O ex-secretário de Educação de São João Batista, professor Batista Azevedo, comentou os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), referente ao ano de 2023, divulgados na semana passada. O escritor classificou os números como ‘catástrofe’ e ‘desastre’ e pediu que governo e professores repensem o modelo de educação no município.
Ele também comentou que os dados chegam em um momento delicado para a cidade, haja vista a eleição municipal, em que se discute propostas para a cidade de São João Batista. Batista Azevedo foi vereador, secretário de Educação na gestão de Zequinha Soares e é membro da Academia Joanina de Letras. Vejam o texto, na íntegra…
São João Batista e o novo IDEB
O Ministério da Educação divulgou, na última quarta-feira (14), os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Os dados foram coletados em 2023 e mostram a cidade de São João Batista, na Baixada Maranhense, com a segunda pior nota nas séries finais do Ensino Fundamental. Nas séries iniciais, o município também não alcançou a meta.
De acordo com os dados do Governo Federal, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, a nota do IDEB 2023 foi de 4,3. Os piores indicadores do Maranhão são de São Benedito do Rio Preto, que obteve nota 4, e Apicum-Açu, Governador Eugênio Barros, Governador Luiz Rocha, Mata Roma e Santo Amaro, que tiraram com nota 4,1.
Já nas séries finais, compreendido do 6º ao 9º ano, a nota de São João Batista foi de 3,1, sendo a segunda pior do Maranhão. O município só perde para Nova Iorque, que tem o pior desempenho do estado e obteve nota 3, segundo os dados. No âmbito da rede estadual, o desastre também é impactante, a escola “Acrísio Figueiredo” ficou com a nota 3,4, também abaixo da projeção do Ministério da Educação.
O curioso é que em meio a está catástrofe, estamos vivendo o pique das campanhas eleitorais para as eleições de outubro próximo, e a Educação é de novo a pauta principal dos candidatos, notadamente de quem está no poder. E entre promessas de “fazer diferente” e de (re)construção de um novo tempo, os prejudicados são sempre os alunos. Uma geração que sofre os efeitos do faz de conta de quem deveria ensinar e gestar a educação nos municípios. Pobre São João Batista!
É preciso um “para pra acertar”! Ou na menor das hipóteses repensar o modelo que se tem como parâmetro de ensino e aprendizagem no âmbito das nossas escolas, haja visto que as causas para esse desastre são muitas e discuti-las deve ser o ponto de partida. De todas as causas, uma parece ser o embrião de todas as demais: o exercício meramente político dos agentes da Educação, a escolha de gestores e supervisores pelo viés do “companheirismo” em detrimento da qualidade, ou sem cobrar destes o resultado qualitativo.
Por outro lado, esta mácula de baixo IDEB deve reverberar dolorosamente no íntimo de cada professor, não como o culpado maior, mas como um agente responsável da mudança que se quer. Cobrar junto aos organismos de classe uma pauta de melhorias na educação do município, em todos os níveis, se faz necessário e urgente.
Dar as mãos pra mudar é só começar!
Batista Azevedo, professor e escritor
Faltou dizer de quem é a culpa, professor…de quem é a culpa?
São João Batista é uma vergonha para o Maranhão nessa gestão
O município ter a segunda pior educação do estado
Se esse prefeito que aí está chegar a ganhar a tendência é só piorar pois ele nem estudo tem
Mas Deus não deixa que isso aconteça…. Nossa cidade, nosso povo merece coisa melhor
O mais triste é ver que nesse momento o gestor usa a educação para se comprometer em fazer por ela o que não fez. A educação não é para ser usada na campanha política como barganha de votos e sim ela deveria ser vista como um investimento com retorno garantido, mas o que se pode perceber é muito diferente, os políticos usam a educação como cabide de emprego com Contratos de professores despreparados sem a mínima condição de ensinar e por isso esse resultado.
DECLARA LOGO SEU APOIO PRA MAYARA PROFESSOR, O POVO SABE QUE VOCE TA COM ELA E CHEGA DE MECINHO NESSE MUNICIPIO, DESASTRE E VERGONHA
O comentário de um petista doente kkkkkkkkk
Apoiadores de amaraildo, grande professor kkkkkkk