Carlos Brandão anuncia que não vai realizar festejos juninos na Baixada Maranhense

O governador Carlos Brandão anunciou nesta quarta-feira (5), que não vai realizar os festejos juninos nas cidades da Baixada Maranhense este ano. Diferente de 2023, que era realizado na cidade de Pinheiro, o Governo do Estado preferiu fazer no município de Cururupu, no Litoral Ocidental.

Brandão anunciou que não vai realizar São João em Pinheiro

O lançamento oficial do São João do Maranhão 2024 foi realizado ontem no ginásio do Ipem, em São Luís. O evento contou com a apresentação de artistas maranhenses e grupos da cultura popular, além de uma coletiva de imprensa com o governador Carlos Brandão e o secretário estadual de Cultura Yuri Arruda.

A edição deste ano acontecerá tanto em São Luís quanto em cinco outros municípios: São José de Ribamar, Imperatriz, Barreirinhas, Timon e Cururupu, acabando com a tradição na Baixada Maranhense. Em 2023, Brandão fez os festejos entre os dias 21 e 23 de julho, na Praça José Sarney, como pode ser conferido no próprio site da Secretaria de Estado da Cultura (AQUI).

Grupos sem apoio

Além de não realizar a festividades na região, diversos grupos folclóricos acusam o Governo do Estado de não pagar as apresentações do ano passado. Esta semana, o Boi de Guimarães emitiu uma nota dizendo que está passando por dificuldades financeiras e que a Secretaria de Estado da Cultura não tinha realizado o pagamento das apresentações do ano passado.

Do mesmo jeito, estão dezenas de brincadeiras que saem das cidades da Baixada Maranhense todos os anos para se apresentarem nos arraiais de São Luis e também dizem que não receberam os recursos do ano de 2023. Oficialmente, a Secma ainda não se manifestou sobre as acusações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *