Blitz orienta condutores para uso do capacete, que já está sendo novamente exigido em São João Batista

Ilustração

Uma blitz foi desencadeada ontem em São João Batista no intuito de orientar os condutores de motos para o uso do capacete. Segundo informou a Polícia Militar, a partir de agora será novamente exigido em nossa cidade.

A determinação é do Comando Geral da Polícia Militar de Viana, que está cumprindo a lei federal, onde obriga todos os brasileiros a usarem o capacete. Ainda segundo a polícia, inicialmente as blitz acontecerão espontaneamente e servirão apenas como conscientização para o uso obrigatório da proteção.

“Inicialmente será apenas como forma de prevenção, mas daqui a uns dias ninguém mais poderá conduzir veículos sem capacete”, disse o soldado Junior em conversa com o blog, informando que já tem bastante gente usado o instrumento de proteção pessoal nas ruas de São João Batista.

O capacete é um item de segurança obrigatório para os motociclistas, segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Ele ajuda a evitar consequências mais graves em um acidente de trânsito. Estudos mostram que o uso de capacetes pode prevenir cerca de 69% dos traumatismos crânio-encefálicos e 65% dos traumatismos da face.

A polícia chama atenção ainda e diz que quem não usa o capacete, além de estar colocando a própria vida em risco, comete uma infração gravíssima, com multa de R$ 191,54 e suspensão direta do direito de dirigir.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *