São João Batista sedia primeira edição de Canoagem de Ecoturismo e Aventura da Baixada Maranhense

Com o objetivo de alavancar e abrir espaço para o debate sobre o turismo, a cidade de São João Batista sediou, neste sábado (30), a primeira edição de Canoagem de Ecoturismo e Aventura da Baixada Maranhense. O evento reuniu amantes do esporte de São Luís e moradores da cidade e da região, que participaram do intercambio.

Evento foi realizado no povoado Comporta

A programação começou com canoagens em lagos naturais como o Coqueiro, situado entre São João Batista e Olinda Nova do Maranhão, açudes no povoado Centrinho e culminou no açude público da estrada da Raposa e Comporta. Dezenas de moradores dos povoados participaram da ação, com direito ao percurso entre o povoado Comporta e Beira de Lenço, em caiaques.

Além do esporte, foram oferecidos a famosa piabinha frita, prato típico da Baixada Maranhense, como forma de alavancar o turismo comunitário da cidade, com construção de espaços adequados e recuperação dos acessos ao famoso Porto da Raposa, além de despertar o debate sobre a preservação da natureza envolvendo os moradores da própria comunidade.

O evento foi liderado pelo sociólogo joanino, João Damasceno Figueiredo, com apoio da choperia Zé da Comporta, Fórum da Juventude, Colônia de Pescadores e órgãos de imprensa local. “Esse foi um momento foi proveitoso, com a participação da comunidade e acho que plantamos uma semente sobre a necessidade de se abrir um debate sobre o turismo em nossa cidade e na nossa região. Aproveito para agradecer a todos os parceiros que estiveram conosco na primeira edição”, declarou.


Em tempos de desinformação, o Blog do Jailson Mendes reforça o compromisso com o jornalismo profissional, comunitário e de qualidade. Nossa página produz diariamente informações na Baixada Maranhense de forma responsável e que você pode confiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *