Deputado Júlio Mendonça pede investigação sobre possível crime ambiental no rio da Lontra, na Baixada Maranhense

O deputado estadual Júlio Mendonça subiu à tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão para denunciar uma possível degradação ambiental no Rio da Lontra, fonte de renda e sobrevivência para diversas comunidades da região da Baixada Maranhense.

Júlio Mendonça

As denúncias, feitas por pescadores, lavradores e moradores, apontam que um empresário e ex-prefeito da cidade estaria construindo diques e alterando o percurso natural do rio, o que, segundo os moradores, tem contribuído para a morte de peixes e agravado os impactos da estiagem nos municípios de Penalva, Viana, Cajari e Pedro do Rosário.

Em seu discurso, o deputado destacou a gravidade das acusações e pediu uma investigação rigorosa por parte dos órgãos ambientais. “Precisamos nos unir não só em função das nossas fazendas, não só em função da nossa criação, mas para o bem público. A discussão precisa perpetuar para além do nosso interesse particular”, afirmou Júlio Mendonça, enfatizando a necessidade de tomar providências para garantir o equilíbrio ecológico, e o sustento das famílias que dependem do rio e do pescado.

O parlamentar colocou seu mandato à disposição dos pescadores, trabalhadores rurais e moradores, reafirmando o compromisso de lutar pela proteção do igarapé da Lontra e por medidas que garantam a preservação dos recursos naturais para as futuras gerações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *