Rádio comunitária de Penalva grava e armazena sambas imortais das brincadeiras de ruas dos carnavais das décadas de 1950 a 1980

Enquanto em São Luís o Carnaval está cada vez mais “baiano”, na cidade de Penalva, na Baixada Maranhense, a rádio comunitária Tarumã 87,9 FM tem programas especiais da cultura popular valorizando a produção cultural e os artistas locais. Desde setembro de 2023, a iniciativa reúne compositores, cantores e músicos apaixonados pela cultura popular para registrar os sambas que marcaram época no Carnaval de rua das décadas passadas em Penalva.

Organizadores da programação

O programa especial chamado “Lembranças do Carnaval de Rua” vai ao ar aos sábados e domingos, a partir das 9 horas, com apresentação do radialista Nilson Nabate. Entre os blocos memoráveis que tiveram seus sambas gravados estão Fala Mangueira e Boêmios. Eles já foram extintos, mas estão vivos na caixa de recordações da Tarumã FM.

Ainda em plena atividade carnavalesca os blocos Pau d’Água, Vocalista Tropical, Beira Mar do Samba, Magníficos do Samba e a escola Bloco do Sarrapilha são sempre tocados na 87,9 FM. A Tarumã FM é uma referência em toda a Baixada Maranhense no trabalho de valorização e difusão da musicalidade produzida tanto por sambistas de carnaval quanto pelos cantadores de bumba meu boi.

As toadas dos festejos juninos sempre ganham destaque na programação da emissora há mais de 20 anos. As grandes composições do Carnaval também são valorizadas na 87,9 FM. “O lixo comercial chegou, mas somos a resistência. Tocamos músicas atuais, mas a veia principal do programa é voltada para o carnaval de rua, os antigos blocos carnavalescos. A história de Penalva circula em torno do Carnaval”, explica Nabate. Fonte: Blog do Ed Wilson, jornalista e professor da UFMA.

Clique para ouvir alguns sambas aquiaqui e mais aqui

Clique mais aquiaqui e aqui também para ouvir outros sambas.

Clique aqui para ouvir a Tarumã FM.


Em tempos de desinformação, o Blog do Jailson Mendes reforça o compromisso com o jornalismo profissional, comunitário e de qualidade. Nossa página produz diariamente informações na Baixada Maranhense de forma responsável e que você pode confiar.

Uma resposta para “Rádio comunitária de Penalva grava e armazena sambas imortais das brincadeiras de ruas dos carnavais das décadas de 1950 a 1980”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *