito entre moradores da região e um grupo que reivindica reconhecimento como povo Gamela, evitando assim uma tragédia maior.

A PM permanece no local com reforço do efetivo; Durante o confronto, sete pessoas ficaram feridas, sendo cinco gamelas e dois não-gamelas. Um dos gamelas teve fratura exposta nas mãos, foi operado e continua internado. Dos sete feridos, três permanecem internados;

Equipes da Polícia Civil foram imediatamente encaminhadas ao local e a Secretaria de Estado de Segurança Pública já instaurou inquérito para investigar as condições em que o conflito ocorreu. Equipe da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular também está sendo deslocada para a área em conflito;

O Governo do Estado encaminhou ofício ao Ministério da Justiça, pois compete ao Governo Federal definir se as terras em questão são indígenas ou não.

Folha de SJB


Em tempos de desinformação, o Blog do Jailson Mendes reforça o compromisso com o jornalismo profissional, comunitário e de qualidade. Nossa página produz diariamente informações na Baixada Maranhense de forma responsável e que você pode confiar.

4 respostas para “Três índios estão internados em estado grave em São Luís, Governo do Estado se manifesta”

  1. Os índios vivem de extrativismo animal, mineral e vegetal. Eles produzem para o próprio consumo e, geralmente, não estão inseridos na economia de mercado. Isso, por si só, não é motivo para tanta brutalidade.
    Quem foi selvagem nesse caso não foi o índio, mas sim quem agiu com fora dos limites legais.
    Alguns paulistas acreditam que os nordestinos não produzem nada, só sabem dormir na rede. Esse preconceito justificaria uma agressão com facões e armas de fogo contra o povo de Viana e Matinha?
    Claro que não.

  2. LEMBRO-ME DA RESERVA TERRA DO SOL EM RORAIMA ONDE TINHA MUITAS FAMÍLIAS PRODUZINDO , ARROZ FEIJÃO LEITE CARNE O POVO FORAM TIRADO DE LÁ PARA DA AS TERRAS PRA ÍNDIO PLANTAR MACONHA, PELO AMOR A DEUS ACORDA BRASIL AGRICULTURA SUSTENTA ESSE PAÍS .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *