A Justiça Eleitoral decidiu suspender, nesta quinta-feira (26), a primeira pesquisa registrada na cidade de Olinda Nova do Maranhão. A decisão é da juíza Camila Beatriz Simm e aplica multa de mais de R$ 53 mil em caso de descumprimento da sentença.
A sondagem apresentava Valdenir à frente do ex-prefeito Costinha. A magistrada atendeu um pedido da coligação ‘Olinda Nova é de todos nós’, contra o Instituto Inteligente, alegando que a pesquisa divulgada na semana passada tem irregularidades.
A coligação disse que o instituto não informou os dados relativos a origem dos recursos utilizados para esse fim, ausência de registro profissional estatístico pelo responsável da pesquisa, omissão de fonte pública dos dados utilizados na pesquisa eleitoral assim como a ausência de ponderação quanto ao gênero, idade, grau de instrução e nível econômico dos entrevistados.
A agremiação partidária disse ainda que a impugnação da pesquisa, tida como ilegítima, ocorre para evitar a manipulação do resultado e a interferência indevida na vontade do eleitor. Ao julgar o caso, a magistrada entendeu que a empresa deixou de sanar algumas das irregularidades apresentadas e mandou suspender a sondagem.
“Considerando que a a representada deixou de sanar irregularidade no que diz respeito à omissão quanto à fonte pública dos dados utilizados na pesquisa (Ano do Censo do IBGE), conforme Art.2, §7º da Res. 23.600/19; JULGO PROCEDENTE a presente representação e DETERMINO a imediata suspensão da divulgação da pesquisa eleitoral impugnada, sob pena de multa no valor de R$ 53.205,00, conforme Art. 17 da Res. 23.600/19”, completou.
Grupo do 40 estão com medo, Olinda nova já decidiu 33💙❤️
Não é medo sabemos que Costinha é o futuro prefeito de Olinda , só pra vcs ficarem informados que divulgar notícias falsas é Crime !