O município de Palmeirândia alcançou um importante reconhecimento nacional na área da educação ao conquistar o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização – Categoria Ouro, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). A certificação foi divulgada nesta segunda-feira (9) e integra a Edição 2025 do selo, que premia redes de ensino com excelência na alfabetização de crianças.

A conquista ocorre sob a gestão do prefeito Edilson da Alvorada e reconhece os esforços da Secretaria Municipal de Educação na formulação e implementação de políticas públicas eficazes voltadas à alfabetização de crianças até o 2º ano do ensino fundamental, conforme os critérios do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
O Selo Ouro representa o nível máximo da certificação concedida pelo MEC e avalia aspectos como práticas pedagógicas, gestão educacional e resultados de aprendizagem, destacando municípios que superam as metas estabelecidas pelo programa nacional. De acordo com o Ministério da Educação, o selo reconhece iniciativas exitosas desenvolvidas por estados e municípios que asseguram o direito à alfabetização na idade certa, fortalecendo a educação pública e promovendo equidade no ensino.
Ao comentar a conquista, o prefeito Edilson da Alvorada destacou o esforço coletivo dos profissionais da educação do município. “Esse selo não é apenas um reconhecimento formal. Simboliza compromisso e trabalho de todos. Cada professor(a), gestor(a) e profissional da educação que esteve presente nessa caminhada foi essencial para essa conquista. Mesmo diante de tantos desafios, ninguém desistiu. Pelo contrário, seguimos firmes, dando nosso melhor todos os dias”, afirmou.
O gestor ressaltou ainda que o reconhecimento comprova a eficácia das políticas educacionais adotadas no município. “Esse selo é a prova de que o trabalho, feito com responsabilidade e confiança na educação pública, dá resultados. É uma conquista de todos, construída no esforço diário, no planejamento, na sala de aula e na esperança de uma educação transformadora”, concluiu.



