Uma série de ocorrências policiais marcou o fim de janeiro e o início de fevereiro na Baixada Maranhense, com registros de homicídios, tentativas de homicídio, prisões e cumprimento de mandados judiciais nos municípios de Viana, São Bento, Peri Mirim, Pinheiro, Apicum-Açu, Pedro do Rosário e Bequimão. Os casos envolveram ataques com arma branca e arma de fogo, descumprimento de medida protetiva e crimes patrimoniais, resultando em pessoas feridas, mortes e prisões, além de mobilizar as forças de segurança e reforçar as investigações das polícias Militar e Civil para identificar os responsáveis e esclarecer as circunstâncias dos crimes.

Viana
Um homicídio foi registrado na madrugada desta segunda-feira (2), por volta das 0h40, às margens da rodovia MA-014, nas proximidades da Rádio Maracú, no município de Viana. De acordo com informações da Polícia Militar, a guarnição foi acionada pela Central de Operações (CPU) após a denúncia do crime. De imediato, os policiais se deslocaram até o local e constataram a presença de marcas de sangue às margens da rodovia.
Populares relataram que a vítima, identificada apenas pelo prenome Gil, foi atacada por dois homens que estavam em uma motocicleta. Segundo as informações, ao avistarem a vítima, um dos ocupantes desceu do veículo e desferiu golpes de faca, fugindo em seguida em alta velocidade. Nenhum pertence da vítima foi levado, o que descarta, inicialmente, a hipótese de latrocínio.
Uma ambulância do Hospital Regional foi acionada e realizou o socorro, porém a vítima já deu entrada na unidade hospitalar sem sinais vitais. Até o fechamento do relatório, nenhum familiar havia comparecido para fornecer a qualificação completa da vítima. Foram realizadas buscas nas imediações com o objetivo de localizar os autores do crime, mas, até o momento, ninguém foi preso. O caso será investigado pela Polícia Civil, que deverá apurar a autoria e a motivação do homicídio.

São Bento
Uma tentativa de homicídio foi registrada na noite da última sexta-feira (31), por volta das 19h30, na Rua Estrada Real, bairro Rosendão, no município de São Bento. De acordo com informações da Polícia Militar, a guarnição foi acionada por populares que relataram uma agressão grave no local. Ao chegar ao endereço informado, os policiais constataram que a vítima, identificada como Walace Ivan Castro, já havia sido socorrida e encaminhada ao hospital.
Uma testemunha relatou que estava em sua residência quando a vítima entrou correndo no imóvel, sendo perseguida por um homem que portava um facão. Segundo o relato, o suspeito desferia golpes contra a vítima, deixando manchas de sangue espalhadas pelo chão da residência.
Já no hospital, Walace informou que foi abordado pelo suspeito em via pública, momento em que o acusado teria perguntado sobre a venda de drogas. Após a negativa da vítima, houve um desentendimento, e o suspeito passou a persegui-la com um facão. Durante a tentativa de fuga, a vítima sofreu um corte na mão, além de escoriações no abdômen e nas costas.
No local do ocorrido, a polícia apreendeu um aparelho celular iPhone de cor vermelha, pertencente ao suspeito. Um boletim de ocorrência informativo foi confeccionado e o caso deverá ser investigado pelas autoridades competentes.
Peri Mirim
Um homem foi preso na tarde deste sábado (1º) pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, no Povoado Conceição, zona rural do município de Peri Mirim. De acordo com informações da Polícia Militar, por volta das 17h, a guarnição recebeu uma denúncia informando que um indivíduo estaria armado no povoado. Diante da informação, os policiais se deslocaram imediatamente até o local para averiguação.
Ao chegar ao endereço indicado, a equipe avistou um homem com as características repassadas na denúncia. Ao perceber a aproximação da guarnição, o suspeito passou a demonstrar nervosismo e tentou se afastar do local, sendo abordado pelos policiais. Durante a revista pessoal, foi encontrado em sua cintura um revólver da marca Taurus, calibre .38, com seis munições intactas.
O suspeito nasceu em 15 de abril de 1994, residente no Povoado Ilha João Donato, no município de Palmeirândia. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão e o indivíduo foi conduzido, sem apresentar lesões corporais, à Delegacia Regional de Pinheiro, onde foi apresentado para os procedimentos legais cabíveis.

Pinheiro
Um homicídio por arma de fogo foi registrado na madrugada deste domingo (1º), por volta das 3h20, no Residencial Bom Viver, em Pinheiro. A Polícia Militar foi acionada após ser informada por Adailton Maia Nascimento, irmão da vítima, sobre o crime ocorrido no local. Ao chegar à área indicada, os policiais constataram que Jailson Maia Nascimento havia sido atingido por disparos de arma de fogo e já se encontrava sem vida.
Segundo relatos, o crime teria ocorrido por volta da meia-noite. Apesar de haver residências próximas, moradores afirmaram não ter identificado os autores dos disparos. Informações preliminares apontam que houve intensa troca de tiros na região.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e confirmou o óbito. O corpo da vítima foi removido por uma funerária e encaminhado ao Hospital Dr. Antenor Abreu. A Polícia Civil assumiu a investigação para apurar as circunstâncias do crime e identificar os responsáveis.

Outros casos
Um homem foi preso suspeito de tentar matar o próprio irmão no Povoado Jacaré, zona rural do município de Pinheiro, na última sexta-feira (31). Segundo informações da Polícia Militar, a guarnição foi informada por volta das 15h40 de que, ainda pela manhã, por volta das 9h30, o suspeito teria esfaqueado o irmão na região abdominal. Devido à gravidade do ferimento, a vítima foi transferida para o Hospital Dr. Antenor Abreu.
Após receber a denúncia, os policiais realizaram diligências e localizaram o acusado em um bar no próprio povoado. Foi dada voz de prisão e o suspeito foi conduzido, sem apresentar lesões corporais, à Delegacia Regional de Pinheiro. Durante a ocorrência, foram apreendidos um boné e um cordão prateado. O caso foi registrado em boletim de ocorrência e segue sob investigação da Polícia Civil.
Um homicídio foi registrado na noite desta segunda-feira (2) nas proximidades da feira municipal, em Pinheiro. De acordo com as informações, o crime aconteceu por volta das 19h40, na Rua Capitão João Moraes. A vítima foi identificada como Gilmar Santiago de Jesus, de 36 anos, natural de São Luís.
A guarnição da viatura Águia, de Pinheiro, foi acionada via rádio após denúncias de disparos de arma de fogo na região. Ao chegar ao local, os policiais encontraram a vítima caída ao solo, com intenso sangramento e diversas lesões perfurocontusas, possivelmente causadas por tiros.
Moradores da área relataram à polícia que ouviram cerca de cinco disparos, mas ninguém soube informar quem teria efetuado os tiros ou a direção tomada pelo autor do crime. Não houve apreensão de materiais ou objetos relacionados à ocorrência. A Polícia Militar comunicou o fato à Polícia Civil e realizou a preservação do local até a chegada da equipe responsável pelos procedimentos de investigação e remoção do corpo.

Apicum Açu
A Polícia Militar cumpriu um mandado de prisão na madrugada desta segunda-feira (2), por volta das 0h30, no Bar JM, localizado no município de Apicum-Açu. De acordo com informações da PM, as guarnições de Apicum-Açu e Bacuri receberam denúncias de que um indivíduo conhecido pelo apelido de “Loirinho” estaria participando de uma festa no local, acompanhado de outros suspeitos. Diante das informações, os policiais se deslocaram até o endereço e identificaram Anderson Ramos Silva, contra quem havia um mandado de prisão em aberto, de nº 0801034-31.2025.8.10.0071.01.0002-26.
Durante a abordagem, foi dada voz de prisão ao suspeito. Com ele, os policiais apreenderam um aparelho celular da marca Redmi, de cor preta, além de duas trouxas de uma substância semelhante à cocaína. Segundo a Polícia Militar, Anderson Ramos Silva é apontado como principal suspeito de ser o mandante de um atentado contra a vida de um funcionário da Polícia Civil do município de Bacuri. O conduzido foi apresentado sem lesões corporais, sendo necessário o uso de algemas devido ao risco de fuga.
Após a prisão, o suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Cururupu, onde foram adotadas as providências legais cabíveis. O caso segue sob investigação das autoridades competentes.

Pedro do Rosário
A Polícia Militar prendeu um homem na noite deste sábado (1º) por descumprimento de medida protetiva de urgência e posse ilegal de arma de fogo, no Povoado Criminosa, zona rural do município de Pedro do Rosário. De acordo com informações da PM, a guarnição recebeu denúncia da Assistência Social e da própria vítima, relatando que seu ex-companheiro, mesmo ciente da medida protetiva em vigor, teria invadido a residência e feito ameaças de morte.
Diante da denúncia, a equipe policial se deslocou até o local e encontrou o suspeito deitado em uma rede, portando uma espingarda do tipo “bate-bucha”. Durante a abordagem, também foram apreendidos uma faca e uma carteira porta-cédulas. O suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido, sem apresentar lesões corporais, à Delegacia Regional de Pinheiro, onde foi apresentado para a adoção das medidas legais cabíveis. Um boletim de ocorrência foi confeccionado e o caso ficará sob responsabilidade da Polícia Civil.

Bequimão
A Polícia Civil do Estado do Maranhão, por meio da Delegacia de Polícia Civil de Bequimão, cumpriu na última terça-feira (28) um mandado de prisão preventiva contra um investigado por roubo circunstanciado, ocorrido no município no dia 4 de dezembro de 2025. De acordo com as investigações, o suspeito, acompanhado de outros indivíduos, teria invadido uma residência utilizando arma de fogo para subtrair bens.
Durante a ação criminosa, houve resistência por parte das vítimas, e os autores conseguiram levar apenas um cordão de ouro. A vítima e sua companheira realizaram o reconhecimento fotográfico do investigado, o que fundamentou a representação pela prisão preventiva, posteriormente deferida pelo Poder Judiciário.
Após diligências, a equipe policial conseguiu localizar e prender o suspeito, dando fiel cumprimento à ordem judicial. As investigações seguem para identificar possíveis comparsas. A Polícia Civil do Maranhão reafirmou seu compromisso com a segurança pública e o combate à criminalidade, atuando de forma firme e responsável no enfrentamento aos crimes violentos e patrimoniais.



