Urgente: preso pela Polícia Federal por fraudes em transferência de títulos é de cidade da Baixada Maranhense

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (17), a operação Falsum Sit Home, com o objetivo de combater crimes típicos do período pré-eleitoral. Foram cumpridas duas medidas judiciais expedidas pela 47ª Zona Eleitoral de São José de Ribamar, sendo um mandado de prisão e um mandado de busca e apreensão. O pré-candidato que foi preso é natural da cidade de Viana, na Baixada Maranhense.

Pré-candidato é natural de Viana

O homem preso foi identificado como Valdenir Reis Pereira Seguins, conhecido popularmente como Neguinho do Parque Jair, aliado do atual prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho. A investigação da Polícia Federal apura que Neguinho participava do esquema de transferência fraudulenta de domicílio eleitoral por meio da apresentação de documentos falsos.

Ele foi candidato a vereador em São José de Ribamar pelo Partido Democrático Trabalhista em 2020 e conseguiu 442. Porém, todos foram anulados porque ele teve o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral. Na época, ele declarou à Justiça Eleitoral que era solteiro, possuía apenas o Ensino Fundamental completo e tem 40 anos.

Agora em 2024, ele se preparava para entrar novamente na disputa. Neguinho é filiado ao PDT, partido que declarou apoio a reeleição do prefeito Dr. Julinho.

Pré-candidato é aliado do prefeito de São José de Ribamar

Como o esquema funcionava?

Segundo a Polícia Federal, o principal responsável por recrutar eleitores e acompanhá-los ao cartório eleitoral realizar a solicitação de mudança de domicílio eleitoral, mediante apresentação dos documentos falsos, suspeitando-se que ele seja, também, o responsável pela falsificação dos documentos.

Até o momento, foram identificados 16 eleitores que transferiram fraudulentamente seu domicílio eleitoral para São José de Ribamar, com auxílio do investigado. Identificou-se ainda que o indivíduo preso foi candidato a vereador em eleição anterior, demonstrando possível interesse na manipulação do resultado do pleito vindouro.

WhatsApp Image 2024-04-17 at 09.17.13 (1).jpeg

WhatsApp Image 2024-04-17 at 09.17.13.jpeg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *