MEC divulga dados do IDEB 2023 e aponta cidade de São João Batista com a segunda pior nota do Maranhão

O Ministério da Educação divulgou, na última quarta-feira (14), os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Os dados foram coletados em 2023 e mostram a cidade de São João Batista, na Baixada Maranhense, com a segunda pior nota nas séries finais do Ensino Fundamental. Nas séries iniciais, o município também não alcançou a meta.

Números foram divulgados pelo MEC

De acordo com os dados do Governo Federal, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, a nota do IDEB 2023 foi de 4,3. Os piores indicadores do Maranhão são de São Benedito do Rio Preto, que obteve nota 4, e Apicum-Açu, Governador Eugênio Barros, Governador Luiz Rocha, Mata Roma e Santo Amaro, que tiraram com nota 4,1.

Já nas séries finais, compreendido do 6º ao 9º ano, a nota da cidade de São João Batista foi de 3,1, sendo a segunda pior do Maranhão. O município, atualmente administrado pelo prefeito Mecinho, só perde para Nova Iorque, que tem o pior desempenho do estado e obteve nota 3, segundo os dados. As duas cidades são seguidas de Governador Eugênio Barros e Jenipapo dos Vieiras, que obtiveram 3,2; Davinópolis, Palmeirândia e São Roberto 3,4; Água Doce do Maranhão, Araguanã, Arame, Cajari, Cajapió e Mirador com 3,5.

Na rede estadual, os dados foram coletados em 2023 apenas na escola ‘Acrísio Figueiredo’. A nota foi de 3,4, também abaixo da projeção do Ministério da Educação. Todos os resultados podem ser acessados no site do INEP AQUI.

Outro lado

O blog procurou, ontem (19) e hoje (20), a secretária de Educação do município, Eunice Cristina, para comentar os dados do MEC. No entanto, até o fim desta matéria, a titular da SEMED não tinha se manifestado oficialmente.

O IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O Ideb agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice varia de 0 a 10. A combinação entre fluxo e aprendizagem tem o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema.

7 respostas para “MEC divulga dados do IDEB 2023 e aponta cidade de São João Batista com a segunda pior nota do Maranhão”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *