Vereadores denunciam secretária de Saúde de Cajapió que acumula cargo como coordenadora na prefeitura de São João Batista

Os vereadores Chico de Nhozinho e Cláudia Gomes denunciaram, nesta quarta-feira (13), a secretária de Saúde de Cajapió, Wend Jéssica Moreira Souza, que também trabalha na Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista. De acordo com os parlamentares, os serviços que ela faz nas duas cidades seriam incompatíveis e prometeram levar o caso ao Ministério Público.

Vereadores de São João Batista denunciaram secretária de Cajapió

Wend Jéssica trabalha como secretária de Saúde desde a primeira gestão do prefeito Dr. Marcone em Cajapió, onde exige dedicação diária; e foi nomeada em 2021 em São João Batista, pelo prefeito Mecinho, como coordenadora de Programas de Saúde com 40 horas semanais, de acordo com a folha de pagamento disponível no site da prefeitura.

Apesar de aparecer na folha de pagamento da prefeitura de São João Batista como coordenadora, Wend Jéssica aparece como enfermeira no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, do Ministério da Saúde. De acordo com as denúncias dos parlamentares, ela também aparece como apta a receber o reajuste salarial dos profissionais da Enfermagem, aprovado desde o início do mês pelos vereadores e que até agora os enfermeiros e técnicos esperam ser pagos pela gestão do prefeito Mecinho.

Para a vereadora Claudia Gomes, os horários são incompatíveis com as duas funções. “Essa senhora está cadastrada como funcionária aqui em São João Batista e é secretária de Saúde de Cajapió. Qual o tempo que essa pessoa pode estar aqui, com 40 horas semanais, e em Cajapió? Por isso que temos que ficar atento, se a Saúde está desse jeito, imagine a Educação”, declarou a vereadora, informando que pedirá investigação por parte do Ministério Público.

A preocupação foi compartilhada pelo vereador Chico de Nhozinho, que criticou a falta de ambulância no Hospital Municipal e criticou as irregularidades na folha de pagamento da Secretaria Municipal de Saúde. “Estou indignado com o sofrimento de nosso povo, onde o prefeito sai da cidade e não deixa ninguém responsável e até ambulâncias faltam na unidade de saúde. E agora mais recentemente, descobrir que a secretária de Saúde de Cajapió trabalha aqui e ainda vai receber o reajuste dos enfermeiros”, completou.

Outro lado

Procurada pelo blog, Wend Jéssica se limitou a dizer que, se os vereadores quiserem, eles podem visita-la o dia que ela estiver em Cajapió ou quando ela estiver trabalhando em São João Batista. O secretário de Saúde Domingos Câmara, por sua vez, disse que ela é enfermeira de profissão e que Wend Jessica trabalha todas as quintas e sextas-feiras como coordenadora da Vigilância Epidemiológica. Ele também acrescentou que está consultando a Assessoria Jurídica da prefeitura e que se for constatada alguma irregularidade, ela será exonerada.

Outras denúncias

Além disso, os vereadores Cláudia Gomes, Chico de Nhozinho, Issac e Renato Machado também denunciaram a omissão da prefeitura em não construir a ponte do povoado Cruzeiro, a falta de merendas nas escolas da rede pública e problemas nas áreas de Saúde, Infraestrutura, Educação e outros setores.

Renato Machado apresentou um pedido de CPI para investigar recursos da Educação, mas até o momento só ele, Cláudia Gomes e Issac assinaram. Um requerimento do vereador Chico de Nhozinho, pedindo a nota fiscal do contrato de R$ 744 mil para a alimentação escolar com uma empresa de Peri Mirim e informações sobre o responsável pelo Portal da Transparência da prefeitura. Os dois pedidos foram aprovados.

Um requerimento da vereadora Cláudia Gomes, pedindo a lista de todos os enfermeiros, auxiliares, técnicos e parteiras vinculados à Secretaria de Saúde, foi reprovado pela maioria dos vereadores presentes, como Tales Pinheiro, Tonho Dominici, Ivonaldo, Jorge e Simião. Os vereadores Louro, Claudia Gomes, Renato e Issac votaram a favor, mas foram derrotados. A solicitação veio após a destinação de R$ 400 mil para pagamento do Piso da Enfermagem.


Em tempos de desinformação, o Blog do Jailson Mendes reforça o compromisso com o jornalismo profissional, comunitário e de qualidade. Nossa página produz diariamente informações na Baixada Maranhense de forma responsável e que você pode confiar.

14 respostas para “Vereadores denunciam secretária de Saúde de Cajapió que acumula cargo como coordenadora na prefeitura de São João Batista”

  1. Eu não sei a implicação jurídica do caso, mas Jéssica é capaz sim de exercer as duas funções, se é que isso seja verdade. Além disso, está mais que provado a sua reputação ilibada que a fez chegar onde ela chegou. No mais, creio que há demandas mais importantes nas quais tais vereadores deveriam estar envolvidos ao invés de ficar fiscalizando quem trabalha de verdade.

  2. Jessica é uma ótima profissional, inteligente, responsável, preocupada com a saúde de São João Batista, ela organiza a vacinação, sempre cobrando os profissionais para fazer o melhor para a população; ela é super capaz de fazer o trabalho dela! Orgulho dessa mulher 🫡
    Ela trabalha muito mais do que esses vereadores de meia tigela que estão implicando com isso.
    Vão procurar fazer o trabalho de vocês e parem de ta procurando o que vocês não vão encontrar.

  3. A questão não é capacidade “amigo” é viabilidade. A menos que ela seja onipresente para “tá” em dois lugares ao mesmo tempo. Os questionamentos levantados pela vereadora tendo uma pingo de conhecimento em interpretação textual foi esse. De que, ela não tem como exercer os dois cargos ao mesmo tempo.

  4. Tem vereador que é porteiro, enfermeiro, motorista… E pode ser vereador ao mesmo tempo. Engraçado que eles podem, mas uma pessoa que é coordenadora que trabalha dia e noite, sábado, domingo e feriado atendendo as demandas da saúde do município não pode.

  5. A pior gestão que São João Batista já teve pq só fogem q estão trabalhando. Se realmente os vereadores exercem seus papéis agente ia vê o tanto de coisas errada tem nessa administração. Acham q podem tudo. Só arrogância e prepotência começando pelos da casa do prefeito

  6. O prefeito iniciou o ano sem contratar vários profissionais de saúde ( medicos e enfermeiros) prejudicando muito a população. Faça esta denúncia chegar ao ministério público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *