O Sindicato dos Professores de São João Batista (SindProf) divulgou nesta terça-feira (3), uma nota de repúdio contra a decisão do prefeito de decretar Situação de Emergência nas áreas da Educação e Saúde. O órgão que representa a categoria dos professores informou que ‘tanto a educação como a saúde estão na UTI’ por incompetência do prefeito.
Nesta terça, Mecinho assinou um novo decreto declarando situação de emergência nas áreas que compreendem a saúde e educação do município. Ele justificou a decisão após a decisão do Tribunal de Justiça declarar a inconstitucionalidade da lei que autorizou a contratação de quase mil funcionários sem concurso ou seletivo em ano eleitoral.
O documento autoriza a convocação de voluntários e ficam dispensadas de licitações as aquisições dos bens e serviços necessários ao atendimento da situação de emergência e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de um ano, contado da data de ocorrência da emergência, vedada a prorrogação dos contratos, durante 90 dias.
O blog encaminhou a nota do SindProf ao prefeito Mecinho e para a secretária de Educação, Eunice Cristina, antes da publicação desta matéria, pedindo posicionamentos. No entanto, até o fechamento deste post, nenhum deles se manifestou. Vejam a nota do SindProf.
Nota de Repúdio!
O Sindicato dos Professores de São João Batista – SINDPROF, vem a público repudiar veementemente a postura insana do Prefeito Mecinho, que diante do pleito eleitoral que se aproxima vem usando de má fé, com o único e exclusivo objetivo de se colocar como vítima, diante de sua própria incapacidade administrativa, para tirar proveito e dividendos políticos, e garantir assim sua reeleição nas eleições que se aproximam, colocando de forma impensada em risco a vida de milhares de joaninos.
Isto porque, baixou um decreto de forma irresponsável suspendendo os serviços básicos na área de saúde e da educação. Vejamos a realidade dos fatos.
Na educação existiam 389 professores concursados, com o festival de portarias e efetivação de professores patrocinados pelo prefeito Mecinho, neste ano eleitoral com distribuição de matrículas e mais matrículas, até para concursados eliminados em concurso público , o número de educadores no município conta agora com mais de 430 professores concursados e/ou estáveis, para atenderem em 57 escolas e apenas 3.125 alunos, isto, dar uma média de 7,6 alunos por professor. Portanto, nas unidades de ensino não há necessidades de professores contratados, basta o prefeito colocar nas escolas todos os professores que estão fora do exercício de sala de aula e que não estão de licenças garantidas por lei.
Alerto ainda, que tirar professor de sala de aula para está à disposição de nada, ou em outras cidades do Brasil, por mero “acordo politico” e continuarem recebendo do Fundeb, não é querer o bem dos munícipes e nem é ser amigo da educação, isso é um verdadeiro CRIME. Assim como é crime, até a presente data, não existir livros didáticos nas escolas para os alunos do 6. ao 9. Ano, que já deveriam está na mão dos alunos, e até a presente data, não chegaram, sabendo-se, que o programa do governo federal de compras de livros didáticos é o segundo maior programa em recursos financeiros destinado aos municípios brasileiros, perdendo apenas para os recursos financeiros do bolsa família.
Por fim, não existem motivos e nem fatos que se sustentam por si só, para que o prefeito Mecinho, possa suspender os serviços básicos de saúde e de educação no município por meio de decreto de situação de emergência neste momento. O prefeito teve 3 anos e 9 meses, para fazer concurso público para as áreas da educação e da saúde, teve tempo suficiente para fazer um processo seletivo sério e de concorrência igualitária para que todos os candidatos do certame pudessem participar de forma séria e honesta, porém não o fez, preferiu utilizar o artifício da politicagem, com indicação de contratos por meio de indicação política, visando de forma planejada e premeditada a sua reeleição!
Isto é um absurdo! Basta! A saúde e a educação estão jogadas na UTI, por irresponsabilidade e incompetência do atual gestor!
Att/ Diretoria Executiva do SINDPROF
Parabéns ao SindProf por expor a verdade desta gestão. São João Batista vive dias sombrios.
Dias sombrios foi na época de joao Dominica, e Amarildo… que os funcionários trabalhavam alguns meses sem receber, e no município não circulavam o dinheiro.
é Israel tu tens razão em dizer que a educação está um caos ,só errou o culpado .porque vc é um dos que tem culpa principalmente quando fez do sindicato dos professores um sindicato partidário . tá fazendo isso porque é do lado da oposição .agora eu te pergunto o que tens feito como presidente do sindicato em prol dos professores e principalmente da educação ? se esse fulano carlos ganhar aí mesmo é que tu não fará nada .
Se a educação ta ruim, e por quer o presidente do sindicato dos professores não faz nada, ele esta mais preocupado com o sindicato dos pescadores, que dos professores, acho que deve ta preocupado em queimar a gestão atual por quer ele e do contra, e mesma preocupação do senhor jailson
Chega mecinho!
mecinho não ganha mais em são joão batista
a eleição agora é de carlos figueiredo
aqui em são luis todos vamos votar para mudar e a mudança é carlos
Está certo, tens uma redução de carga horária em uma matricula e a outra matricula está a disposição do sindicato… Começando por você pra voltar pra sala de aula… kakakakakakakak
A masmuka também tem que voltar a sala de aula..
Entrega a chave perfeitinho ruim
Será se não está dando um tiro no pé ;decretar situação de emergência em menos de 30 dias antes da eleição.
Blog do Jailson Mendes removeu este comentário
Da nojo de ler sua nota de repudio senhor presidente, suas palavras sou como uma falta de humanidade, você não pensa nos zeladores, que não tiveram uma boa educação, não pensa nos vigilantes, e o fazer contratações e melhor for de empregar quem e de São João batista, quem mora aqui e quem conhece o município, se for por seletivas e cursos, sabe que vira pessoas de outros município fazerem provas, inclusive da capital…. Isso e uma falta de percepção do senhor presidente da câmara, e do senhor enquanto presidente do sindicato … vocês 3 jailson, chico e serginho… e parecido com o concorrente a prefeitura “ 15” não pensa no povo, apenas em vcs mesmo, senhor jailson quando estiver no município pergunte para o professor contratado de sua comunidade se vai fazer falta pra ele esse descontentamento por meio de uma lei.