Irmãos e filhos de pescadores da zona rural de São João Batista passam em primeiro e segundo lugar para Engenharia Agronômica no IFMA

O povoado Sarnambi, uma das comunidades mais pobres da zona rural do município de São João Batista, na Baixada Maranhense, vai ganhar dois Engenheiros Agrônomos e formados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Dois irmãos do povoado e filhos de pescadores passaram em primeiro e segundo lugar para o curso superior, pelo Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação.

Irmãos do Sarnambi passaram em 1º e 2º lugar no IFMA

Os novos universitários são Gustavo Pinheiro Pereira, de 18 anos e aprovado em segundo lugar na cota para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; e seu irmão, Gabriel Pinheiro Pereira, de 20 anos e aprovado em primeiro lugar para cotas para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Os dois são filhos dos pescadores do povoado Sarnambi, José Augusto Santos Pereira, conhecido como Pó, e Ana Ruth Pinheiro Pereira, conhecida como Bil. Eles fizeram o Ensino Fundamental na própria escola da comunidade, a ‘Joaquim Mendes’ e o ensino Médio no Centro de Ensino ‘Deputado José Ribamar Dominice’, ambas escolas públicas da Rede de Ensino da cidade de São João Batista.

Família comemorou a aprovação no IFMA

“Aprendemos desde de criança a ter o amor pelos os estudos, chegávamos até chorar por faltar um dia de aula. Sempre tivemos o incentivo de nossos pais para o estudo, sempre que tinham um tempo livre, nos ajudavam nas atividades de casa e ensinava-nos que sempre deveríamos ser humilde em primeiro lugar. Contando suas histórias de vida e assim criando um objetivo de mudarmos as nossas vidas por meio da educação e assim moldando os nos nossos futuros”, disse Gabriel, em conversa com o Blog do Jailson Mendes.

Ele também conta que seu irmão Gustavo sempre teve o sonho de cursar Agronomia e ele o de Medicina. “Mas devemos agarrar todas as oportunidades que Deus coloca nos nossos caminhos. A nossa escola tinha uma fama horrível dentre as escolas do município. Assim, criamos não uma meta, mais sim um objetivo de mudar essa realidade e quebrando o tabu de que as escolas da zona rural são sempre as que tem menos alunos capazes de entrar em um Ensino Superior”, contou o futuro engenheiro, acrescentando a dificuldade de acessos, estruturas e luta que tiveram para chegar na graduação.


Em tempos de desinformação, o Blog do Jailson Mendes reforça o compromisso com o jornalismo profissional, comunitário e de qualidade. Nossa página produz diariamente informações na Baixada Maranhense de forma responsável e que você pode confiar.

2 respostas para “Irmãos e filhos de pescadores da zona rural de São João Batista passam em primeiro e segundo lugar para Engenharia Agronômica no IFMA”

  1. Sinto um orgulho enorme de ser amigo dessa família. Que pessoas abençoadas. Estou aqui emocionadíssimo. Deus os ilumine

  2. Que Deus abençoe sempre a família🙌e os meninos talentosos, que pela perseverança, concluíram o sonho realizado🙌🙌🙌. Meus amores vcs estão de Parabéns😍fico feliz por vcs. Acredita sempre que com fé🙌🙌alcançaremos nossos objetivos. Parabéns são João Batista🙌🙌por ter jovens talentoso e perseverantes🙌🙌É só Glória🙌🙌

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *