Uma notícia boa em meio ao péssimo desempenho dos estudantes maranhenses no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA): o município de Viana, Baixada Maranhense, conseguiu a quinta melhor colocação regional no Índice de Fluência Leitora (IFL), um indicador fundamental para medir o nível de habilidade dos alunos em compreender e interpretar textos. O índice reflete diretamente na qualidade de ensino oferecido em uma região. A regional de Educação de Viana possui 12 municípios.
Em dois anos, os alunos de Viana subiram de 2,8 para 4,5 no Índice de Fluência Leitora. A variável é avaliada por meio da percentagem de palavras lidas corretamente no texto. O processo de alfabetização só é completo com a velocidade, precisão e clareza de leitura, entonação das palavras dos textos lidos. A fluidez no ato de decodificar palavras demonstra a compreensão do texto e a internalização do conteúdo. O que caracteriza o chamando “analfabetismo funcional” é justamente a incapacidade de uma pessoa não compreender um texto simples.
Para obtenção de parâmetro da fluência de leitura, calcula-se o número de palavras lidas por minuto dividido pelo tempo total em segundos. A avaliação é feita por intermédio de uma plataforma gerida pela pela Associação Bem Comum (ABC), no âmbito da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC). Em Viana, a Educação tem recebido um dos mais significativos investimentos da história do munícipio. A Prefeitura tem cumprido todos os compromissos com alunos e professores: desde o pagamento de abonos até mesmo os investimentos em cursos preparatórios, cursos de informática, bibliotecas e cursos extensivos para alunos da zona rural. Em 2022, foram mais de 12 milhões de reais em melhorias salariais aos profissionais da Educação.
Em 2023, o município recebeu um comunicado do ministro da Educação, Camilo Santana, parabenizando pelo acompanhamento da frequência escolar. A Prefeitura também foi premiada com a modalidade VAAR (Valor Aluno Ano por Resultados) Fundeb 2024. O VAAR é o repassado pela União à rede municipal ou estadual que apresente melhoria dos indicadores educacionais relativos a taxas de atendimento educacional na educação básica, taxas de aprovação nos ensinos fundamental e médio e resultados de aprendizagem dos estudantes nos exames nacionais de avaliação da Educação Básica.
“O nosso compromisso é com uma Viana melhor, mas sobretudo, com o desenvolvimento. E isso não se faz sem investir no capital humano, em gente, com cultura e com educação, essa poderosa ferramenta de transformação das pessoas. O resultado na melhoria da avaliação de leitura dos nossos alunos indica que estamos fazendo a lição de casa”, comentou o prefeito Carrinho Cidreira. Ascom