Uma reportagem do programa ‘Profissão Repórter’, da Rede Globo, que foi ao ar nesta terça-feira (4), mostrou a situação dos lixões e a situação de miséria em que vive boa parte dos municípios da Baixada Maranhense. A produção entrevistou um jovem que foi fotografado em 2021 no lixão com uma árvore de Natal e mostrou o que aconteceu com ele após a imagem viralizar.
Gabriel da Silva, natural da cidade da cidade de Pinheiro, foi fotografado em um lixão após encontrar uma árvore de Natal. Na época, em 2021, o registro foi feito por João Paulo Guimarães. Dois anos depois, Gabriel está atuando como jovem aprendiz em um mercado.
A mãe dele, Maria Francisca Silva, continua trabalhando como catadora. Ela contou à equipe do Profissão Repórter da TV Globo como está a vida dela e a do filho. “Está trabalhando lá, pelo menos, saiu da aqui do lixão. Fiquei contente porque já basta eu aqui dentro”, afirmou Maria Francisca ao Profissão Repórter. Ela levou a equipe até sua casa, onde encontraram Gabriel. “Sou repositor. Eles me pagam R$ 750. Dá para ajudar”, disse Gabriel.
A reportagem mostra os lixões que descumprem diversas regras sobre a disposição de resíduos sólidos. Lixos e água suja no chão foram vistos pelo local. Em nota, a Prefeitura de Pinheiro disse à reportagem que está procurando uma parceria público-privada para mudar o lixão de local e garantir a gestão dos resíduos sólidos dentro das normas técnicas e ambientais.
Vejam o vídeo…não conseguiu visualizar as imagens? Clique AQUI e vejam a notícia completa.
Na epoca de Doglas Martins e se não me falha a memória, o promotor era Dr. Claúdio ou o atual prefeito de Itapecuru, Dr. Coroba. Teve uma audiência no na escola do complexo, o prefeito da epoca era Dr. Zequinha. O Ministério Público deu 10 anos para o gestor Municipal se adequar sobre essa questão do lixão, pois as pesquisas feita na epoca, já mostrava os grandes problemas que viriam na frente. Pura verdade, o poder público de modo geral não levou a serio e a fatura daquela reunião que foi filmado e se encontra em um arquivo que só eu sei, a fatura bateu na porta de todas as prefeituras. Esse é um problema de modo nacional, o que está acontecendo hoje, o Ministerio Publico há uns 12 anos já pedia providências, s+o que não levaram a serio, a fatura do cartão bateu na porta agora em 2024…