Em Brasília, Carrinho Cidreira cobra solução regional para destinação do lixo na Baixada Maranhense

O prefeito de Carrinho Cidreira participou, em Brasília, de uma importante reunião promovida pela FAMEM na Câmara dos Deputados Federais para discutir os desafios enfrentados pelos municípios maranhenses na destinação correta dos resíduos sólidos e a implantação de aterros sanitários.

Prefeito participa do evento em Brasília

Durante o encontro, o gestor defendeu a regionalização dos aterros sanitários como uma alternativa viável para reduzir custos e garantir mais eficiência no tratamento do lixo nos municípios do interior do Maranhão. Segundo Carrinho Cidreira, a realidade enfrentada por Viana é semelhante à de diversas cidades da Baixada Maranhense, que sofrem com altos custos para destinação adequada dos resíduos.

De acordo com o prefeito, o município precisou construir um sistema de transbordo para encaminhar os resíduos até o aterro do Titara, o que tem gerado grandes despesas para os cofres públicos. “Como essa realidade atinge muitos municípios, proponho que a FAMEM discuta a regionalização dos aterros sanitários, para que possamos propor ao Estado a construção por polos”, destacou o prefeito.

Carrinho também ressaltou as dificuldades enfrentadas pelos pequenos municípios na elaboração de projetos técnicos voltados para a construção de aterros sanitários, defendendo maior apoio do Governo do Estado e de equipes técnicas especializadas para auxiliar na elaboração de projetos dessa dimensão. Segundo ele, a regionalização surge como a solução mais viável para garantir eficiência, economia e sustentabilidade ambiental aos municípios maranhenses.

O gestor explicou ainda que seria necessário realizar estudos de impacto ambiental para definir os locais mais adequados para implantação dos aterros regionais, permitindo que outros polos do Maranhão também possam seguir o mesmo modelo de regionalização. Outro ponto destacado pelo prefeito foi a importância do CIBAM, consórcio formado por municípios da Baixada Maranhense que atua na discussão de problemas comuns enfrentados pelas cidades da região.

“Levamos os problemas da Baixada para as discussões. Quase todos os municípios enfrentam dificuldades semelhantes, e unidos podemos buscar soluções mais eficientes para toda a região”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *