O jornalista natural da cidade de São João Batista, Célio Sergio, é o novo diretor executivo do Jornal O Imparcial. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (12) em um almoço com os colaboradores da empresa e confirmada pelo diretor presidente Pedro Freire, que segue condômino vitalício dos Diários Associados, porém é Célio Sérgio que passa a responder pela operação do grupo no Maranhão.
O convite inicialmente veio do jornalista Pedro Batista Freire, que por várias décadas esteve à frente na direção geral da empresa e com a Presidência do Jornal como condômino acionista dos Diários Associados. Em seguida, o presidente da Comissão Plenária do Condomínio Acionário das Emissoras e Diários Associados e presidente do “Estado de Minas”, Josemar Gimenez, formalizou, pessoalmente em visita ao Jornal O Imparcial no dia 21 junho, o convite para o cargo.
Antes Superintendente de Produção em Conteúdo do Jornal O Imparcial, Célio Sérgio Serra Ferreira, natural de São João Batista (MA), 54 anos, é jornalista designer, e começou em O Imparcial como diagramador há 35 anos. De lá para cá, passou por vários cargos e funções, sempre como foco na parte produtiva do jornal. Ele contou que já há alguns anos Pedro Freire sinalizava que queria a empresa “tocada” por alguns funcionários.
“Ele dizia isso, sempre que fazia discurso na empresa. Por último, ele resolveu realmente tirar um descanso, ficar mais com a família, férias, digamos assim. Claro que ele vai ser sempre presidente da empresa porque ele é estatutário, como um sócio do grupo, então ele continua com o presidente. E aí foi feito um convite, do próprio Pedro Freire, e claro que isso dependeria de um aval também de Brasília. No dia 21 de junho a gente recebeu o presidente dos Diários Associados, em uma reunião com os gestores da empresa, onde foi feito o convite formal, para que eu assumisse a diretoria executiva, esse cargo de gestor da empresa”, disse Célio.
O novo líder do jornal contou sobre suas expectativas. “Sempre trabalhei com a parte de conteúdo, agora a gente vai para o patamar de administração da empresa e isso engloba todo um trabalho de mercado, de produtos que devem ser trabalhados no Imparcial. Temos o jornal impresso, o digital, e O Imparcial Online que é outro produto nosso. O impresso é o nosso prime, e vamos trabalhar também o que está mais no mercado que são os produtos digitais”, declarou o jornalista, acrescentando que já está trabalhando sobre as novidades para as comemorações dos 100 anos do impresso.
O Imparcial
O Imparcial faz parte dos Diários Associados, grupo fundado por Assis Chateaubriand. Entrou em circulação em 1º de maio de 1926 e desde então até hoje, é o jornal mais antigo em circulação do Maranhão. Em 1944, foi adquirido pelos Diários Associados de Assis Chateubriand, onde permanece até hoje. Fundado em 1º de maio de 1926 pelo jornalista João Pires Ferreira, O Imparcial chega aos seus 98 anos moderno e interativo. O jornal, ao longo de quase um século, conseguiu acompanhar as mudanças tecnológicas da informação, o que lhe permite fazer um jornalismo dinâmico, equilibrado.
Por sua redação passaram grandes nomes do jornalismo maranhense, como, por exemplo, Odylo Costa, filho, Ferreira Gullar, José Sarney, Rangel Cavalcanti, José Louzeiro, entre outros que conseguiram ajudar a edificar a sua trajetória histórica com suas produções jornalísticas. A primeira sede de O Imparcial foi na Avenida Magalhães de Almeida, nº 6, mudando em junho de 1928 para Rua Afonso Pena, nº3. Em seguida, em outubro de 1930, mudava-se para mesma rua, nº 46, de onde saiu somente Associados no Maranhão, com os jornais e a Rádio Timbira. No ano de 1996, mudou-se para o bairro do São Francisco, à Avenida Castelo Branco, local de onde aguardou a construção de sua atual sede, localizada na Rua Assis Chateaubriand, no bairro Renascença.