Baile de São Gonçalo da Baixada Maranhense é tema de exposição em comemoração aos 206 anos do Museu Nacional do Rio de Janeiro

O Baile de São Gonçalo feito nas cidades da Baixada Maranhense foi um dos temas das comemorações do aniversário de 206 anos do Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio Janeiro. As apresentações gratuitas foram comandadas pelo pesquisador Lucas Kastrup Rehen, como parte de seu trabalho de pós-doutorado em Antropologia.

Pesquisador mostra Baile de São Gonçalo na UFRJ

Como parte das celebrações, foi inaugurada nesta terça-feira (4) a exposição fotográfica “Baile de São Gonçalo: Retrato da Baixada Maranhense”, na Sala Multiuso da Biblioteca Central do Museu Nacional/UFRJ, no Horto Botânico da Quinta da Boa Vista. A mostra destaca as tradições populares da Baixada Maranhense com foco na transmissão de saberes musicais e devoção na região do Maranhão.

A ação é fruto da pesquisa de pós-doutorado de Lucas Kastrup Rehen, iniciada em 2018 e concluída em 2023, no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional/UFRJ. Lucas Rehen contou um pouco sobre o trabalho de pesquisa, destacando como a experiência ampliou sua visão de mundo e sobre as tradições que encontrou na Baixada Maranhense.

“Momento de imensa alegria no fechamento do projeto de pós-doutorado em Antropologia, sob a impecável supervisão do Professor Luiz Fernando Dias Duarte e apoio do Instituto Nova Era (INE). A exposição fotográfica permanece aberta para visitação, com textos, fotos e códigos para links para artigo científico, músicas, filme e etc. Agradeço de coração aos que compareceram ao evento de abertura, com um debate especial”.

Vejam o vídeo produzido por ele…não conseguiu visualizar as imagens? Clique AQUI e vejam as imagens completas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *