
Uma blitz foi desencadeada ontem em São João Batista no intuito de orientar os condutores de motos para o uso do capacete. Segundo informou a Polícia Militar, a partir de agora será novamente exigido em nossa cidade.
A determinação é do Comando Geral da Polícia Militar de Viana, que está cumprindo a lei federal, onde obriga todos os brasileiros a usarem o capacete. Ainda segundo a polícia, inicialmente as blitz acontecerão espontaneamente e servirão apenas como conscientização para o uso obrigatório da proteção.
“Inicialmente será apenas como forma de prevenção, mas daqui a uns dias ninguém mais poderá conduzir veículos sem capacete”, disse o soldado Junior em conversa com o blog, informando que já tem bastante gente usado o instrumento de proteção pessoal nas ruas de São João Batista.
O capacete é um item de segurança obrigatório para os motociclistas, segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Ele ajuda a evitar consequências mais graves em um acidente de trânsito. Estudos mostram que o uso de capacetes pode prevenir cerca de 69% dos traumatismos crânio-encefálicos e 65% dos traumatismos da face.
A polícia chama atenção ainda e diz que quem não usa o capacete, além de estar colocando a própria vida em risco, comete uma infração gravíssima, com multa de R$ 191,54 e suspensão direta do direito de dirigir.
Folha de SJB