O prefeito de Viana, Carrinho Cidreira, decretou luto oficial por três dias no município em razão do falecimento do ex-prefeito e ex-deputado Francisco de Assis de Castro Gomes, conhecido como Chico Gomes, ocorrido nesta quinta-feira (15), em São Luís, aos 83 anos. Em respeito à trajetória e aos relevantes serviços prestados por Chico Gomes a Viana e ao estado do Maranhão, o decreto determina que a bandeira do município seja hasteada a meio mastro durante o período de luto.

O prefeito também utilizou suas redes sociais para publicar uma nota de pesar, manifestando solidariedade aos familiares, amigos e à população vianense. Francisco de Assis de Castro Gomes nasceu na localidade Roma Matinha, área que à época integrava o território do município de Viana. Ao longo de sua vida pública, construiu uma carreira marcada pela atuação em cargos estratégicos e pelo compromisso com o desenvolvimento social e econômico do Maranhão.
Chico Gomes exerceu mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Maranhão entre os anos de 2003 e 2011. Posteriormente, foi eleito prefeito de Viana, comandando o Executivo municipal no período de 2013 a 2016. Além dos cargos eletivos, também atuou como secretário de Estado e ocupou funções no Governo Federal, a exemplo do cargo de secretário-adjunto da Secretaria de Articulação com os Estados e Municípios da Presidência da República.
Reconhecido como um político acessível, humilde e dedicado às causas sociais, Chico Gomes deixou um legado de trabalho e respeito, especialmente na Baixada Maranhense, onde era considerado uma das principais lideranças políticas da região. Um dos momentos mais simbólicos de sua trajetória ocorreu com a realização da Caravana da Anistia no Maranhão, quando Chico Gomes foi oficialmente reconhecido como anistiado político, em razão das perseguições sofridas durante o período da Ditadura Militar.

Homenagens
Carrinho Cidreira, que integrou a gestão de Chico Gomes como secretário municipal, destacou a relação de respeito, aprendizado e confiança construída ao longo dos anos. “Chico esteve presente em nossa campanha, não apenas apoiando, mas participando ativamente, inclusive do nosso comício de encerramento. Ele sempre acreditou no nosso projeto. Seu legado ficará registrado nos anais da história do povo do Maranhão”, afirmou o prefeito.
A Assembleia Legislativa do Maranhão também emitiu nota de pesar pelo falecimento do ex-parlamentar. Em nota assinada pela presidente da Casa, deputada Iracema Vale, o Legislativo destacou o legado de trabalho, dedicação à vida pública e o compromisso de Chico Gomes com o desenvolvimento da Baixada Maranhense e de todo o estado.
O corpo de Chico Gomes será velado em São Luís. Até o momento, a família não divulgou informações sobre o horário e o local do sepultamento.



