O ex-prefeito Djalma Melo e o atual prefeito da cidade, Rui Filho, se uniram em Arari para tentar derrotar Simplesmente Maria, que lidera todas as pesquisas no município. A decisão foi confirmada nesta quarta-feira (19).
De acordo com as informações, Djalma desistiu de concorrer e vai apoiar, mais uma vez, o atual prefeito da cidade, Rui Filho. Na última pesquisa, o gestor estava em quarta lugar, com apenas 13% das intenções de votos dos eleitores de Arari.
Tanto Djalma como Rui Filho tiveram suas candidaturas questionadas pelo Ministério Público, pois tiveram contas reprovadas pelo TCU e TCE. No entanto, a Justiça Eleitoral liberou os dois alegando que o órgão ministerial não realizou o procedimento formal ao não impugnar a dupla.
Com a desistência de Melo, permanecem na corrida eleitoral de Arari, além de Riu Filho, os candidatos Álvaro Jardim (PT), Alysson Ericeira (Novo), e Simplesmente Maria (MDB), todos com candidaturas já deferidas pela Justiça Eleitoral.
Pesquisa
A última pesquisa feita em Arari mostra que Simplesmente lidera em todos os cenários. No cenário estimulado, ela aparece com 45,4%; Djalma Melo tem 17,%; Álvaro Jardim 15,4%; Rui Filho 13,7% e Alysson Ericeira aparece em último, com apenas 0,5% das intenções de votos. Brancos e nulos somam 3,1% e 4,2% continuam indecisos.
O levantamento foi realizado pelo Instituto Brasil Marketing e Opinião-BMO, ouviu 423 entrevistados nos dias 12 e 13 de agosto de 2024, na sede e na zona rural do município. A Pesquisa tem margem de erro de 4,72%, e nível de confiabilidade de 95%, e está registrada na Justiça Eleitoral-TSE com o número MA-09473/2024.