Morreu nesta segunda-feira (14) Manoel de Souza Lima, conhecido como Seu Manoca, um morador da Baixada Maranhense que poderia ser uma das pessoas mais idosas do Brasil. Em 2024, o Blog do Jailson Mendes publicou uma matéria sobre o aposentado da cidade de Vitória do Mearim, completou 114 anos.

Segundo os familiares, ele morreu de causas naturais. Nascido e criado no povoado Escondido, zona rural do município de Vitória do Mearim, Seu Manoca nasceu no dia 17 de outubro de 1910, comprovado através de seus documentos, e deixa cinco filhos, 17 netos e vários bisnetos.
A idade fazia do vitoriense o homem mais longevo da região e talvez um dos mais velhos do mundo, já que a pessoa mais idosa do planeta, considerada pelo Guinness, morreu em abril deste ano, na Argentina.
Pessoa mais velha do mundo
Considerado o homem mais velho do mundo pelo Guinness – o livro dos Recordes, em 2022, o venezuelano Juan Vicente Pérez Mora morreu em abril deste ano, com a mesma idade do idoso de Vitória do Mearim, na Baixada Maranhense. O agricultor conhecido como “Tio Vicente” nasceu em El Cobre, estado de Táchira, em 27 de maio de 1909, na Argentina.
Mora foi o nono filho de 10 irmãos. Ele foi oficialmente confirmado como o homem mais velho vivo em 4 de fevereiro de 2022, quando tinha 112 anos e 253 dias. Pai de 11 filhos, ele tinha mais de 40 netos, 18 bisnetos e 12 trinetos. “Aos cinco anos, começou a trabalhar com seu pai e seus irmãos na agricultura, ajudando na colheita de cana-de-açúcar e café”, indicou o Guinness após o eleger como o homem mais velho do mundo.