ONU diz que 14 cidades da Baixada Maranhense melhoram condições de vida de crianças e adolescentes e conquistam Selo UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (UNICEF) divulgou, nessa quarta-feira (6), as 129 cidades do Maranhão que mais melhoraram as políticas públicas municipais voltadas a crianças e adolescentes, entre 2021 e 2024. Entre os municípios contemplados estão 14 na região da Baixada Maranhense, muitas que conquistaram a primeira vez.

ONU disse que municípios melhoraram indicadores em relação aos anos anteriores

De acordo com a ONU, essas cidades avançaram mais do que a média nacional em diversas áreas, alcançando impactos positivos para a infância e adolescência – e agora recebem o Selo UNICEF. Na Baixada Maranhense, foram premiadas as cidades de Arari, Anajatuba, Bacurituba, Bequimão, Matinha, Monção, Pedro do Rosário, Penalva, Peri Mirim, Pinheiro, Presidente Sarney, São Bento, São Vicente Ferrer e Viana.

Para chegar a grandes resultados, as cidades premiadas se empenharam em cuidar bem da primeira infância e da adolescência; melhorar a educação – da creche até a transição de jovens para o mundo do trabalho –; investir na saúde física e mental de meninas e meninos; promover hábitos de higiene e acesso à água limpa; proteger crianças e adolescentes das violências; e garantir a proteção social às famílias vulneráveis, em especial aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais.

Todas elas participam do Selo UNICEF, estratégia do UNICEF – tendo o Instituto Formação como parceiro de implementação no Maranhão – destinada a apoiar cidades das regiões mais vulneráveis do País para que melhorem políticas públicas voltadas à infância e adolescência. Após quatro anos de muito trabalho, essas 129 cidades conseguiram melhorar mais do que a média nacional em diferentes áreas, com destaque para: imunização e proteção contra as violências.

O Selo UNICEF será entregue, oficialmente, aos municípios do Maranhão em um evento em São Luís, dia 14 de novembro. Mais informações sobre local e credenciamento de imprensa serão compartilhadas em breve. A lista completa no estado pode ser acessada AQUI.

Mais crianças imunizadas e nas escolas

Coberturas vacinais melhoram mais nos municípios certificados com o Selo UNICEF no Maranhão, em comparação à média nacional. Enquanto, no Brasil, de 2020 a 2023, as coberturas da Tríplice Viral D2i aumentaram 2,6% (de 64,27% para 65,91%), nos municípios certificados pelo Selo UNICEF no Maranhão o aumento foi de 30,9% (de 47,6% para 62,3%).

O abandono escolar caiu mais nos municípios certificados pelo Selo UNICEF, em comparação à média nacional. No Brasil, de 2019 a 2023, o abandono escolar caiu 38%, passando de 1,3% para 0,8%. Já nos municípios certificados no Maranhão, a queda foi maior: 47,8% (saindo de 1,9% e chegando a 1%).

O selo

A ação do organismo da ONU reconhece esforço contínuo das cidades em promover o desenvolvimento da infância, com ênfase na Educação, Saúde e Assistência Social. Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A adesão ao Selo UNICEF é espontânea e contribui para o alcance de 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030.

Uma resposta para “ONU diz que 14 cidades da Baixada Maranhense melhoram condições de vida de crianças e adolescentes e conquistam Selo UNICEF”

  1. BALELA , ELES INVENTAM NUMEROS , COMO QUE MELHOROU SE A INFLAÇÃO TA UM ABSURDO , TUDO CARO, EMPRESAS FECHANDO, CORTE DOS BENEFICIOS SOCIAIS , CORTE NA EDUCAÇÃO, AUMENTO DA CONTA DE LUZ , AUMENTO DO GÁS . ETC . GOVERNO DAS MENTIRAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *